(Foco da aprendizagem 4 - SEDUCE-GO).
Analise os triângulos a seguir.
/img1_quiz36_Mat_9ano_EF.png )
Qual desses triângulos é isósceles e retângulo?
Observe:
Triângulo 1: escaleno (3 lados diferentes entre si) e obtusângulo (1 ângulo maior que 90º).
Triângulo 2: retângulo (1 ângulo reto (90°)) e isósceles (2 lados congruentes (iguais)).
Triângulo 3: isósceles (2 lados congruentes (iguais)) e acutângulo (os ângulos agudos, ou seja, menor que 90°).
Triângulo 4: retângulo (1 ângulo reto) e escaleno (3 lados diferentes entre si)
Portanto, alternativa "B".
(Fonte da resolução: Prof. Warles.)
(Foco da aprendizagem 4 - SEDUCE-GO).
Observe o hexágono regular a seguir.
/img2_quiz36_Mat_9ano_EF.png )
O valor da medida do ângulo 𝛼 é igual a
Observe a figura a seguir:
/img3_quiz36_Mat_9ano_EF.png )
Como o hexágono foi decomposto em 4 triângulos e a soma dos ângulos internos do triângulo vale 180º. Logo:
S_{6} = 180º \cdot 4 = 720°
Sendo assim, o valor do ângulo α é:
α = \frac{720º}{6} = 120°
Portanto, alternativa "D".
(Fonte da resolução: Prof. Warles.)
(Foco da aprendizagem 4 - SEDUCE-GO).
Um pintor de quadros quer construir uma moldura de madeira com as dimensões da figura a seguir.
/img8_quiz36_Mat_9ano_EF.png )
A medida da área da moldura, em cm², é igual a
Vamos encontrar a área do retângulo maior e subtrair a área retângulo branco. Logo:
A_{(moldura)} = B \cdot H\ -\ b \cdot h
A_{(moldura)} = 60 \cdot 30\ -\ 40 \cdot 10
A_{(moldura)} = 1\ 800\ -\ 400
A_{(moldura)} = 1\ 400\ cm^{2}
Portanto, alternativa "D".
(Fonte da resolução: Prof. Warles.)
(Foco da aprendizagem 4 - SEDUCE-GO).
A figura a seguir mostra os pontos P e Q que correspondem a números racionais, posicionados na reta numerada.
/img9_quiz36_Mat_9ano_EF.png )
Os valores atribuídos a P e Q, conforme suas posições na reta numérica, são
Observe a reta numérica a seguir:
/img10_quiz36_Mat_9ano_EF.png )
Portanto, alternativa "A".
(Fonte da resolução: Prof. Warles.)
(Foco da aprendizagem 4 - SEDUCE-GO).
Em um estacionamento, há 12 fileiras com 15 carros e 14 fileiras com 10 carros.
Qual é o total de carros neste estacionamento?
Como no estacionamento, há 12 fileiras com 15 carros e 14 fileiras com 10 carros. Então:
= 12 \cdot 15 + 14 \cdot 10
= 180 + 140
= 320\ carros
Portanto, alternativa "C".
(Fonte da resolução: Prof. Warles.)
(Foco da aprendizagem 4 - SEDUCE-GO).
Sara quer comprar um patins que custa R$ 320,00. Comprando à vista, ela consegue um desconto de 20%.
Qual é o valor desse patins à vista?
Como Sara comprou o patins à vista. Então, ela pagou: 100 \%\ - 20 \%\ = 80 \%\ = \frac{80}{100} = 0,8. Logo:
= 320 \cdot 0,8
= R \$\ 256,00
Portanto, alternativa "B".
(Fonte da resolução: Prof. Warles.)
(Foco da aprendizagem 4 - SEDUCE-GO).
O gasto mensal com a alimentação de 80 funcionários em uma empresa tem um custo de R$ 2 000,00.
Mantendo o mesmo custo por funcionário, quanto essa empresa gastará por mês com a alimentação de 120 funcionários?
Primeiro encontrar o custo por cada funcionário:
= \frac{2\ 000,00}{80} = R \$\ 25,00
Agora, mantendo o mesmo custo por funcionário, devemos gastar com 120 funcionário relativo a alimentação um valor de:
= R \$\ 25,00 \cdot 120
= R \$\ 3\ 000,00
Portanto, alternativa "B".
(Fonte da resolução: Prof. Warles.)
(Foco da aprendizagem 4 - SEDUCE-GO).
As variáveis n e P assumem valores, conforme mostra a figura a seguir.
n | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 |
---|---|---|---|---|---|
P | 10 | 15 | 20 | 25 | 30 |
A relação entre P e n é dada pela expressão
Efetuando algumas substituições (valores de entrada) e verificar a validade (valores de saída):
Por exemplo, (2, 10), ou seja, n = 2 e P = 10.
A) P = 5n = 5 \cdot 2 = 10 \Rightarrow P = 10 (Verdadeiro)
B) P = n + 5 = 2 + 5 = 7 \Rightarrow P = 7 ≠ 10 (Falso)
C) P = 5n + 1 = 5 \cdot 2 + 1 = 11 \Rightarrow P = 11 ≠ 10 (Falso)
D) P = n\ -\ 1 = 2 - 1 = 1 \Rightarrow P = 1 ≠ 10 (Falso)
Portanto, alternativa "A".
(Fonte da resolução: Prof. Warles.)
(Foco da aprendizagem 4 - SEDUCE-GO).
Um caderno e uma lapiseira custam juntos 45 reais em uma loja. O preço de 4 desses cadernos é igual ao preço de 3 dessas lapiseiras.
Considere x como sendo o preço do caderno e y o preço da lapiseira.
Qual é o sistema de equações que possibilita calcular o preço do caderno e da lapiseira?
Vamos considerar a quantidade de caderno de (x) e da lapiseira de (y). Logo:
• Um caderno e uma lapiseira custam juntos 45 reais \Rightarrow x + y = 45
• Como o preço de 4 desses cadernos é igual ao preço de 3 dessas lapiseiras \Rightarrow 4x = 3y
Sendo assim, o sistema que possibilita calcular o preço do caderno e da lapiseira é:
\begin{cases} x + y = 45 \\ 4x = 3y \end{cases}
Portanto, alternativa "A".
(Fonte da resolução: Prof. Warles.)
(Foco da aprendizagem 4 - SEDUCE-GO).
Um sistema de equações do 1º grau foi dado por
\begin{cases} y = - x - 5 \\ y = x - 1 \end{cases}
Qual é o gráfico que representa o sistema?
Igualando os y das equações, obtemos:
y_{(1)} = y_{(2)}
-x - 5 = x - 1
- 5 + 1 = x + x
- 4 = 2x
\frac{- 4}{2} = x
x = -2
Agora, encontrar o y.
y = x - 1
y = - 2 - 1 = - 3
Logo, a solução (ponto de intersecção entre as retas) é (-2, -3)
Portanto, alternativa "B".
(Fonte da resolução: Prof. Warles.)
Um trabalho de excelencia, digno de ser compartilhado sempre.
ResponderExcluir