quarta-feira, 1 de junho de 2016

Quiz 16: MATEMÁTICA 9° ANO

Quiz 16: MATEMÁTICA 9° ANO
QUIZ 16: MATEMÁTICA 9° Ano

01
(SAEP 2013).

Ricardo marcou sua casa com seu nome, marcou também as casas dos seus cinco amigos com os nomes deles, como mostra a figura abaixo.

Os amigos de Ricardo que moram relativamente à mesma distância de sua casa são?

A
B
C
D

De acordo com a figura, Rafael e Jonas moram duas quadras de Ricardo.


02
(Saerjinho).

Na malha quadriculada a seguir, em que todos os quadradinhos têm o mesmo tamanho, está desenhada a letra E:

Das reduções feitas a seguir, usando o quadradinho como unidade de medida, a única que tem área quatro vezes menor que a letra E, desenhada na figura anterior é:

A
B
C
D

De acordo com a malha quadriculada, a letra E tem área de 40 quadradinhos. Logo, a alternativa "A" é uma redução em 4 vezes. Ou seja, 10 quadradinhos.


03
(SAEP 2014).

Ao incidir um facho de luz sobre um anteparo na forma do retângulo ABCD, foi projetada em uma parede uma silhueta na mesma forma, porém ampliada.

Observando a malha quadriculada, o que ocorreu após a ampliação foi que

A
B
C
D

O lado AB = 3 unidades de medida e o lado correspondente tem 9 unidades.

Logo, razão = [tex] \frac{9}{3}[tex]= 3.


04
(SAEPE).

Gabriel vai calcular o diâmetro da circunferência de centro F representada abaixo.

Para encontrar a medida do diâmetro dessa circunferência ele deve somar as medidas de quais segmentos?

A
B
C
D

O diâmetro é igual a 2 vezes o raio. Logo, FG + FH = diâmetro.


05
(IPOJUCA - PE).

Observe, abaixo, a planta da sala comercial que Fábio comprou para reformar e montar seu consultório odontológico. Ele calculou a área dessa sala, com o objetivo de fazer alguns orçamentos para a compra de material de construção.

De acordo com essa planta, qual é a área dessa sala comercial?

A
B
C
D

A área da sala comercial é:

  ESCRITÓRIO: 4 × 5 = 20 m²

  RECEPÇÃO: 2 × 3 = 6 m².

Logo, 20 + 6 = 26 m².


06
(SAEMI).

Uma substância estava armazenada em um recipiente no formato de um paralelepípedo retângulo e ocupava toda a capacidade desse recipiente. Essa substância foi completamente transferida para um recipiente de formato cilíndrico. As medidas internas desses dois recipientes estão indicadas no desenho abaixo.

Considere: π = 3,14.

Qual é a capacidade máxima restante desse cilindro após a transferência dessa substância?

A
B
C
D

07
(AREAL).

Na reta numérica abaixo, estão marcados alguns pontos indicados por números e um ponto indicado pela letra K.

Qual é o número que deve ser escrito no lugar do ponto K?

A
B
C
D

A escala adotada é 0,1.

Logo, K = 0,8 + 0,3 = 1,1.


08
(SISPAE).

A figura ao lado mostra um pentágono dividido em triângulos iguais.

A porcentagem desse pentágono que está pintada de cinza é

A
B
C
D

Porcentagem: [tex] \frac{2}{5} = 0,4 = 40 [tex]%.


09
(Saerjinho).

Em 22 de agosto, de um determinado ano, o valor de troca de um dólar foi de R$ 2,0377. Ou seja, um dólar pode ser trocado por dois reais e

A
B
C
D

Com quatro algarismos após da vírgula, temos: trezentos e setenta e sete décimos de milésimo de real.


10
(Projeto (con)seguir – DC).

Lucas tem um celular e quando coloca-o para carregar, ele pode observar que aparece uma imagem demonstrando o nível de carregamento da bateria. Veja:

O nível de carregamento mostrado na bateria (A) é

A
B
C
D

Do total de 5 já foi carregado 2. Logo,

    [tex] \frac{2}{5} = 0,4 = 40 [tex]%.


11
(Prova da cidade 2011).

Determine o valor de y na expressão algébrica y = 5x² – 40, para: x = – 3.

A
B
C
D

Fazendo a substituição de x = − 3 na expressão, temos:

y = 5x² − 40 = 5 × (−3)² − 40

y = 5 × 9 − 40 = 45 − 40 = 5.


12
(Avaliação Paraíba).

Na sequência de figuras abaixo, o número de quadradinhos de cada uma delas está relacionado com a posição que ela ocupa na sequência.

Uma das expressões que relaciona o número de quadradinhos da figura que ocupa a posição n é

A
B
C
D

Observa-se que o número de quadradinho é o triplo da ordem (n) menos 2.





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