sábado, 1 de outubro de 2016

Quiz 11: MAT. 3ª Série (Ens. Médio)

Quiz 11: MATEMÁTICA 3ª Série (Ens. Médio)
Quiz 11: MATEMÁTICA 3ª Série (Ens. Médio)

01
(ENEM 2012).

    Um biólogo mediu a altura de cinco árvores distintas e representou-as em uma mesma malha quadriculada, utilizando escalas diferentes, conforme indicações na figura a seguir.

Qual é a árvore que apresenta a maior altura real?

A
B
C
D
E

Transformando todos para a escala 1:100. Logo, I) 1:100, II) 1:50, III) 1:150, IV) 1:300 e V) 1:150.


02
(SAEPE).

    Observe no desenho abaixo a representação geométrica da reta y = mx + n.

Quais são os sinais dos coeficientes m e n dessa reta?

A
B
C
D
E

m : coeficiente angular = positivo e n: coeficiente linear = positivo.


03
(SEAPE).

    No plano cartesiano abaixo, a reta r tem equação y = mx + n e a reta s tem equação y = px + q.

De acordo com essa representação,

A
B
C
D
E

coeficiente angular da reta "r": positivo, ou seja, m > 0.

coeficiente angular da reta "s": negativo, ou seja, p < 0.


04
(SAEPE).

    Letícia costuma caminhar em volta de uma praça formada por uma região retangular e um semicírculo. O contorno dessa praça está representado no desenho abaixo.

Considere π ≈ 3,14

Qual é a distância aproximada que Letícia percorre ao dar uma volta completa ao redor dessa praça?

A
B
C
D
E

Distância: = 10 + 15 + πr + 15 + 10 + 70

Distância: = 120 + 3,14 ∙ 20

Distância: = 120 + 62,8 = 182,8 m


05
(SAEPE).

    Observe a reta numérica abaixo. Essa reta está dividida em segmentos de mesma medida.

O ponto que melhor representa o número [tex] -{\sqrt{7}} [tex] nessa reta é

A
B
C
D
E


06
(APA Crede – CE).

    A tabela abaixo mostra o números de peças produzido em uma fabrica em função do número de trabalhadores:

A expressão que relaciona o número de peças produzidas (N) em função do número de funcionários (n) será:

A
B
C
D
E


07
(PROEB).

    O treinador passou um programa de exercícios físicos para Mônica. Ele pediu a ela que fizesse 20 minutos de exercícios no 1º dia e que acrescentasse 10 minutos nos dias subseqüentes, até que atingisse 100 minutos por dia. Mônica cumpriu corretamente o seu programa.

Ao final de quantos dias Mônica atingiu os 100 minutos diários? (Dado: [tex] a_n = a_1 + (n - 1)r [tex] )

A
B
C
D
E

[tex] a_n = a_1 + (n - 1).r [tex]

[tex] 100 = 20 + (n - 1) . 10 [tex]

[tex] 100 = 20 + 10n - 10 [tex]

[tex] n = 9 [tex]


08
(SPAECE).

    Sobre o gráfico da função f(x) representada abaixo é correto afirmar que:

A
B
C
D
E

Quando x = 0, o gráfico intercepta o eixo y em 4. Logo, f(x) = 4 para x = 0.


09
(SAEPE).

    Veja o gráfico abaixo da função f: R → R*+, com a R.

Esse gráfico representa a função

A
B
C
D
E

Função exponencial crescente.


10
(UEG 2012).

    Uma plantinha foi levada para um laboratório de botânica para que seu crescimento fosse estudado. Esse crescimento foi então modelado pela função [tex] n(t) = 1 + 2^t [tex], em que t é dado em dias e n(t), em cm. Ao final do último dia observação, que a plantinha atingiu a altura de 65 cm.

A quantidade de dias em que ela ficou em observação foi:

A
B
C
D
E

[tex] n(t) = 1 + 2^t [tex]

[tex] 65 = 1 + 2^t [tex]

[tex] 64 = 2^t [tex]

[tex] 2^6 = 2^t [tex]

[tex] Logo,\ t = 6 [tex]


11
(SEDUCE-GO). Observe o sistema a seguir:

Das alternativas a seguir a que representa a solução correta do sistema é

A
B
C
D
E


12
(Supletivo 2010).

    Uma professora perguntou aos seus alunos: “Em média, quantas horas por dia você utiliza a internet?”. As respostas dos alunos estão representadas no gráfico abaixo.

Quantos alunos responderam a essa pergunta?

A
B
C
D
E





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