quarta-feira, 1 de junho de 2016

Quiz 36: MATEMÁTICA 9° ANO

Quiz 36: MATEMÁTICA - 9° ANO
Quiz 36: MATEMÁTICA - 9° ANO

01
(Foco da aprendizagem 4 - SEDUCE-GO).

Analise os triângulos a seguir.


Qual desses triângulos é isósceles e retângulo?

A
B
C
D

Observe:

Triângulo 1: escaleno (3 lados diferentes entre si) e obtusângulo (1 ângulo maior que 90º).

Triângulo 2: retângulo (1 ângulo reto (90°)) e isósceles (2 lados congruentes (iguais)).

Triângulo 3: isósceles (2 lados congruentes (iguais)) e acutângulo (os ângulos agudos, ou seja, menor que 90°).

Triângulo 4: retângulo (1 ângulo reto) e escaleno (3 lados diferentes entre si)

Portanto, alternativa "B".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


02
(Foco da aprendizagem 4 - SEDUCE-GO).

Observe o hexágono regular a seguir.


O valor da medida do ângulo 𝛼 é igual a

A
B
C
D

Observe a figura a seguir:


Como o hexágono foi decomposto em 4 triângulos e a soma dos ângulos internos do triângulo vale 180º. Logo:

    [tex] S_{6} = 180º \cdot 4 = 720° [tex]

Sendo assim, o valor do ângulo α é:

    [tex] α = \frac{720º}{6} = 120° [tex]

Portanto, alternativa "D".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


03
(Foco da aprendizagem 4 - SEDUCE-GO).

Considere o triângulo ABC representado no plano cartesiano a seguir.


A coordenadas dos vértices deste triângulo são

A
B
C
D

Observe as coordenadas dos pontos A, B e C.

    A (–3, 3)

    B (3, 5)

    C (5, 1)

Portanto, alternativa "B".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


04
(Foco da aprendizagem 4 - SEDUCE-GO).

Veja a circunferência a seguir.


A medida do segmento KJ, em centímetros, é igual a

A
B
C
D

Como KH e HJ são raios. Logo, são segmentos iguais. Então:

    [tex] KJ = KH + HJ [tex]

    [tex] KJ = 3 + 3 = 6\ cm [tex]

Portanto, alternativa "C".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


05
(Foco da aprendizagem 4 - SEDUCE-GO).

O palco de um teatro tem o formato da figura a seguir.


Qual é a medida do perímetro deste palco?

A
B
C
D

Observe a figura a seguir:


Logo, o Perímetro é:

    [tex] P = 7 + 9 + 3 + 6 + 4 + 3 [tex]

    [tex] P = 32\ m [tex]

Portanto, alternativa "D".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


06
(Foco da aprendizagem 4 - SEDUCE-GO).

Um pintor de quadros quer construir uma moldura de madeira com as dimensões da figura a seguir.


A medida da área da moldura, em cm², é igual a

A
B
C
D

Vamos encontrar a área do retângulo maior e subtrair a área retângulo branco. Logo:

    [tex] A_{(moldura)} = B \cdot H\ -\ b \cdot h [tex]

    [tex] A_{(moldura)} = 60 \cdot 30\ -\ 40 \cdot 10 [tex]

    [tex] A_{(moldura)} = 1\ 800\ -\ 400 [tex]

    [tex] A_{(moldura)} = 1\ 400\ cm^{2} [tex]

Portanto, alternativa "D".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


07
(Foco da aprendizagem 4 - SEDUCE-GO).

A figura a seguir mostra os pontos P e Q que correspondem a números racionais, posicionados na reta numerada.


Os valores atribuídos a P e Q, conforme suas posições na reta numérica, são

A
B
C
D

Observe a reta numérica a seguir:


Portanto, alternativa "A".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


08
(Foco da aprendizagem 4 - SEDUCE-GO).

Em um estacionamento, há 12 fileiras com 15 carros e 14 fileiras com 10 carros.

Qual é o total de carros neste estacionamento?

A
B
C
D

Como no estacionamento, há 12 fileiras com 15 carros e 14 fileiras com 10 carros. Então:

    [tex] = 12 \cdot 15 + 14 \cdot 10 [tex]

    [tex] = 180 + 140 [tex]

    [tex] = 320\ carros[tex]

Portanto, alternativa "C".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


09
(Foco da aprendizagem 4 - SEDUCE-GO).

O número decimal 1,302 pode ser decomposto em

A
B
C
D

Observe que:

  [tex] 1,302 = 1 + 0,3 + 0,002 [tex]

Portanto, alternativa "C".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


10
(Foco da aprendizagem 4 - SEDUCE-GO).

Considere a expressão a seguir.

1,4 + 1,25 + 3,1 – 0,9

Efetuando as operações indicadas, obtém-se

A
B
C
D

Efetuando as operações, obtemos:

    = 1,4 + 1,25 + 3,1 – 0,9

    = 2,65 + 2,2

    = 4,85

Portanto, alternativa "A".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


11
(Foco da aprendizagem 4 - SEDUCE-GO).

Sara quer comprar um patins que custa R$ 320,00. Comprando à vista, ela consegue um desconto de 20%.

Qual é o valor desse patins à vista?

A
B
C
D

Como Sara comprou o patins à vista. Então, ela pagou:[tex] 100 \%\ - 20 \%\ = 80 \%\ = \frac{80}{100} = 0,8[tex]. Logo:

    [tex] = 320 \cdot 0,8 [tex]

    [tex] = R \$\ 256,00 [tex]

Portanto, alternativa "B".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


12
(Foco da aprendizagem 4 - SEDUCE-GO).

O gasto mensal com a alimentação de 80 funcionários em uma empresa tem um custo de R$ 2 000,00.

Mantendo o mesmo custo por funcionário, quanto essa empresa gastará por mês com a alimentação de 120 funcionários?

A
B
C
D

Primeiro encontrar o custo por cada funcionário:

    [tex] = \frac{2\ 000,00}{80} = R \$\ 25,00 [tex]

Agora, mantendo o mesmo custo por funcionário, devemos gastar com 120 funcionário relativo a alimentação um valor de:

    [tex] = R \$\ 25,00 \cdot 120 [tex]

    [tex] = R \$\ 3\ 000,00 [tex]

Portanto, alternativa "B".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


13
(Foco da aprendizagem 4 - SEDUCE-GO).

As variáveis n e P assumem valores, conforme mostra a figura a seguir.

n 23456
P1015202530

A relação entre P e n é dada pela expressão

A
B
C
D

Efetuando algumas substituições (valores de entrada) e verificar a validade (valores de saída):

Por exemplo, (2, 10), ou seja, [tex]n = 2[tex] e [tex]P = 10[tex].

A) [tex] P = 5n = 5 \cdot 2 = 10  \Rightarrow   P = 10   [tex] (Verdadeiro)

B) [tex] P = n + 5 = 2 + 5 = 7  \Rightarrow   P = 7 ≠ 10   [tex] (Falso)

C) [tex] P = 5n + 1 = 5 \cdot 2 + 1 = 11  \Rightarrow   P = 11 ≠ 10   [tex] (Falso)

D) [tex] P = n\ -\ 1 = 2 - 1 = 1  \Rightarrow   P = 1 ≠ 10   [tex] (Falso)

Portanto, alternativa "A".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


14
(Foco da aprendizagem 4 - SEDUCE-GO).

Um caderno e uma lapiseira custam juntos 45 reais em uma loja. O preço de 4 desses cadernos é igual ao preço de 3 dessas lapiseiras.

Considere x como sendo o preço do caderno e y o preço da lapiseira.

Qual é o sistema de equações que possibilita calcular o preço do caderno e da lapiseira?

A
B
C
D

Vamos considerar a quantidade de caderno de (x) e da lapiseira de (y). Logo:

• Um caderno e uma lapiseira custam juntos 45 reais [tex]  \Rightarrow   x + y = 45[tex]

• Como o preço de 4 desses cadernos é igual ao preço de 3 dessas lapiseiras [tex]  \Rightarrow   4x = 3y[tex]

Sendo assim, o sistema que possibilita calcular o preço do caderno e da lapiseira é:

    [tex] \begin{cases} x + y = 45 \\ 4x = 3y \end{cases} [tex]

Portanto, alternativa "A".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


15
(Foco da aprendizagem 4 - SEDUCE-GO).

Um sistema de equações do 1º grau foi dado por

    [tex] \begin{cases} y = - x - 5 \\ y = x - 1 \end{cases} [tex]

Qual é o gráfico que representa o sistema?

A
B
C
D

Igualando os y das equações, obtemos:

    [tex] y_{(1)} = y_{(2)} [tex]

    [tex] -x - 5 = x - 1 [tex]

    [tex] - 5 + 1 = x + x [tex]

    [tex] - 4 = 2x [tex]

    [tex] \frac{- 4}{2} = x [tex]

    [tex] x = -2 [tex]

Agora, encontrar o y.

    [tex] y = x - 1 [tex]

    [tex] y = - 2 - 1 = - 3 [tex]

Logo, a solução (ponto de intersecção entre as retas) é [tex] (-2, -3)[tex]

Portanto, alternativa "B".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)




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