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sábado, 1 de outubro de 2016

Quiz 12: MAT. 3ª Série (Ens. Médio)

Quiz 12: MATEMÁTICA - 3ª Série (Ens. Médio)
Quiz 12: MATEMÁTICA 3ª Série (Ens. Médio)

1. (Seduc-SP). Observe a figura.

O homem tem 1,80 m de altura e sua sombra mede 2 m. Se a sombra da árvore mede 5 m, a altura da árvore, em metros, é

Por semelhança de triângulos, temos:

1,8/2 = 5/x → x = 9/2 = 4,5 metros.


2. (SPAECE). Em uma aula de Geometria, a professora Flávia desenhou no quadro o sólido abaixo.

Quantos vértices e faces, respectivamente, tem esse sólido?


3. (PAEBES). No plano cartesiano abaixo, foram representados três pontos.

As coordenadas dos pontos P, Q, e R, nessa ordem, são


4. (SAEPE). Qual é a medida da área de um triângulo equilátero cujo lado mede 2√2 cm?

Dado: área do triângulo equilátero: A = (L²∙√3)/4.

A = [(2√2)² ∙ √3]/4 = (8 ∙ √3)/4 = 2√3 cm³


5. (SPAECE). Uma jarra de suco está com 3/5 da sua capacidade total que é de 750 ml. Quantos ml de suco há na jarra?

(3/5) ∙ 750   →   (750 ∙ 3)/5 = 2250/5 = 450 ml.


6. (SAEPE). A medida da área de um quadrilátero pode ser calculada através da função M(x) = –x² + 40x, em que x representa a medida de um dos lados desse quadrilátero e M(x) representa a área.

Qual será a medida máxima da área desse quadrilátero?

Δ = b² - 4ac = 1600. O valor máximo é:

Vmax = -Δ/4a = -1600/(-4) = 400


7. (APA – Crede-CE). João e Pedro foram a um restaurante almoçar e a conta deles foi de R$ 36,00. A despesa de Pedro foi o triplo do valor de seu companheiro. Quanto foi a despesa de João?

João = J e Pedro = P.

J + P = 36 e P = 3J. Logo,

J + 3J = 36  →  4J = 36  →  J = 36/4 = 9


8. (8ª OBMEP). Dois carros A e B partem de Quixabuba, ao mesmo tempo, pela estrada que vai para Pirajuba. No gráfico a seguir, a linha contínua e a linha pontilhada representam, respectivamente, a distância de A e B a Quixajuba, ao longo da estrada, em função do tempo.

Qual dos gráficos representa a distância entre os dois carros, ao longo da estrada, em função do tempo?


9. (SEDUCE-GO). Dada a função polinomial do 1º grau f(x) = 3x/2 + 6. Identifique o gráfico que expressa tal relação.

Esse gráfico representa a função

Coeficiente angular positivo (função crescente) e coeficiente linear (y) é igual a 6. Logo, o gráfico que atende a situação é a alternativa D.


10. (Avaliação Paraíba). As raízes do polinômio P(x) = (x + 1)(x – 2)(x + 3) são

As raízes são:

x + 1 = 0   →   x = -1

x - 2 = 0  →  x = 2

x + 3 = 0  →   x = - 3


11. (SAEPE). Observe abaixo a lei de formação de uma função exponencial f: R → R*+.

     f(x) = 2^x

Considere a função f^(-1)(x) = g(x) como sendo a inversa da função f dada.

Qual é a lei de formação da função inversa f^(-1)(x) = g(x).

Aplicando a definição de logarítmico, temos:

f(x) = 2^x → x = 2^y → log(2)x = y


12. (PAEBES). Juliana possui 3 sandálias marrons, 5 sandálias pretas, 3 bolsas marrons, 2 bolsas brancas e 1 cinto marrom.

Ela está usando um acessório marrom, qual é a probabilidade de que seja uma sandália?

Probabilidade = (sandália marrom)/( acessório marrom) = 3/7 .





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