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sábado, 15 de outubro de 2016

Quiz 17: MAT. 3ª Série (Ens. Médio)

Quiz 17: MATEMÁTICA - 3ª Série - Ensino Médio
Quiz 17: MATEMÁTICA - 3ª Série - Ensino Médio

01
(Saresp).

Observe o prisma a seguir:

Os números de vértices, faces e arestas de um prisma de base pentagonal são, respectivamente,

A
B
C
D
E

Observe a figura a seguir:

Portanto, alternativa "D".


02
(APA – Crede-CE).

De acordo com as coordenadas abaixo, Marcos partiu do pondo X, andou 20 m para cima, 20 m para direita e 20 m para baixo.


Ao final do trajeto, em que ponto Marcos parou?

A
B
C
D
E

Observe a figura a seguir:


Portanto, alternativa "B".


03
(SAEPE).

Duas retas r e s são concorrentes em um plano cartesiano. As equações dessas retas são, respectivamente, 2x + 3y = 14 e 3x + y = 7.

O ponto de interseção dessas retas é

A
B
C
D
E

Resolvendo o sistema de equações:

    \begin{cases} 2x + 3y = 14 \\ 3x + y = 7   ×(-3)\end{cases}

    \begin{cases} 2x + 3y = 14 \\ \underline{-9x - 3y = -21} \end{cases} +

    -7x = -7

    x = \frac{-7}{-7} = 1

e,

    3 \cdot (1) + y = 7

    3 + y = 7

    y = 7 - 3

    y = 4

Logo, solução (1, 4).

Portanto, alternativa "B".


04
(Seduc - GO).

O perímetro da figura a seguir é igual a 18,64 cm.

Dois dos seus lados tem a mesma medida, porém estão ocultas.


O valor de cada medida oculta dessa figura é

A
B
C
D
E

Sabendo que o perímtro vale 18,64 cm e os dois lados oculto são iguais.Logo:

    P = 4 + x + x + 2,5 + 3,14 + 3

    18,64 = 2x + 12,64

    18,64 - 12,64 = 2x

    6 = 2x

    x = \frac{6}{2}

    x = 3

Portanto, alternativa "B".


05
(SPAECE-CE).

Uma empresa fabricava caixas de papelão com formato de bloco retangular cujas dimensões internas da base eram 4 dm e 8 dm. Visando a economia de matéria-prima, essa empresa modificou essa caixa, mantendo o formato da caixa original e reduzindo apenas a medida da sua altura.

Essa redução na altura resultou em uma nova caixa cuja capacidade de armazenamento é de 64 dm³.

Qual é a medida da altura dessa nova caixa?

A
B
C
D
E

Como as dimensões internas desta caixa são 4 dm e 8 dm e volume é de 64 dm³. Então, a altura desta caixa é:

V = comprimento × largura × altura

64 = 8 × 4 × h

64 = 32 × h

h = \frac{64}{32}

h = 2\ dm^{3}

Portanto, alternativa "A".


06
(SAEB).

O custo de produção de uma pequena empresa é composto por um valor fixo de R$ 1 500,00 mais R$ 10,00 por peça fabricada.

O número x de peças fabricadas quando o custo é de R$ 3 200,00 é

A
B
C
D
E

Como o custo de produção desta empresa é composto por um valor fixo de R$ 1 500,00 mais R$ 10,00 por peça fabricada. Então:

Custo = Parte\ fixa + parte\ variavel

C(x) = 1\ 500 + 10 \cdot x

3\ 200 = 1\ 500 + 10x

3\ 200 - 1\ 500 = 10x

1\ 700 = 10x

x = \frac{1\ 700}{10}

x = 170

Portanto, alternativa "D".


07
(Entre jovens - Unibanco).

O gráfico abaixo representa uma função definida no intervalo [–3,5].


Essa função é decrescente no intervalo

A
B
C
D
E

Observe a figura a seguir:


A função é decrescente no intervalo [2, 5]

Portanto, alternativa "E".


08
(SAEP-PR).

Observe o polinômio a seguir:

p(x) = (x + 2).(x – 3).(x – 1)

Esse polinônio se anula para

A
B
C
D
E

Para que o polinônio se anule devemos ter p(x) = 0. Logo:

   •   x + 2 = 0  →  x = -2

   •   x\ -\ 3 = 0  →  x = 3

   •   x\ -\ 1 = 0  →  x = 1

Portanto, alternativa "C".


09
(SAEPE).

No gráfico abaixo está representada uma função exponencial f: \mathbb{R} \rightarrow \mathbb{R_{+}^{*}}.


A representação algébrica dessa função é

A
B
C
D
E

Observe que f(x) trata-se de uma função exponencial crescente ( base = a = 5 > 1) e, também (por tentativa):

f(0) = y = 5^{x} + 1 = 5^{0} + 1

    = 1 + 1 = 2   \Longrightarrow   (0, 2)

f(1) = y = 5^{x} + 1 = 5^{1} + 1

    = 5 + 1 = 6   \Longrightarrow   (1, 6)

Logo, opção A.


10
(SAEPE).

Observe abaixo a lei de formação de uma função exponencial f: \mathbb{R} \rightarrow \mathbb{R_{+}^{*}}.

f(x) = 3^{x}

Considere a função f^{–1}(x) = g(x) como sendo a inversa da função f dada.

Qual é a lei de formação da função inversa f^{–1}(x) = g(x)

A
B
C
D
E

Cálculo da função inversa g^{-1} da função f(x) = 3^{x}. Efetuando a troca x e por y e isolar y. Obtemos:

    y = 3^{x}

    x = 3^{y}

Agora, aplicação a definição de logaritmo: log_{a}b = x \iff a^{x} = b.

    y = log_{3}(x)

    g^{-1} = log_{3}(x)

Portanto, opção B.


11
(SAEPE).

Observe o sistema de equações lineares abaixo.

\begin{cases} 2x + 3y + 4z = 58 \\ 3x - 5y = 14 \\ 2y = 4 \end{cases}

A solução desse sistema é o terno ordenado

A
B
C
D
E

Resolvendo o sistema de equação:

    \begin{cases} 2x + 3y + 4z = 58    (I) \\ 3x - 5y = 14    (II) \\ 2y = 4    (III) \end{cases}


Da equação (III), temos:

    2y = 4   \Longrightarrow   y = \frac{4}{2} = 2

Da equação (II), temos:

    3x - 5y = 14

    3x - 5 \cdot (2) = 14

    3x - 10 = 14

    3x = 14 + 10

    x = \frac{24}{3} = 8

Da equação (I), temos:

    2x + 3y + 4z = 58

    2 \cdot 8 + 3 \cdot 2 + 4z = 58

    16 + 6 + 4z = 58

    4z = 58 - 16 - 6

    z = \frac{36}{4} = 9

Logo, a solução é S = (8, 2, 9)

Portanto, opção "A".


Ou

Pode ser por tentativas. Ou seja, substituindo os valores das respostas e verificar a validade.


12
(SAERO).

Na tabela abaixo foi registrada a quantidade de homens e de mulheres que praticam cada atividade física oferecida em uma faculdade.

ESPORTESHOMENSMULHERES
Natação5624
Vôlei3250
Basquete3030
Caminhada1535
Musculação6014
Ciclismo1819

Qual dessas atividades físicas tem o maior número de participantes nessa faculdade?

A
B
C
D
E

Observe a tabela a seguir:

ESPORTESHOMENSMULHERESTOTAL
Natação562480
Vôlei325082
Basquete303060
Caminhada153550
Musculação601474
Ciclismo181937

Portanto, opção "E".


  Quinta-feira, 27 de Março de 2025 
M 8 F 9 n 1




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