(SPAECE).
O desenho abaixo representa a planta baixa de um quarteirão de um bairro. Os pontos S, F e P representam, respectivamente, a localização do supermercado, da farmácia e da padaria nesse quarteirão.
/img1_quiz15_Mat_3serie_EM.png )
Qual é a distância em linha reta entre a padaria e a farmácia representadas nessa planta?
Aplicando o Teorema de Pitágoras, obtemos:
a^{2} = b^{2} + c^{2}
(\overline{PF})^{2} = 10^{2} + 14^{2}
(\overline{PF})^{2} = 100 + 196
(\overline{PF}) = \sqrt{296}
(\overline{PF}) = \sqrt{2 \cdot 2^{2} \cdot 37}
(\overline{PF}) = 2 \sqrt{2 \cdot 37}
(\overline{PF}) = 2 \sqrt{74}\ km
Portanto, alternativa "D".
(Saresp).
Um pedreiro utiliza uma escada de 2 metros para realizar obras em casas e apartamentos.
No manual de segurança, está escrito que a escada deve fazer com o chão um ângulo de cerca de 60º, para evitar derrapagens.
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Sabendo que o cos\ 60° = \frac{1}{2} = 0,5, o pedreiro calculou que deve apoiar o pé da escada a uma distância da parede de
Aplicando o cosseno, obtemos:
cos\ 60° = \frac{cateto\ adjacente}{hipotenusa}
0,5 = \frac{x}{2}
x = 0,5 \cdot 2
x = 1\ m
Portanto, alternativa "B".
(SADEAM).
Uma função do 1º grau tem coeficiente linear 3 e a reta que a representa passa pelo ponto (2, – 1).
A expressão algébrica que representa essa função é
Se a função tem coeficiente linear 3, isso significa que passa pelo ponto (0, 3).
Agora, calcular o coeficiente angular:
Cálculo do coeficiente angular (m), dados os pontos (2, –1) e (0, 3):
m = \frac{Δy}{Δx}
m = \frac{-1\ -\ 3}{2\ -\ 0}
m = \frac{- 4}{2} = - 2
Então, agora encontrar a equação da reta que passa no ponto (2, –1) e coeficiente angular m = –2.
m = \frac{Δy}{Δx}
-2 = \frac{y\ -\ (-1)}{x\ -\ 2}
-2(x - 2) = y + 1
-2x + 4 = y + 1
-2x + 4 - 1 = y
-2x + 3 = y
ou
y = -2x + 3
Portanto, alternativa "C".
(SAEPE).
Mário fará uma cerca com três fios de arame em torno do terreno que comprou. A figura abaixo mostra o formato desse terreno.
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A quantidade mínima de arame necessária para construir essa cerca é
O perímetro é o comprimento da linha ou do contorno de uma determinada figura (polígono). Ou ainda, é a soma das medidas dos lados de um polígono.
Sendo assim, temos:
P = 20 + 14 + (20 - 12) + 13 + (14 - 5)
P = 34 + 8 + 13 + 9
P = 64\ m
Como Mário colocará três fios de arame em torno do terreno. Logo:
P = 3 × 64\ m
P = 192\ m
Portanto, alternativa "C".
(Telecurso 2000).
Bruna desenhou dois triângulos em uma malha quadriculada, como mostra a figura.
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Sabe-se que cada lado do quadrado dessa malha mede 2 cm, conforme a figura.
Dessa forma, os triângulos desenhados por Bruna possuem área total, em cm², de
Vamos decompor a figura original em dois triângulos, como mostra a figura a seguir:
/img5_quiz15_Mat_3serie_EM.png )
Dessa forma, a área da figura original é dada por:
A_{(Original)} = A_{(Δ\ marrom)} + A_{(Δ\ azul)}
A_{(Original)} = \frac{b\ \cdot\ h}{2} + \frac{b\ \cdot\ h}{2}
A_{(Original)} = \frac{8\ \cdot\ 3}{2} + \frac{8\ \cdot\ 3}{2}
A_{(Original)} = 12 + 12
A_{(Original)} = 24\ quadradinhos
Como o lado de cada quadradinho vale 2 cm. Então, a área de um quadrinho é dado por: (2 × 2 = 4\ cm^{²}). Logo:
A_{(Original)} = 24 × 4\ cm^{2}
A_{(Original)} = 96\ cm^{2}
Portanto, alternativa "D".
(SAEPE).
Ana tinha um salário de R$ 800,00. No mês de janeiro, esse salário sofreu um aumento de 10%. Esse valor manteve-se até julho, quando seu salário sofreu outro aumento de 5%.
Qual é o novo salário de Ana após esses dois aumentos?
Para o 1° aumento, temos: 100 \%\ + 10 \%\ = 110 \%\ .
Logo: 110 \%\ = \frac{110}{100} = 1,1.
R \$\ 800 × 1,1 = R \$\ 880,00
Agora, para o 2° aumento, temos: 100 \%\ + 5 \%\ = 105 \%\ .
Logo: 105 \%\ = \frac{105}{100} = 1,05.
R \$\ 880 × 1,05 = R \$\ 924,00
Portanto, alternativa "A".
(BPW).
Para alugar um carro, uma locadora cobra uma taxa básica fixa acrescida de uma taxa que varia de acordo com o número de quilômetros rodados. A tabela abaixo mostra o custo (C) do aluguel, em reais, em função do número de quilômetros rodados (q).
Quilômetros rodados (q) | Custo (C) |
---|---|
10 | 55 |
20 | 60 |
30 | 65 |
40 | 70 |
Entre as equações abaixo, a que melhor representa esse custo é:
Efetuando algumas substituições (valores de entrada) e verificar a validade (valores de saída):
Por exemplo: (40, 70), ou seja, q = 40 e C = 70.
A) C = 5q + 5
C = 5 \cdot 40 + 5 = 200 + 5 = 205 (Falso)
B) C = 4q + 15
C = 4 \cdot 40 + 15 = 160 + 15 = 175 (Falso)
C) C = q + 45
C = 40 + 45 = 85 (Falso)
D) C = \frac{q}{2} + 50
C = \frac{40}{2} + 50 = 20 + 50 = 70 (Verdadeiro)
E) C = \frac{q}{10} + 55
C = \frac{40}{10} + 55 = 4 + 55 = 59 (Falso)
Portanto, alternativa "D".
(Telecurso 2000).
Carla tem o hábito de anotar a quantia que consegue economizar a cada mês. Ao conferir as anotações dos quatro últimos meses, ela percebeu que os valores 30, 60, 120, 240 formavam uma progressão geométrica.
Se necessário, utilize: a_{n} = a_{1} \cdot q^{n-1}.
Mantendo esse ritmo, a quantia, em reais, que Carla guardará no sétimo mês será de
Resolução I:
Observe que é uma P.G de razão 2. Logo:
30, 60, 120, 240, a_{5}, a_{6}, a_{7}.
Portanto:
a_{5} = 240 × 2 = 480.
a_{6} = 480 × 2 = 960.
a_{7} = 960 × 2 = 1\ 920.
Resolução II:
Dados: a_{7} = ?, a_{1} = 30, q = 2, n = 7
Agora, substituindo na fórmula: a_{n} = a_{1} \cdot q^{n-1}
a_{n} = a_{1} \cdot q^{n-1}
a_{7} = 30 \cdot 2^{7-1}
a_{7} = 30 \cdot 2^{6}
a_{7} = 30 \cdot 64
a_{7} = 1\ 920
Portanto, alternativa "B".
(BPW-adaptado).
Devido ao desgaste e ao envelhecimento, os bens que constituem o ativo de uma empresa estão sujeitos a desvalorizações. Por exemplo, se uma máquina foi comprada por R$ 20.000,00 e após 5 anos foi vendida por R$ 7.500,00, esta, teve uma depreciação de R$ 12.500,00.
O gráfico abaixo representa esta situação.
A expressão algébrica que representa a função esboçada é:
O coeficiente linear é 20 000 (n = 20 000), pois o valor que a reta intercepta o eixo y. Agora, calculando o coeficiente angular (descrescente: m < 0) da função, sendo que, a reta intercepta os pontos (0, 20 000) e (5, 7 500).
m = \frac{Δy}{Δx} = \frac{20\ 000\ -\ 7\ 500}{0\ -\ 5} = \frac{12\ 500}{-5} = -2\ 500
Sendo assim, y = mx + n \Longrightarrow y = -2\ 500x + 20\ 000
Portanto, opção B.
(PAEBES).
Observe abaixo o gráfico de uma função trigonométrica f.
/img6_quiz15_Mat_3serie_EM.png )
Qual é a lei de formação da função representada nesse gráfico?
Observe os valores da função seno para o intervalo [0, 2π].
ângulo | 0° | 90° | 180° | 270° | 360° |
---|---|---|---|---|---|
Radiano | 0 | \frac{\pi}{2} | \pi | \frac{3\pi}{2} | 2\pi |
sen\ (x) | 0 | +1 | 0 | -1 | 0 |
sen\ (x) + 1 | 1 | +2 | 1 | 0 | 1 |
Portanto, o gráfico da função f(x) = sen(x) + 1 de domínio [0, 2π] será transladado uma unidade (1) para cima em relação a função g(x) = sen(x).
/D30EM02.png )
Portanto, opção C.
(Saresp).
Rafael conheceu Mariana numa festa e foi amor à primeira vista! Pediu seu telefone e anotou num papelzinho, que guardou no bolso. Mas, na volta para casa, tomou uma chuva terrível e o resultado foi que o papelzinho ficou borrado e tornou ilegíveis dois dígitos do telefone de Mariana:
/img7_quiz15_Mat_3serie_EM.png )
O número máximo de tentativas que Rafael terá de fazer para acertar o telefone da Mariana é
Para cada dígito, pode-se fazer as seguintes tentantivas: 0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8 e 9. Ou seja, 10 possibilidades.
Sendo assim, com são 2 digitos. Logo:
10 × 10 = 100\ tentativas
Portanto, opção C.
(ENEM 1998).
Uma pesquisa de opinião foi realizada para avaliar os níveis de audiência de alguns canais de televisão, entre 20h e 21h, durante uma determinada noite.
Os resultados obtidos estão representados no gráfico de barras a seguir:
O número de residências atingidas nessa pesquisa foi aproximadamente de:
Pela leitura do gráfico, o número de residências atingidas nessa pesquisa foi aproximadamente:
= 35 + 28 + 20 + 100 + 15 = 198
Portanto, opção "D".
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