quarta-feira, 1 de junho de 2016

Quiz 12: MATEMÁTICA 9° ANO

Quiz 12: MATEMÁTICA 9° ANO
QUIZ 12: MATEMÁTICA 9° Ano

01
(SEDUC-GO).

Observe a figura a seguir:

Qual dos itens abaixo se refere a rotação de 90º no sentido horário no ponto E da figura acima?

A
B
C
D


02
(SEPR).

Considerando que na reta numérica abaixo o ponto K corresponde ao número inteiro 5 e o ponto D ao número inteiro −2, indique o ponto correspondente ao número inteiro um.

A
B
C
D


03
(SAEGO-2012 - Adaptado).

Ampliando-se o triângulo ΔABC, obtém-se um novo triângulo ΔA’B’C’, em que o lado C’ e B’ são o dobro de C e B, respectivamente.

Sobre o lado A’ podemos afirmar que

A
B
C
D


04
(Prof. Paulo S. Batista).

Quatro amigos tentaram reproduzir em malha quadriculada o esboço do bairro onde moram e fizeram também uma tabela explicativa.


LETRA O QUE REPRESENTA
IIgreja
JCasa de Joaquim
KCasa de Karine
LCasa de Leandro
MCasa de Márcia

As coordenadas das casas dos amigos que residem mais distantes da igreja são:

A
B
C
D


05
(Saego 2011).

O valor da expressão a seguir é:

    (–3) · (– 5)

A
B
C
D


06
(PAEBES).

Um termômetro, em Campos do Jordão, registrou em um dia a temperatura mínima de – 4 ºC. No dia seguinte, esse mesmo termômetro registrou uma temperatura máxima de 14 ºC.

Nessa cidade, a diferença dessas temperaturas registrada por esse termômetro nesses dois dias, foi de

A
B
C
D


07
(SAEPE).

Um macaco de circo anda numa corda completamente esticada. Essa corda possui 10 nós, e os nós estão a uma mesma distância, como mostra a figura abaixo.

O macaco parou no quinto nó e andou [tex] \frac{5}{10} [tex] do comprimento dessa corda. Qual é a fração equivalente ao pedaço que ele andou?

A
B
C
D

Encontrar a fração equivalente de [tex] \frac{5}{10} [tex].

   [tex]\frac{5}{10} = \frac{5\ ×\ 5}{10\ ×\ 5} = \frac{25}{50} [tex]


08
(Ed. Moderna).

A figura abaixo mostra que Mariana está comprando sorvete. O preço do quilograma de sorvete é R$ 8,20.

De acordo com o peso marcado na balança, o valor que Mariana pagará pelo seu sorvete é

A
B
C
D

   0,8 × R$ 8,20 = R$ 6,56


09
(Prova Brasil).

Para ligar a energia elétrica em seu apartamento, Felipe contratou um eletricista para medir a distância do poste da rede elétrica até seu imóvel. Essa distância foi representada, em metros, pela expressão: [tex](2{\sqrt{10}} + 6{\sqrt{17}})[tex] m. Para fazer a ligação, a quantidade de fio a ser usado é duas vezes a medida fornecida por essa expressão.

Nessas condições, Felipe comprará aproximadamente:

A
B
C
D

Fazendo das devidas substituições aproximadas dos radicais, obtemos:

   [tex]= 2{\sqrt{10}} + 6{\sqrt{17}} [tex]

   [tex]= 2 × 3,1 + 6 × 4,1 [tex]

   [tex]= 6,2 + 24,6 = 30,8 [tex]

   Como são duas vezes o valor da medida fornecida, logo temos:

   [tex]= 2 × 30,8 = 61,6\ m [tex]


10
(Saresp 2007).

Considere a seqüência:

3, 7, 11, 15, 19, 23, ..., n, ...

O número que vem imediatamente depois de n pode ser representado por:

A
B
C
D


11
(Projeto con(seguir) - DC).

Observe o gráfico abaixo:

Qual das opções equivale ao sistema representado no gráfico abaixo?

A
B
C
D


12
(Prova Brasil).

Quantos quilogramas de semente são necessários para semear uma área de 240 m², observando a recomendação de aplicar 1 kg de semente por 16 m² de terreno?

A
B
C
D

Regra de três simples:

   1 kg ----- 16 m²

   x kg ----- 240 m²

Multiplicando cruzado:

   16x = 240

   [tex] x = \frac{240}{16} = 15\ kg [tex]





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