quarta-feira, 1 de junho de 2016

Quiz 11: MATEMÁTICA 9° ANO

Quiz 11: MATEMÁTICA 9° ANO
QUIZ 11: MATEMÁTICA 9° Ano

01
(Prova Brasil).

A professora desenhou um triângulo, como no quadro abaixo.

Em seguida, fez a seguinte pergunta: –– "Se eu ampliar esse triângulo 3 vezes, como ficarão as medidas de seus lados e de seus ângulos?" Alguns alunos responderam:

Fernando: – “Os lados terão 3 cm a mais cada um. Já os ângulos serão os mesmos.”

Gisele: – “Os lados e ângulos terão suas medidas multiplicadas por 3.”

Marina: – “A medida dos lados eu multiplico por 3 e a medida dos ângulos eu mantenho as mesmas.”

Roberto: – “A medida da base será a mesma (5cm), os outros lados eu multiplico por 3 e mantenho a medida dos ângulos.”

Qual dos alunos acertou a pergunta da professora?

A
B
C
D

Dizemos que dois polígonos são semelhantes quando eles possuem o mesmo número de lados e se adéquam às seguintes condições:

• Ângulos iguais.

• Possuem razão de semelhança igual entre dois lados correspondentes.


02
(SIMAVE).

A logomarca de uma empresa é formada por um hexágono regular, um trapézio retângulo e um quadrado, como mostra a figura abaixo.

Quanto mede o ângulo α, indicado nessa figura?

A
B
C
D

03
(BPW).

Observe a figura abaixo:

Quais as coordenadas de A, B e C, respectivamente, no gráfico?

A
B
C
D


04
(Prova Brasil).

Observe a circunferência de centro em P.

A medida do segmento PB é

A
B
C
D

O raio é a metade do diâmetro. Logo,

   [tex] R = \frac{D}{2} = \frac{12}{2} = 6\ cm [tex]


05
(BPW).

O piso de um quarto de formato quadrado será totalmente revestido com 144 lajotas quadradas.

Se cada lajota tem 0,3 m de lado, então o lado do piso deste quarto, em metros, mede

A
B
C
D

Como o quarto é quadrado e tem 144 lajotas quadradas. Logo, cada lado do quarto tem:

   [tex] L = {\sqrt{144}} = 12\ lajotas [tex]

Como cada lajota quadrada tem 0,3 m de lado. Sendo assim,

   [tex] Lado = 0,3 \times 12 = 3,6\ metros [tex]


06
(PAEBES).

O triátlon é um esporte composto por três modalidades: natação, ciclismo e corrida. Na cidade das Flores, será realizado um triátlon, em que os participantes terão que nadar 750 m, seguido de 20 km de ciclismo e, por último, 5000 m de corrida.

Uma atleta que consegue completar as três etapas dessa competição percorreu:

A
B
C
D

Adicionando as etapas do triátron, obtemos:

   = 750 m + 20 km + 5 000 m

   = 0,75 km + 20 km + 5 km

   = 25,75 km


07
(BPW).

Veja o extrato que mostra a movimentação da conta bancaria de Gilda.

BANCO DO TIGRE
Data Histórico Valor
10/10Depósito em cheque600,00
11/10Cheque compensado150,00
13/10Depósito em dinheiro200,00
15/10Retirada de dinheiro120,00
17/10Cheque compensado350,00

Depois de todas essas informações, o extrato final da conta de Gilda é:

A
B
C
D

Efetuando as entradas e saídas do extrato bancário:

   = + 600 − 150 + 200 − 120 − 350

   = R$ 180,00


08
(P.D)

Carlinhos fez uma figura formada por vários triângulos e coloriram alguns.

Em qual das figuras abaixo o número de triângulos coloridos representa [tex] \frac{1}{3} [tex] do total de triângulos:

A
B
C
D

Figura A: [tex] \frac{6\ \div\ 3 }{9\ \div\ 3} = \frac{2}{3} [tex]

Figura A: [tex] \frac{7}{9} [tex]

Figura A: [tex] \frac{3\ \div\ 3 }{9\ \div\ 3} = \frac{1}{3} [tex]

Figura A: [tex] \frac{1}{9} [tex]

Portanto, é a figura C.


09
(PROMOVER).

O resultado da operação:

2,37 x 2,5

é

A
B
C
D


10
(BPW).

Resolva a operação abaixo.

[tex]{\sqrt{5}} - {\sqrt{3}} [tex]

O valor aproximado dessa operação é

A
B
C
D

Subtraindo as raízes quadrada aproximada, temos:

   [tex]{\sqrt{5}} - {\sqrt{3}}\ \cong 2,23 + 1,73\ \cong\ 0,5 [tex]


11
(Saresp 2005).

Numa caixa de adubo, a tabela ao abaixo indica as quantidades adequadas para o seu preparo. De acordo com esta tabela, a quantidade de adubo que se deve misturar em 2 litros de água é:

Adubo Água
30 g0,2 L
150 g1 L
1 500 g10 L
3 000 g20 L
A
B
C
D

De acordo com a tabela, temos:

   1 litro --- 150 gramas

Logo,

   2 litros --- 300 gramas


12
(Saego 2011).

Numa festa tinha 60 pessoas, dos quais eram homens e mulheres. A quantidade de mulheres era o dobro de homens, onde a quantidade de mulheres é representada por x e de homens por y.

O sistema de equações que melhor traduz o problema é

A
B
C
D





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