sábado, 15 de outubro de 2016

Quiz 17: MAT. 3ª Série (Ens. Médio)

Quiz 17: MATEMÁTICA - 3ª Série - Ensino Médio
Quiz 17: MATEMÁTICA - 3ª Série - Ensino Médio

01
(Saresp).

Observe o prisma a seguir:

Os números de vértices, faces e arestas de um prisma de base pentagonal são, respectivamente,

A
B
C
D
E

Observe a figura a seguir:

Portanto, alternativa "D".


02
(APA – Crede-CE).

De acordo com as coordenadas abaixo, Marcos partiu do pondo X, andou 20 m para cima, 20 m para direita e 20 m para baixo.


Ao final do trajeto, em que ponto Marcos parou?

A
B
C
D
E

Observe a figura a seguir:


Portanto, alternativa "B".


03
(SAEPE).

Duas retas r e s são concorrentes em um plano cartesiano. As equações dessas retas são, respectivamente, [tex]2x + 3y = 14[tex] e [tex]3x + y = 7[tex].

O ponto de interseção dessas retas é

A
B
C
D
E

Resolvendo o sistema de equações:

    [tex] \begin{cases} 2x + 3y = 14 \\ 3x + y = 7   ×(-3)\end{cases} [tex]

    [tex] \begin{cases} 2x + 3y = 14 \\ \underline{-9x - 3y = -21} \end{cases} + [tex]

    [tex] -7x = -7 [tex]

    [tex] x = \frac{-7}{-7} = 1 [tex]

e,

    [tex] 3 \cdot (1) + y = 7 [tex]

    [tex] 3 + y = 7 [tex]

    [tex] y = 7 - 3 [tex]

    [tex] y = 4 [tex]

Logo, solução (1, 4).

Portanto, alternativa "B".


04
(Seduc - GO).

O perímetro da figura a seguir é igual a 18,64 cm.

Dois dos seus lados tem a mesma medida, porém estão ocultas.


O valor de cada medida oculta dessa figura é

A
B
C
D
E

Sabendo que o perímtro vale 18,64 cm e os dois lados oculto são iguais.Logo:

    [tex] P = 4 + x + x + 2,5 + 3,14 + 3 [tex]

    [tex] 18,64 = 2x + 12,64 [tex]

    [tex] 18,64 - 12,64 = 2x [tex]

    [tex] 6 = 2x [tex]

    [tex] x = \frac{6}{2} [tex]

    [tex] x = 3 [tex]

Portanto, alternativa "B".


05
(SPAECE-CE).

Uma empresa fabricava caixas de papelão com formato de bloco retangular cujas dimensões internas da base eram 4 dm e 8 dm. Visando a economia de matéria-prima, essa empresa modificou essa caixa, mantendo o formato da caixa original e reduzindo apenas a medida da sua altura.

Essa redução na altura resultou em uma nova caixa cuja capacidade de armazenamento é de 64 dm³.

Qual é a medida da altura dessa nova caixa?

A
B
C
D
E

Como as dimensões internas desta caixa são 4 dm e 8 dm e volume é de 64 dm³. Então, a altura desta caixa é:

  [tex] V = comprimento × largura × altura [tex]

  [tex] 64 = 8 × 4 × h [tex]

  [tex] 64 = 32 × h [tex]

  [tex] h = \frac{64}{32} [tex]

  [tex] h = 2\ dm^{3} [tex]

Portanto, alternativa "A".


06
(SAEB).

O custo de produção de uma pequena empresa é composto por um valor fixo de R$ 1 500,00 mais R$ 10,00 por peça fabricada.

O número x de peças fabricadas quando o custo é de R$ 3 200,00 é

A
B
C
D
E

Como o custo de produção desta empresa é composto por um valor fixo de R$ 1 500,00 mais R$ 10,00 por peça fabricada. Então:

  [tex] Custo = Parte\ fixa + parte\ variavel [tex]

  [tex] C(x) = 1\ 500 + 10 \cdot x [tex]

  [tex] 3\ 200 = 1\ 500 + 10x [tex]

  [tex] 3\ 200 - 1\ 500 = 10x [tex]

  [tex] 1\ 700 = 10x [tex]

  [tex] x = \frac{1\ 700}{10} [tex]

  [tex] x = 170 [tex]

Portanto, alternativa "D".


07
(Entre jovens - Unibanco).

O gráfico abaixo representa uma função definida no intervalo [–3,5].


Essa função é decrescente no intervalo

A
B
C
D
E

Observe a figura a seguir:


A função é decrescente no intervalo [2, 5]

Portanto, alternativa "E".


08
(SAEP-PR).

Observe o polinômio a seguir:

p(x) = (x + 2).(x – 3).(x – 1)

Esse polinônio se anula para

A
B
C
D
E

Para que o polinônio se anule devemos ter [tex]p(x) = 0[tex]. Logo:

   •   [tex] x + 2 = 0  →  x = -2 [tex]

   •   [tex] x\ -\ 3 = 0  →  x = 3 [tex]

   •   [tex] x\ -\ 1 = 0  →  x = 1 [tex]

Portanto, alternativa "C".


09
(SAEPE).

No gráfico abaixo está representada uma função exponencial [tex] f: \mathbb{R} \rightarrow \mathbb{R_{+}^{*}}[tex].


A representação algébrica dessa função é

A
B
C
D
E

Observe que [tex] f(x) [tex] trata-se de uma função exponencial crescente ([tex] base = a = 5 > 1[tex]) e, também (por tentativa):

[tex] f(0) = y = 5^{x} + 1 = 5^{0} + 1 [tex]

    [tex] = 1 + 1 = 2   \Longrightarrow   (0, 2) [tex]

[tex] f(1) = y = 5^{x} + 1 = 5^{1} + 1 [tex]

    [tex] = 5 + 1 = 6   \Longrightarrow   (1, 6)[tex]

Logo, opção A.


10
(SAEPE).

Observe abaixo a lei de formação de uma função exponencial [tex] f: \mathbb{R} \rightarrow \mathbb{R_{+}^{*}}[tex].

[tex] f(x) = 3^{x} [tex]

Considere a função [tex]f^{–1}(x) = g(x)[tex] como sendo a inversa da função f dada.

Qual é a lei de formação da função inversa [tex] f^{–1}(x) = g(x)[tex]

A
B
C
D
E

Cálculo da função inversa [tex]g^{-1}[tex] da função [tex] f(x) = 3^{x}[tex]. Efetuando a troca x e por y e isolar y. Obtemos:

    [tex] y = 3^{x} [tex]

    [tex] x = 3^{y} [tex]

Agora, aplicação a definição de logaritmo: [tex] log_{a}b = x \iff a^{x} = b[tex].

    [tex] y = log_{3}(x) [tex]

    [tex] g^{-1} = log_{3}(x) [tex]

Portanto, opção B.


11
(SAEPE).

Observe o sistema de equações lineares abaixo.

[tex] \begin{cases} 2x + 3y + 4z = 58 \\ 3x - 5y = 14 \\ 2y = 4 \end{cases} [tex]

A solução desse sistema é o terno ordenado

A
B
C
D
E

Resolvendo o sistema de equação:

    [tex] \begin{cases} 2x + 3y + 4z = 58    (I) \\ 3x - 5y = 14    (II) \\ 2y = 4    (III) \end{cases} [tex]


Da equação (III), temos:

    [tex] 2y = 4   \Longrightarrow   y = \frac{4}{2} = 2 [tex]

Da equação (II), temos:

    [tex] 3x - 5y = 14 [tex]

    [tex] 3x - 5 \cdot (2) = 14 [tex]

    [tex] 3x - 10 = 14 [tex]

    [tex] 3x = 14 + 10 [tex]

    [tex] x = \frac{24}{3} = 8 [tex]

Da equação (I), temos:

    [tex] 2x + 3y + 4z = 58 [tex]

    [tex] 2 \cdot 8 + 3 \cdot 2 + 4z = 58 [tex]

    [tex] 16 + 6 + 4z = 58 [tex]

    [tex] 4z = 58 - 16 - 6 [tex]

    [tex] z = \frac{36}{4} = 9 [tex]

Logo, a solução é [tex]S = (8, 2, 9)[tex]

Portanto, opção "A".


Ou

Pode ser por tentativas. Ou seja, substituindo os valores das respostas e verificar a validade.


12
(SAERO).

Na tabela abaixo foi registrada a quantidade de homens e de mulheres que praticam cada atividade física oferecida em uma faculdade.

ESPORTESHOMENSMULHERES
Natação5624
Vôlei3250
Basquete3030
Caminhada1535
Musculação6014
Ciclismo1819

Qual dessas atividades físicas tem o maior número de participantes nessa faculdade?

A
B
C
D
E

Observe a tabela a seguir:

ESPORTESHOMENSMULHERESTOTAL
Natação562480
Vôlei325082
Basquete303060
Caminhada153550
Musculação601474
Ciclismo181937

Portanto, opção "E".






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