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domingo, 30 de outubro de 2016

Quiz 23: MAT. 3ª Série (Ens. Médio)

Quiz 23: MATEMÁTICA - 3ª Série - Ensino Médio
Quiz 23: MATEMÁTICA - 3ª Série - Ensino Médio

01
(Seduc - GO).

Carlos representou uma reta no plano cartesiano conforme a figura a seguir.


A equação dessa reta é igual a

A
B
C
D
E

Primeiro vamos encontrar o coeficiente angular (m) da reta. Logo:

    m = \frac{∆y}{∆x} = tg\ α

    m = tg\ α = tg\ 45º = 1

E o coeficiente linear (n) é o valor que a reta intercepta o eixo y. Logo, n = 2.

Sendo assim, a equação da reta é:

    y = mx + n

    y = 1 \cdot x + 2

    y = x + 2

Portanto, alternativa "A".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


02
(Seduc - GO).

Os estudantes verificaram que, numa determinada região do Estado de Goiás, às 18 horas, o termômetro registrava 25º; às 20 horas, esse termômetro registrava 17º. A taxa média de redução da temperatura é representada pela declividade da reta a seguir.


Ao considerar essas informações, a declividade dessa reta representada é igual a

A
B
C
D
E

Cálculo da declividade:

    m = \frac{∆y}{∆x}

    m = \frac{y_{(1)}\ -\ y_{(2)}}{x_{(1)}\ -\ x_{(2)}}

    m = \frac{25\ -\ 17}{18\ -\ 20} = \frac{8}{-2} = - 4

Portanto, alternativa "B".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


03
(Seduc - GO).

Observe a equação da reta a seguir.

2y + \frac{x}{2} = 0

Sobre essa reta pode-se afirmar que

A
B
C
D
E

Cálculo do coeficiente angular (m) da reta 2y + \frac{x}{2} = 0 :

    2y + \frac{x}{2} = 0

    2y = - \frac{x}{2}

    y = - \frac{x}{2\ \cdot\ 2}

    y = - \frac{x}{4} = - \frac{1}{4}x

Logo a equação tem coeficiente angular (m) igual a y = - \frac{1}{4}

Portanto, alternativa "D".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


04
(Seduce - GO).

Um canal do Youtube tem 3 900 acessos às 18 horas.

Considere que os acessos irão aumentar em 600 participantes por hora até a meia noite.

Nessas condições e dado: (a_{n} = a_{1} + (n − 1) \cdot r), à meia noite o número de acessos será de

A
B
C
D
E

Dados:

a_{1} = 3 900

r = 600

n = 24h - 18h = 7

a_{7} = ??

Sendo assim, temos:

    a_{n} = a_{1} + (n − 1) \cdot r

    a_{7} = 3\ 900 + (7 − 1) \cdot 600

    a_{7} = 3\ 900 + 6 \cdot 600

    a_{7} = 3\ 900 + 3\ 600

    a_{67} = 7\ 500

Portanto, alternativa "E".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


05
(Seduc - GO).

O termo que ocupa a posição 𝑛 em uma progressão aritmética (P.A.) de razão 𝑟 é dado pela fórmula a_{n} = a_{1} + (n − 1) \cdot r.

Com o auxílio dessa informação, assinale a opção que apresenta o décimo quarto termo de uma P.A. de razão 3,5; cujo primeiro termo é igual a 17,5.

A
B
C
D
E

Dados:

a_{1} = 17,5

r = 3,5

n = 14

a_{14} =\ ?

Sendo assim, temos:

    a_{n} = a_{1} + (n − 1) \cdot r

    a_{14} = 17,5 + (14 − 1) \cdot 3,5

    a_{14} = 17,5 + 13 \cdot 3,5

    a_{14} = 17,5 + 45,5

    a_{14} = 63

Portanto, alternativa "C".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


06
(Seduc - GO).

Carlos foi à feira e observou que um saco de cenoura com 1,5 kg custava 3,75.

O quilo dessa cenoura valia

A
B
C
D
E

Como o saco de 1,5 kg de cenoura custava R$ 3,75. Logo, o 1 kg custará:

    1,5\ kg\ ----\ R \$\ 3,75

    1,0\ kg\ ----\ x

    1,5x = 3,75

    x = \frac{3,75}{1,5}

    x = R \$\ 2,50

Portanto, alternativa "E".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


07
(Seduc - GO).

Um carro, viajando a uma velocidade média de 80 km/h, faz um determinado percurso em 6 horas.

Na hipótese de esse carro fazer a viagem com uma velocidade média de 100 km/h, o tempo do percurso seria de

A
B
C
D
E

Equacionando o problema temos:

    80\ km/h\ ----\ 6\ horas

    100\ km/h\ ----\ x

Como são grandezas inversamente proporcionais. Logo:

    100\ km/h\ ----\ 6\ horas

    80\ km/h\ ----\ x

    100x = 80 \cdot 6

    x = \frac{480}{100} = 4,8\ horas

Ou seja:

    4\ horas\ e\ 0,8 h

    4\ horas\ e\ 0,8 \cdot 60\ min

    4\ horas\ e\ 48\ min

Portanto, alternativa "C".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


08
(Seduc - GO).

Num hospital, seis enfermeiras, trabalhado 12 horas por dia, atendem 864 pessoas.

Ao considerar essas informações e levando em conta novas contratações ou demissões na enfermagem, pode-se afirmar que, se

A
B
C
D
E

Como no ato de contratar e demitir não afeta a quantidade de horas trabalhas por dia. Logo:

Letra B) contratadas duas novas enfermeiras:

    6\ enfermeiras --- 864\ pessoas

    8\ enfermeiras --- x\ pessoas

    6x = 8 \cdot 864

    x = \frac{6\ 912}{6}

    x = 1/ 152\ pessoas

Portanto, alternativa "B".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


09
(SEDUC - GO).

Um caixa eletrônico disponibiliza cédulas de R$ 20,00 e R$ 50,00. Um cliente sacou neste caixa um total de R$ 980,00, totalizando 25 cédulas. Essa situação está representada pelo gráfico abaixo.

Sabendo que r_{1} representa a reta de equação x + y = 25 e r_{2} a reta de equação 20x + 50y = 980 , onde x representa a quantidade de cédulas de R$ 20,00 e y a quantidade de cédulas de R$ 50,00, a solução do sistema formado pelas equações de r_{1} e r_{2} é o par ordenado:

A
B
C
D
E

Resolvendo o sistema de equações:

    \begin{cases} x + y = 25   ×(-20)\\ 20x + 50y = 980 \end{cases}

    \underline{ \begin{cases} -20x - 20y = -500 \\ 20x + 50y = 980 \end{cases}} +

    30y = 480

    y = \frac{480}{30} = 16

e,

    x + y = 25

    x + 16 = 25

    x = 25 - 16 = 9

Logo, solução (9, 16).

Portanto, alternativa "B".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


10
(SEDUC - GO).

    Em um estacionamento há carros e motos num total de 12 veículos e 40 rodas. Essa situação está representada pelo gráfico abaixo.

Sabendo que “v” representa a reta de equação x + y = 12 e “u” a reta de equação 2x + 4y = 40, onde x representa à quantidade de motos e y a quantidade de carros, a solução do sistema formado pelas equações de “u” e “v” é o par ordenado:

A
B
C
D
E

Resolvendo o sistema de equações:

    \begin{cases} x + y = 12   ×(-2)\\ 2x + 4y = 40 \end{cases}

    \underline{ \begin{cases} -2x - 2y = -24 \\ 2x + 4y = 40 \end{cases}} +

    2y = 16

    y = \frac{16}{2} = 8

e,

    x + y = 12

    x + 8 = 12

    x = 12 - 8 = 4

Logo, solução (4, 8).

Portanto, alternativa "A".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


11
(Seduce - GO).

Observe o sistema de equações e os gráficos de duas retas a seguir.

\begin{cases} -4x + 3y = M \\ 2x + 6y = N \end{cases}


Os valores de M e N para que o gráfico corresponda à solução do sistema são

A
B
C
D
E

Como a solução é o ponto de intersecção entre as retas. Logo, solução (–6, 4). Agora, encontrar os valores de M e N.

    M = -4x + 3y

    M = -4 \cdot (-6) + 3 \cdot (4)

    M = 24 + 12 = +\ 36

e

    N = 2x + 6y

    N = 2 \cdot (-6) + 6 \cdot (4)

    N = -12 + 24 = +\ 12

Portanto, alternativa "D".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)




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