quarta-feira, 1 de junho de 2016

Quiz 25: MATEMÁTICA 9° ANO

Quiz 25: MATEMÁTICA 9° ANO
QUIZ 25: MATEMÁTICA 9° Ano

01
(IPOJUCA - PE).

Tiago está trafegando na Avenida Rio Branco.

Ele está no ponto representado pelo ponto T no desenho abaixo e irá virar na segunda rua a sua esquerda.

Em qual rua Tiago vai virar?

A
B
C
D


02
(BPW).

Dobramos uma folha como na figura abaixo, depois recortamos e retiramos a parte branca.

Em seguida, desdobrando a folha, obtemos:

A
B
C
D


03
(Saerjinho).

Observe o desenho abaixo, em que o triângulo EFG é semelhante ao triângulo HIJ.

A razão de semelhança entre os triângulos HIJ e EFG é

A
B
C
D

  [tex]Razão = \frac{7,5}{5} = 1,5 [tex]


04
(Supletivo 2010).

Na figura abaixo estão representadas uma circunferência de centro em O e quatro retas r, s, t e u.

Qual dessas retas é tangente à circunferência?

A
B
C
D


05
(SAEMS).

Para preparar uma vitamina de morango, Daniele utilizou 1 300 mL de leite.

Quantos litros de leite Daniele utilizou para fazer essa vitamina de morango?

A
B
C
D

1 litro = 1 000 mL.

Logo,

  1 300 mL = 1,3 L


06
(SAEP – TO).

Observe a reta numérica abaixo.

O inteiro zero está localizado no ponto e. Os valores de "a" e "b" corresponde a

A
B
C
D


07
(SAEB 2013).

A tabela abaixo mostra o número de meninos e meninas nas 4 turmas de 8ª série de uma escola.

TURMA Número de
Meninas
Número de
Meninos
TOTAL
E101020
F101525
G151025
H152540

Em qual das turmas o número de meninas é [tex]\frac{3}{5} [tex] do número total de alunos da turma?

A
B
C
D

Observe as razões a seguir:

  Turma E: [tex] \frac{10}{20} = \frac{1}{2} [tex]

  Turma F: [tex] \frac{10}{25} = \frac{2}{5} [tex]

Turma G: [tex] \frac{15}{25} = \frac{3}{5} [tex]

  Turma H: [tex] \frac{15}{40} = \frac{3}{8} [tex]


08
(BPW).

Observe:

[tex] M = 0,03 + \sqrt{49} - (4\ \cdot\ \frac{3}{2}) [tex].

O valor de M é:

A
B
C
D

Observe:

  [tex] M = 0,03 + \sqrt{49} - (4\ \cdot\ \frac{3}{2}) [tex]

  [tex] M = 0,03 + 7 - 6 [tex]

  [tex] M = 0,03 + 1 [tex]

  [tex] M = 1,03 [tex]


09
(AVALIA-BH).

Patrícia tinha R$ 6 000,00 em sua poupança no banco. Ela utilizou 40% desse valor para fazer uma viagem.

Quanto desse valor Patrícia utilizou para fazer essa viagem?

A
B
C
D

Observe:

  = 6 000 × 40%

  = 6 000 × 0,4

  = R$ 2 400,00


10
(AREAL).

Qual é o valor da expressão

(x + y)²

para x = – 5 e y = 1?

A
B
C
D

Observe:

  = (x + y)²

  = (–5 + 1)²

  = (– 4)²

  = 16


11
(Gestar II).

Observe a pesagem na balança abaixo, que está em equilíbrio.

As caixas de mesmo tamanho tem a mesma massa.

A massa da caixa pequena é

A
B
C
D

Equacionando o problema:

  Consideremos uma caixa de x. Logo,

  450 + x + x + x = 450 + 450

  3x = 450 + 450 - 450

  3x = 450

  x = 150 g


12
(Prova Brasil).

Observe este gráfico, em que estão representadas duas retas:

Para que esse gráfico seja a representação geométrica do sistema: [tex] \begin{cases} x + 2y = a \\ x - y = b \end{cases} [tex], os valores de a e b devem ser:

A
B
C
D

De acordo com o gráfico, a solução é x = 2 e y = 3.

Agora, substituindo no sistema:

  a = x + 2y = 2 + 2 × 3 = 2 + 6 = 8

  b = x - y = 2 – 3 = – 1




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