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domingo, 26 de junho de 2016

Quiz 38: MATEMÁTICA 9° ANO

Quiz 38: MATEMÁTICA - 9° ANO
Quiz 38: MATEMÁTICA - 9° ANO

01
(MEC-CAED - ADF).

Gabriel ganhou 48 presentes em sua festa de aniversário. Esses presentes foram todos colocados em duas caixas, uma de cor azul e outra de cor vermelha, de modo que a caixa de cor azul ficou com o triplo da quantidade de presentes da caixa de cor vermelha.

Quantos presentes foram colocados na caixa de cor vermelha?

A
B
C
D

Observe que a caixa de cor azul (A) ficou com o triplo da quantidade de presentes da caixa vermelha (V). Logo:

    Caixa\ azul + Caixa\ vermelha = 48

    3V + V = 48

    4V = 48

    V = \frac{48}{4}

    V = 12\ presentes\ de\ cor\ vermelha

Portanto, alternativa "D".

(Créditos da resolução: Prof. Warles.)


02
(MEC-CAED - ADF).

O saldo de gols de um time de futebol em um campeonato é dado pela diferença entre o total de gols feitos e o total de gols sofridos pelo time no campeonato. O time para o qual Vinícius torce estava com um saldo de – 7 gols nesse campeonato e jogou uma partida em que fez 2 gols e não sofreu nenhum gol do adversário.

Após essa partida, o saldo de gols do time para o qual Vinícius torce passou a ser de

A
B
C
D

O novo saldo do time que Vinícius torce é de:

    = -\ 7 + 2

    = -\ 5

Portanto, alternativa "B".

(Créditos da resolução: Prof. Warles.)


03
(MEC-CAED - ADF).

Em uma fábrica de garrafas plásticas, 4 máquinas iguais, funcionando juntas e no mesmo ritmo, produzem um determinado lote de garrafas em 6 minutos. Em um certo dia, uma máquina apresentou defeito e as demais continuaram trabalhando no mesmo ritmo.

Nesse dia, quantos minutos as máquinas restantes levaram para produzir um desses lotes de garrafas?

A
B
C
D

As grandezas máquinas e minutos são inversamente proporcionais, pois, o fato de diminuir o total de máquinas faz que aumente o tempo de fabricação do lote de garrafas. Então:

máquinas   minutos

  4   \rightarrow   6

  3   \rightarrow   x

   3x = 4 \cdot 6

   3x = \frac{24}{3}

   x = 8\ minutos

Portanto, alternativa "B".

(Créditos da resolução: Prof. Warles.)


04
(MEC-CAED - ADF).

Verônica trabalha em uma padaria. Ela utilizou \frac{6}{9} de um pacote de farinha de trigo para fazer a receita de um pão. Após finalizar o preparo do pão, ela utilizou uma quantidade de farinha equivalente a \frac{2}{9} desse pacote para preparar uma torta.

A quantidade de farinha de trigo utilizada por Verônica no preparo das duas receitas equivale a que fração do pacote todo?

A
B
C
D

A quantidade de farinha de trigo utilizada por Verônica no preparo das duas receitas equivale a que fração do pacote todo de:

    =\frac{6}{9} + \frac{2}{9}

    =\frac{8}{9}

Portanto, alternativa "D".

(Créditos da resolução: Prof. Warles.)


05
(MEC-CAED - ADF).

Observe o ponto Q apresentado no plano cartesiano abaixo.


O par ordenado (x, y) que representa a localização do ponto Q nesse plano cartesiano é

A
B
C
D

O par ordenado (x,\ y) que representa a localização do ponto Q nesse plano cartesiano é:

    =(x,\ y) = (4,\ 3)

Portanto, alternativa "C".

(Créditos da resolução: Prof. Warles.)


06
(MEC-CAED - ADF).

Em determinado final de semana, Paula ganhou dinheiro de seu pai e de sua mãe. O pai de Paula deu a ela o equivalente ao dobro da quantia que ela ganhou da mãe e, ao todo, ela ganhou 36 reais dos dois.

Qual foi o valor que Paula ganhou de sua mãe nesse final de semana?

A
B
C
D

O valor que Paula ganhou de sua mãe (M) nesse final de semana foi:

    Valor(Pai) + Valor(Mãe) = 36\ reais

    2M + M = 36\ reais

    3M = 36\ reais

    M = \frac{36\ reais}{3}

    M = 12\ reais

Portanto, alternativa "A".

(Créditos da resolução: Prof. Warles.)


07
(MEC-CAED - ADF).

Amália utilizou 18 pedaços do barbante, com 3,15 m de comprimento cada, para fazer uma peça de macramé.

A medida total do comprimento do barbante, em metros, que Amália utilizou para fazer essa peça de macramé, é

A
B
C
D

A medida total do comprimento do barbante, em metros, que Amália utilizou para fazer essa peça de macramé, é de:


    Portanto, alternativa "A".

(Créditos da resolução: Prof. Warles.)


08
(MEC-CAED - ADF).

Custódia trabalha com customização de bonecas. Para fazer 6 blusas para bonecas, ela utiliza 24 metros de linha. Ela recebeu uma encomenda para fazer 8 blusas para bonecas.

De quantos metros de linha Custódia vai precisar para fazer as blusas para bonecas dessa encomenda?

A
B
C
D

Como as grandezas quantidade de blusas e metros de linha são diretamente proporcionais. Logo:

Blusas   metros

  6\ ---\ 24

  8\ ---\ x

   6x = 8 \cdot 24

   x = \frac{192}{6}

   x = 32\ metros\ de\ linha

Portanto, alternativa "D".

(Créditos da resolução: Prof. Warles.)


09
(MEC-CAED - ADF).

Uma gráfica fez uma encomenda de 6 caixas de grampos para folhas de papel. Cada uma dessas caixas contém 125 100 grampos.

Quantos grampos, ao todo, foram encomendados por essa gráfica?

A
B
C
D

O total de grampos encomendados por essa gráfica foi de:

    = 6\ caixas\ × 125\ 100\ grampos

    = 750\ 600\ grampos

Portanto, alternativa "D".

(Créditos da resolução: Prof. Warles.)


10
(MEC-CAED - ADF).

Sara comprou um aquário para colocar em seu escritório. Ela observou que, para enchê-lo completamente, são necessários 50 litros de água.

De quantos mililitros de água Sara precisa para encher esse aquário completamente?

A
B
C
D

Sara para encher o aquário completamente precisa de:

   = 50\ litros

   = 50\ \cdot 1\ 000\ mL

   = 50\ 000\ mL

Portanto, alternativa "C".

(Créditos da resolução: Prof. Warles.)


11
(MEC-CAED - ADF).

A cidade de Macaé, conhecida internacionalmente como “capital brasileira do petróleo”, está localizada no litoral norte do estado do Rio de Janeiro e tem cerca de 206 728 habitantes, segundo dados do último censo demográfico.

Qual é a ordem ocupada pelo algarismo 6 nesse número?

A
B
C
D

Observe a tabela a seguir:

Classe dos
Milhares
Classe das
Unidades Simples
2 0 6 ,7 2 8
Centenadezena unidade décimocentésimomilésimo

A ordem ocupada pelo algarismo 6 nesse número é "UNIDADE DE MILHAR".

Portanto, alternativa "B".

(Créditos da resolução: Prof. Warles.)


12
(MEC-CAED - ADF).

André construiu sua casa em um terreno retangular que tem 45 metros de comprimento e 15 metros de largura. Para aumentar a segurança da casa, ele pretende instalar uma cerca elétrica no perímetro desse terreno.

De quantos metros de cerca elétrica, no mínimo, André irá precisar para fazer essa instalação?

A
B
C
D

Observe a figura a seguir:


A quantidade de metros de cerca será de:

    = 45 + 45 + 15 + 15

    = 120\ metros

Portanto, alternativa "C".

(Créditos da resolução: Prof. Warles.)




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