sábado, 15 de outubro de 2016

Quiz 19: MAT. 3ª Série (Ens. Médio)

Quiz 19: MATEMÁTICA - 3ª Série - Ensino Médio
Quiz 19: MATEMÁTICA - 3ª Série - Ensino Médio

01
(SAERO).

Um poste de 4 m de altura é sustentado por um cabo de 5 m de comprimento. Um pássaro pousou no ponto P, situado a 3 m do ponto A, conforme mostra a figura abaixo.


A que altura do solo o pássaro pousou?

A
B
C
D
E

Observe a figura a seguir:


Calcular o comprimento y utilizando semelhança de triângulos ([tex]ΔABC \sim ΔPDB [tex]).

    [tex] \frac{\overline{AB}}{\overline{PB}} = \frac{\overline{BC}}{\overline{BD}} [tex]

    [tex] \frac{5}{2} = \frac{4}{y} [tex]

    [tex] 5y = 2 \cdot 4 [tex]

    [tex] 5y = 8 [tex]

    [tex] y = \frac{8}{5} [tex]

    [tex] y = 1,6 [tex]

Agora, encontrar a que altura do solo o pássaro pousou, ou seja, o segmento de reta [tex]\overline{DC} [tex].

    [tex] \overline{BC} = \overline{DC} + \overline{DB} [tex]

    [tex] 4 = x + y [tex]

    [tex] 4 = x + 1,6 [tex]

    [tex] 4 - 1,6 = x [tex]

    [tex] x = 2,4\ metros [tex]

Portanto, alternativa "C".


02
(Telecurso 2000).

Se duas retas são paralelas, seus coeficientes angulares são iguais. Considere a reta r que passa pelo ponto (1, 5) e é paralela à reta s, cuja equação é [tex] y = 3x + 1 [tex].

A equação da reta r é

A
B
C
D
E

Como as retas r e s são paralelas, então, elas tem o mesmo coeficiente angular (m). Como a reta "s" tem equação [tex] y = 3x + 1 [tex]. Então, [tex] m_{(r)} = m_{(s)} = 3[tex].

Agora, encontrar a equação da reta r que passa pelo ponto (1, 5) e tem coeficiente angular (m = 3).

    [tex] m = \frac{Δy}{Δx} [tex]

    [tex] 3 = \frac{y\ -\ 5}{x\ -\ 1} [tex]

    [tex] y\ -\ 5 = 3 (x\ -\ 1) [tex]

    [tex] y\ -\ 5 = 3x\ -\ 3 [tex]

    [tex] y = 3x\ -\ 3 + 5 [tex]

    [tex] y = 3x + 2 [tex]

Portanto, alternativa "C".


03
(Supletivo – MG).

Observe a circunferência de centro (0, 0) representada no plano cartesiano abaixo.


A equação dessa circunferência é

A
B
C
D
E

A equação reduzida de uma circunferência é dado por [tex] (x\ -\ a)^{2} + (y\ -\ b)^{2} = r^{2} [tex], sendo (a, b), o centro e R, o raio.

Sendo assim, temos uma circunferência de centro (0, 0) e raio r = 5. Logo:

    [tex] (x\ -\ a)^{2} + (y\ -\ b)^{2} = r^{2} [tex]

    [tex] (x\ -\ 0)^{2} + (y\ -\ 0)^{2} = 5^{2} [tex]

    [tex] x^{2} + y^{2} = 25 [tex]

Portanto, alternativa "D".


04
(SADEAM – AM).

Rita tem um porta-lápis na forma de prisma regular hexagonal, em que a aresta da base mede 5 cm e a aresta lateral mede 10 cm.

Quantos centímetros quadrados de cortiça Rita precisará para revestir as faces laterais desse porta-lápis?

A
B
C
D
E

Como o prisma regular hexagonal é composto por 6 retângulos em sua face lateral, como mostra a figura seguir.


Dessa forma, temos:

    [tex] Área_{(Lateral)} = 6 × Área_{(retângulo)} [tex]

    [tex] Área_{(Lateral)} = 6 × 5 × 10 [tex]

    [tex] Área_{(Lateral)} = 300\ cm^{2} [tex]

Logo, Rita precisará de 300 cm² de cortiça para revestir as faces laterais desse porta-lápis.

Portanto, alternativa "B".


05
(AVALIE).

João ganhou um presente numa caixa em forma de uma pirâmide reta de base quadrada, com as medidas indicadas na figura abaixo.


Qual é a quantidade de papelão utilizado para confeccionar essa caixa?

A
B
C
D
E

A quantidade de papelão utilizado para confeccionar essa caixa é de:

[tex] Área_{(Total)} = Área_{(BASE)} + Área_{(LATERAL)} [tex]

[tex] Área_{(Total)} = (7 × 7) + (4 × área_{(Triângulo)}) [tex]

[tex] Área_{(Total)} = 49 + (4 × \frac{7 × 15}{2}) [tex]

[tex] Área_{(Total)} = 49 + (4 × \frac{105}{2}) [tex]

[tex] Área_{(Total)} = 49 + (4 × 52,5) [tex]

[tex] Área_{(Total)} = 49 + 210 [tex]

[tex] Área_{(Total)} = 259\ cm^{2} [tex]

Portanto, alternativa "D".


06
(SAEPE).

João comprou uma bicicleta por R$ 520,00 e a vendeu por R$ 400,00.

Qual foi, aproximadamente, a porcentagem de desvalorização na venda dessa bicicleta em relação ao preço de compra?

A
B
C
D
E

Como João comprou a bicicleta por R$ 520 e vendeu por R$ 400,00. Então, a desvalorização com essa venda foi de R$ 120,00. Então, esse valor percentual é de:

    [tex] R \$\ 520 ---- 100 \%\ [tex]

    [tex] R \$\ 120 ---- x [tex]

    [tex] 520x = 120 × 100 [tex]

    [tex] x = \frac{12\ 000}{520} [tex]

    [tex] x \cong 23,07 \% [tex]

Portanto, alternativa "A".


07
(APA – Crede-CE).

No início do dia, às 6:00 da manhã, o nível da caixa de água da cidade era de 15,0 m de altura. À medida que o tempo foi passando, o nível da água foi baixando na caixa, conforme registrado na tabela:

Hora do dia 6:007:008:009:0010:00
Nível da
água (m)
15,012,510,07,55,0

Se chamarmos as horas do dia de H e o nível da água na caixa de N, qual é a equação matemática que poderemos escrever para relacionar H e N?

A
B
C
D
E

Efetuando algumas substituições (valores de entrada) e verificar a validade (valores de saída):

Por exemplo, (10; 5), ou seja, H = 10 e N = 5.

A) [tex] N = 2,5H + 2,5 [tex]

   [tex] N = 2,5 \cdot 10 + 2,5 [tex]

  [tex] N = 25 + 2,5 = 27,5 ≠ 5 [tex]  (Falso)

B) [tex] N = 2,5H\ -\ 2,5 [tex]

  [tex] N = 2,5 \cdot 10\ -\ 2,5 [tex]

  [tex] N = 25\ -\ 2,5 = 22,5 ≠ 5 [tex]  (Falso)

C) [tex] N =\ –\ 2,5H + 30 [tex]

  [tex] N =\ -2,5 \cdot 10 + 30 [tex]

  [tex] N = -25 + 30 = 5 [tex]  (Verdadeiro)

D) [tex] N =\ –\ 2,5H\ –\ 2,5 [tex]

  [tex] N =\ -\ 2,5 \cdot 10\ -\ 2,5 [tex]

  [tex] N =\ -\ 25\ -\ 2,5 =\ -\ 27,5 ≠ 5 [tex]  (Falso)

E) [tex] N =\ –\ 2,5H + 25 [tex]

  [tex] N =\ -2,5 \cdot 10 + 25 [tex]

  [tex] N =\ -\ 25 + 25 = 0 ≠ 5 [tex]  (Falso)

Portanto, opção "C".


08
(BPW - adaptado).

Observe a reta de equação [tex] y = mx + n[tex] desenhada no plano cartesiano abaixo.


Quais são os valores dos coeficientes m e n dessa reta?

A
B
C
D
E

De acordo com o gráfico temos uma reta decrescente.Logo, o coeficiente angular é negativo ([tex]m < 0[tex]). E, a reta intercepta o eixo y no ponto (0, 1), logo, o coeficiente linear é 1 ([tex]n = 1 > 0[tex]).

Portanto, opção "D".


09
(APA – Crede).

Observe o gráfico abaixo.


A função apresenta ponto de

A
B
C
D
E

Como a função quadrática tem gráfico com concavidade voltada para cima ([tex]a > 0[tex]). Então, ela tem ponto de mínimo em (5, 0).


Portanto, opção "D".


10
(Seduc - GO).

Em pesquisa realizada, constatou-se que a população (P) de determinada bactéria cresce segundo a expressão [tex]P(t) = 25 \cdot 2^{t}[tex], em que t representa o tempo em horas.

Para atingir uma população de 400 bactérias, será necessário um tempo de:

A
B
C
D
E

O tempo necessário para que a populaçaõ atinja 400 bactérias é de:

    [tex]P(t) = 25 \cdot 2^{t}[tex]

    [tex]400 = 25 \cdot 2^{t}[tex]

    [tex]\frac{400}{25} = 2^{t}[tex]

    [tex]16 = 2^{t}[tex]

    [tex] 2^{4} = 2^{t}[tex]

Em uma igualdade de potências devemos ter as bases e expoentes iguais. Logo:

    [tex] t = 4\ horas[tex]

Portanto, opção "A".


11
(AREAL).

A bandeira representada abaixo possui quatro listras e cada uma delas deve ser pintada de uma só cor.


Dispondo das cores azul, amarela, vermelha, verde, rosa, lilás e cinza, de quantas maneiras essa bandeira pode ser pintada de forma que duas listras nunca tenham cores iguais e a listra superior seja sempre azul?

A
B
C
D
E

Observe a figura a seguir:


Agora, pelo princípio multiplicativo, temos:

    [tex] = 1 × 6 × 5 × 4 [tex]

    [tex] = 120\ maneiras [tex]

Portanto, opção "C".


12
(SARESP).

O quadro abaixo mostra a quantidade de algodão colhida por três irmãos durante o mês de agosto.

Algodão (kg)
Júlia7,52
Flávio5,4
João5,25

Qual é a diferença entre a maior e a menor quantidade de algodão colhida?

A
B
C
D
E

A diferença entre a maior e a menor quantidade de algodão colhida é:

    [tex] = 7,52\ -\ 5,25 [tex]

    [tex] = 2,27\ kg [tex]

Portanto, opção "B".






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