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segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016

Quiz 17: MATEMÁTICA 9° ANO

Quiz 17: MATEMÁTICA 9° ANO
QUIZ 17: MATEMÁTICA 9° Ano

1. (APA – CREDE-CE). Na figura abaixo, podemos ver a planificação de uma caixa de papelão com a forma de um cubo e aberta na tampa.

Uma outra planificação possível para esta caixa é

A única possibilidade de planificação da caixa é a alternativa "A".


2. (Saerjinho-RJ). Para uma atividade de Matemática que solicitava a construção de quadriláteros e a escrita de suas propriedades. Paulo pediu a seus alunos para construírem um quadrilátero que "Tem os lados opostos paralelos, mas seus ângulos não medem 90°.

Qual quadrilátero ele pediu para seus alunos construírem?

O PARALELOGRAMO é o quadrilátero que tem os lados opostos paralelos, mas seus ângulos não medem 90°.


3. (GAVE). A figura seguinte é composta por dois quadrados e um triângulo equilátero.

O valor do ângulo α é

Logo, 90° + 60° + 90° + α = 360°

α = 360° - 240° = 120°


4. (SAEP 2013). A figura abaixo mostra a estrutura de metal que sustenta o telhado de uma residência. Devido à presença da caixa d’água, as peças são cortadas com dois metros de comprimento e colocadas a meia distância das extremidades A e C da laje. Assim, ABD é um triângulo retângulo de catetos com três metros e dois metros.

O comprimento da peça de metal com extremidades em A e B é aproximadamente de

Utilizando o Teorema de Pitágoras, temos:

a² = b² + c²   →   (AB)² = 2² + 3³ = 4 + 9 =13   →   AB = √13 ≡ 3,6 m.


5. (GAVE). A embalagem de CD da figura tem a forma de um cilindro. Dentro da caixa, envolvendo completamente os CD, há uma tira de papel retangular, com 4 cm de largura. Os CD têm a forma de um círculo com 12 cm de diâmetro.

Dos quatro comprimentos seguintes, a alternativa que corresponde ao valor mais aproximado do comprimento da tira de papel.

Cálculo do comprimento da fita: (Dados: π ≡ 3,14 e r = 12/2 = 6 cm).

C = 2∙ π∙ r = 2 ∙ 3,14 ∙ 6 ≡ 37,68 m.


6. (SAEMS). Para dar uma volta completa na lagoa Rodrigo de Freitas, no Rio de Janeiro, percorre-se um total de 9,5 quilômetros.

Em metros, essa distância percorrida é

1km = 1 000m. Logo, 9,5 x 1 000 = 9 500 metros.


7. (BPW). O professor de matemática escreveu a seguinte expressão numérica no quadro negro.

Então, o valor de K é:

Efetuando as operações, obtemos:

k = [–7 + 14 : (5 – 7)] : 7  =  [–7 + 14 : (– 2)] : 7  =  [–7 – 7)] : 7  =  – 14 : 7  =  – 2.


8. (SIMAVE). Sr. Manoel é gerente de uma loja de roupas. Ele anotou os lucros com números positivos e o prejuízo com números negativos. Ao final do mês de outubro, ele registrou:

        – R$ 90,00 com a venda de roupas masculinas.

        – R$ 40,00 com a venda de roupas femininas.

        + R$ 150,00 com a venda de roupas infantis.

Ao final de outubro, a loja teve

Veja que:

(– R$ 90,00) + (– R$ 40,00) + (+ R$ 150,00) = – R$ 130,00 + R$ 150,00 = + R$ 20,00 (LUCRO).


9. (SEAP). Observe a figura a seguir:

As estrelas coloridas na figura correspondem a 18/24 do total.

A fração equivalente a essa é

Temos: 18/24 = 9/12 = 3/4.


10. (Supletivo 2011 – MG). Veja abaixo o anúncio de uma sorveteria.

Roberta comprou um sorvete e dois picolés nessa sorveteria.

Quanto ela pagou por essa compra?

Temos: 1 x R$ 2,80 + 2 x R$ 1,50 = R$ 2,80 + R$ 3,00 = R$ 5,80.


11. (Supletivo 2010). Uma esfera e um cubo de metal pesam, juntos, 250 gramas.

Quatro dessas esferas e três desses cubos pesam, juntos, 840 gramas.

Nessas condições, o sistema de equações do 1º grau que melhor traduz o problema é:

Considerando e = esfera e c = cubo, temos a alternativa "C" como o sistema de equações que traduz o problema.


12. (Saerj). Em uma turma de 45 alunos, foi feita uma pesquisa para saber quantos praticavam algum esporte. Os resultados foram apresentados na tabela abaixo.

Os números representados pelas letras x e y, que completam essa tabela, são

meninos: x = 15 + 8 = 23.

meninas: 10 + y = 22 → y = 22 - 10 = 12.





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