quarta-feira, 1 de junho de 2016

Quiz 15: MATEMÁTICA 9° ANO

Quiz 15: MATEMÁTICA 9° ANO
QUIZ 15: MATEMÁTICA 9° Ano

01
(SAEP 2013).

Observe abaixo o auditório da escola ETI Caroline Campelo. O aluno Paulo Henrique sempre leva o seu pai para participar das reuniões e eventos.

O pai de Paulo Henrique sempre gosta de sentar na última fila de poltronas que fica do lado esquerdo de quem entra no auditório. Logo, ele prefere sentar em uma poltrona que fica

Logo, ele prefere sentar em uma poltrona que fica

A
B
C
D


02
(Saerjinho).

Para o ensaio de uma festa junina, Maria fez um desenho posicionando os dançarinos sobre os lados de um retângulo. Veja.

Com relação à posição dos lados em que esses dançarinos se encontram, é correto afirmar que

A
B
C
D


03
(SEDUC-GO).

Observe as figuras I e II desenhadas na malha quadriculada a seguir:

A área da figura II tem

A
B
C
D

Número de quadradinhos da figura 01 é:

   3 x 3 = 9 quadradinhos

Número de quadradinhos da figura 02 é:

   6 x 6 = 36 quadradinhos

Logo, 9 x 4 = 36. Portanto é o quádruplo da área da figura I.


04
(SAEPI).

Considere uma barraca de camping com as medidas indicadas, conforme o desenho abaixo.

A medida “h” relativa à altura dessa barraca é

A
B
C
D

Utilizando a semelhança de triângulos, temos:

   [tex] \frac{2,5}{2} = \frac{1,5}{h} [tex]

   [tex] 2,5h = 2 × 1,5 [tex]

   [tex] h = \frac{3}{2} = 1,2 [tex]


05
(PAEBES).

Toda manhã, Bruno dá 3 voltas na praça representada na figura abaixo.

Depois de terminar a terceira volta completa, quantos metros, no total, ele caminhou?

A
B
C
D

Três voltas completas são:

   3 x (16 + 26 + 10 + 10 + 18) = 3 x 80 = 240 m


06
(Saresp 2007).

Para calcular o volume V de um prisma é usada a expressão V = A(base) × h, em que A(base) e h são, respectivamente, a área da base e a medida da altura do prisma.

Assim sendo, o volume do prisma de base quadrada representado na figura é, em centímetros cúbicos,

A
B
C
D

O volume é;

    V = A(base) × h

    V = 4 × 4 × 12 = 192 cm³


07
(SISPAE).

Observe a reta numérica.

O número – 2,1 está melhor representado pelo ponto

A
B
C
D


08
(SAEPI).

A temperatura ambiente em um supermercado é de 27 ºC. Nesse estabelecimento, polpas naturais de frutas são mantidas sob refrigeração em um freezer a – 2 ºC. Uma dessas polpas foi deixada fora da refrigeração e com isso atingiu a temperatura ambiente do supermercado.

Qual foi a variação de temperatura dessa polpa nesse processo?

A
B
C
D


09
(SAEGO).

José pediu aos seus alunos que resolvessem um problema cujo resultado, após simplificado, era [tex]\frac{2}{5} [tex].

Veja, no quadro abaixo, os resultados encontrados por quatro alunos antes da simplificação.

O aluno que acertou o problema foi

A
B
C
D

Simplificando as frações:

   Caio: [tex] \frac{4\ ÷\ 2 }{20\ ÷\ 2} = \frac{2}{10} [tex]

   Paula: [tex] \frac{8}{25} [tex]

   Sara: [tex] \frac{6\ ÷\ 3 }{15\ ÷\ 3} = \frac{2}{5} [tex]

   Túlio: [tex] \frac{5}{2} [tex]


10
(SADEAM).

Observe abaixo o preço do porta-retratos, da luminária e do porta-lápis que Amanda comprou em uma loja.

Ela pagou essa compra com uma nota de R$ 100,00.

Quanto Amanda recebeu de troco por essa compra?

A
B
C
D

Ela recebeu de troco:

    100 − (16 + 63 + 11) = 100 − 90

    = R$ 10,00


11
(SAEGO-2012).

Maria ao fazer uma lista de exercícios preparatórios para um simulado deparou com a seguinte expressão:

[tex] \frac{x² - 2y}{x} [tex]

Para x = 3 e y = – 1, o valor da expressão é

A
B
C
D

Substituindos os valores, obtemos:

  [tex] \frac{x² - 2y}{x} = \frac{(3)² - 2(-1)}{3} = \frac{9 +2}{3} [tex]

  [tex] = \frac{11}{3} [tex]


12
(E.M. Manuel de Abreu - RJ).

Em uma campanha de vacinação foi aplicada a vacina Sabin. O gráfico registra o número de crianças vacinadas em um posto de saúde, das 8 às 12 horas, horário da manhã.

Quantas crianças foram vacinadas no período todo (das 8 às 12 horas)?

A
B
C
D

Somando o número de crianças:

    80 + 160 + 120 + 80 = 440





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