(SAEP 2013).
Observe abaixo o auditório da escola ETI Caroline Campelo. O aluno Paulo Henrique sempre leva o seu pai para participar das reuniões e eventos.
O pai de Paulo Henrique sempre gosta de sentar na última fila de poltronas que fica do lado esquerdo de quem entra no auditório. Logo, ele prefere sentar em uma poltrona que fica
Logo, ele prefere sentar em uma poltrona que fica
(SEDUC-GO).
Observe as figuras I e II desenhadas na malha quadriculada a seguir:
A área da figura II tem
Número de quadradinhos da figura 01 é:
3 x 3 = 9 quadradinhos
Número de quadradinhos da figura 02 é:
6 x 6 = 36 quadradinhos
Logo, 9 x 4 = 36. Portanto é o quádruplo da área da figura I.
(SAEPI).
Considere uma barraca de camping com as medidas indicadas, conforme o desenho abaixo.
A medida “h” relativa à altura dessa barraca é
Utilizando a semelhança de triângulos, temos:
[tex] \frac{2,5}{2} = \frac{1,5}{h} [tex]
[tex] 2,5h = 2 × 1,5 [tex]
[tex] h = \frac{3}{2} = 1,2 [tex]
(Saresp 2007).
Para calcular o volume V de um prisma é usada a expressão V = A(base) × h, em que A(base) e h são, respectivamente, a área da base e a medida da altura do prisma.
Assim sendo, o volume do prisma de base quadrada representado na figura é, em centímetros cúbicos,
O volume é;
V = A
V = 4 × 4 × 12 = 192 cm³
(SAEPI).
A temperatura ambiente em um supermercado é de 27 ºC. Nesse estabelecimento, polpas naturais de frutas são mantidas sob refrigeração em um freezer a – 2 ºC. Uma dessas polpas foi deixada fora da refrigeração e com isso atingiu a temperatura ambiente do supermercado.
Qual foi a variação de temperatura dessa polpa nesse processo?
(SAEGO).
José pediu aos seus alunos que resolvessem um problema cujo resultado, após simplificado, era [tex]\frac{2}{5} [tex].
Veja, no quadro abaixo, os resultados encontrados por quatro alunos antes da simplificação.
O aluno que acertou o problema foi
Simplificando as frações:
Caio: [tex] \frac{4\ ÷\ 2 }{20\ ÷\ 2} = \frac{2}{10} [tex]
Paula: [tex] \frac{8}{25} [tex]
Sara: [tex] \frac{6\ ÷\ 3 }{15\ ÷\ 3} = \frac{2}{5} [tex]
Túlio: [tex] \frac{5}{2} [tex]
(SAEGO-2012).
Maria ao fazer uma lista de exercícios preparatórios para um simulado deparou com a seguinte expressão:
[tex] \frac{x² - 2y}{x} [tex]
Para x = 3 e y = – 1, o valor da expressão é
Substituindos os valores, obtemos:
[tex] \frac{x² - 2y}{x} = \frac{(3)² - 2(-1)}{3} = \frac{9 +2}{3} [tex]
[tex] = \frac{11}{3} [tex]
(E.M. Manuel de Abreu - RJ).
Em uma campanha de vacinação foi aplicada a vacina Sabin. O gráfico registra o número de crianças vacinadas em um posto de saúde, das 8 às 12 horas, horário da manhã.
Quantas crianças foram vacinadas no período todo (das 8 às 12 horas)?
Somando o número de crianças:
80 + 160 + 120 + 80 = 440
Nenhum comentário:
Postar um comentário