quarta-feira, 1 de junho de 2016

Quiz 35: MATEMÁTICA 9° ANO

Quiz 35: MATEMÁTICA - 9° ANO
Quiz 35: MATEMÁTICA - 9° ANO

01
(Foco na aprendizagem 3 - SEDUCE - GO).

Considere o plano cartesiano a seguir:


Deslocando-se o peão uma casa para a direita e quatro casas para baixo, ele se encontrará no ponto

A
B
C
D

Observe a figura a seguir:


Portanto, alternativa "D".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


02
(Foco na aprendizagem 3 - SEDUCE - GO).

Para a venda de seus produtos, uma indústria fabrica caixas com tampas, na forma de um paralelepípedo retângulo, conforme o desenho a seguir.


Qual é a figura que melhor representa o molde desta caixa?


A
B
C
D

    O molde ou planificação da caixa na forma de um paralelepípedo é a figura B.

    Portanto, alternativa "B".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


03
(Foco na aprendizagem 3 - SEDUCE - GO).

Observe os triângulos representados na malha quadriculada a seguir:


Em relação a esses triângulos, é correto afirmar que:

A
B
C
D

Observe:

Triângulo 1: triângulo isósceles (2 lados congruentes);

Triângulo 2: triângulo isósceles (2 lados congruentes) e retângulo (ângulo reto: 90º);

Triângulo 3: triângulo escaleno (três lados distintos entre si.);

Triângulo 4: triângulo retângulo (retângulo (ângulo reto: 90º);

Portanto, alternativa "C".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


04
(Foco na aprendizagem 3 - SEDUCE - GO).

Observe os quadriculáteros representados a seguir:


Qual é o quadrilátero que possui os quatro ângulos internos com a mesma medida?

A
B
C
D

O quadriculátero que possui os quatros angulos internos com a mesma medida é o retângulo (ângulos retos: 90°)

Portanto, alternativa "C".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


05
(Foco na aprendizagem 3 - SEDUCE - GO).

O desenho abaixo representa o botão de um fogão. As marcas de temperaturas desse botão estão igualmente espaçadas. Para ligar o fogão, deve-se girar o botão no sentido horário.


Quantos graus o botão desse fogão deve ser girado para ligá-lo na temperatura mínima?

A
B
C
D

Como o botão do fogão está divivido em 4 partes iguais e uma volta completa é 360°. Então, para o botão ser girado até a posição de temperatura mínima deve girar [tex]\frac{3}{4} [tex]. Sendo assim:

    [tex]= \frac{3}{4} \cdot 360° [tex]

    [tex]= 3 \cdot 90° [tex]

    [tex]= 270° [tex]

Portanto, alternativa "D".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


06
(Foco na aprendizagem 3 - SEDUCE - GO).

Maurício aproveitou o subsolo de sua casa para construir uma garagem. O acesso à garagem é feito por meio de uma rampa, que liga o portão até o subsolo, conforme representado no desenho a seguir.


De acordo com esse desenho, qual é o comprimento, em metros, dessa rampa?

A
B
C
D

Aplicando o Teorema de Pitágoras para encontrar o comprimento da rampa.

    [tex] a^{2} = b^{2} + c^{2} [tex]

    [tex] x^{2} = 24^{2} + 10^{2} [tex]

    [tex] x^{2} = 576 + 100 [tex]

    [tex] x^{2} = 676 [tex]

    [tex] x = \sqrt{676} [tex]

    [tex] x = 26\ metros [tex]

Portanto, alternativa "B".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


07
(Foco na aprendizagem 3 - SEDUCE - GO).

O tampo de uma mesa em formato de L receberá um acabamento com tiras de borracha em sua lateral. As dimensões desse tampo estão representadas na figura a seguir.


Quantos centímetros de tiras de borracha, no mínimo, serão necessários para esse acabamento?

A
B
C
D

A quantidade de tiras de borracha será:


    P = 110 + 80 + 40 + 40 + 70 + 40

    P = 380 cm

Portanto, alternativa "D".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


08
(Foco na aprendizagem 3 - SEDUCE - GO).

O desenho a seguir representa o novo campinho de futebol de um clube. A superfície desse campinho foi revestida com grama artificial.


Quantos metros quadrados de grama artificial, no mínimo, foram necessários para cobrir totalmente a susperfície desse campinho?

A
B
C
D

A área destinada ao plantio de grama é:

    [tex] Área = comprimento × largura [tex]

    [tex] Área = 29\ m × 18\ m [tex]

    [tex] Área = 552\ m^{2} [tex]

Portanto, alternativa "C".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


09
(Foco na aprendizagem 3 - SEDUCE - GO).

Para preparar uma vitamina de morango, Daniele utilizou 1 300 mL de leite.

Quantos litros de leite Daniele utilizou para fazer essa vitamina de morango?

A
B
C
D

Como 1 litro = 1 000 mL. Logo

    [tex] = 1\ 300\ mL = 1,3\ L [tex]

Portanto, alternativa "A".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


10
(Foco na aprendizagem 3 - SEDUCE - GO).

A temperatura no interior de uma câmara fria atingiu a marca de –16 °C, enquanto a temperatura ambiente, nesse instante, era de 20 °C.

Qual foi a diferença entre essas temperaturas?

A
B
C
D

Observe a figura a seguir:


    [tex] Diferença = 20 + 16 = 36\ ºC [tex]

Portanto, alternativa "B".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


11
(Foco da aprendizagem 3 - SEDUCE-GO).

Considere o número decimal 4,207.

A escrita correta deste número por extenso é

A
B
C
D

Observe a tabela a seguir:

4 ,2 0 7
unidades décimoscentésimosmilésimos

Então, a forma correta por extenso é quatro inteiros, duzentos e sete milésimos.

Portanto, alternativa "D".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


12
(Foco da aprendizagem 3 - SEDUCE-GO).

Veja a operação a seguir:

[tex] \frac{5}{4} + \frac{2}{3} + \frac{1}{2} [tex]

Qual é o resultado dessa operação?

A
B
C
D

Transformando as frações em equivalentes de mesmo denominador (o mínimo múltiplo comum é 12).

    [tex]= \frac{5 × 3}{4 × 3} + \frac{2 × 4}{3 × 4} + \frac{1 × 6}{2 × 6} [tex]

    [tex]= \frac{15}{12} + \frac{8}{12} + \frac{6}{12} [tex]

    [tex]= \frac{29}{12}[tex]

Portanto, alternativa "A".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


13
(Foco da aprendizagem 3 - SEDUCE-GO).

As variáveis [tex]x[tex] e [tex]n[tex] assumem valores conforme a tabela a seguir:

x 246810
n48121620

A relação entre [tex]x[tex] e [tex]n[tex] é dada na expressão

A
B
C
D

Vamos obter a expressão por substituição, considerando o valor de x = 10 (ordem) e encontrar o valor n = 20.

  A)  [tex]n = 10 + 4 = 14 ≠ 20 [tex]   (Falsa)

  B)  [tex]n = 10 + 2 = 12 ≠ 20 [tex]   (Falsa)

  C)  [tex]n = 2 \cdot 10 = 20 [tex]   (Verdadeira)

  D)  [tex]n = 2 \cdot 10 + 2 = 20 + 2 = 22 ≠ 20 [tex]   (Falsa)

Portanto, alternativa "C".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


14
(Foco da aprendizagem 3 - SEDUCE-GO).

Em uma papelaria um estojo custa x reais e um corretivo custa 4 reais. Na compra de 5 desses estojos e 7 desses corretivos, Carlos pagou 55 reais.

Qual é a equação que permite calcular o valor, em reais, desse estojo?

A
B
C
D

Como o preço de um estojo é x reais e um corretivo custa 4 reais. Logo:

  [tex] 5\ estojos + 7\ corretivos = 55 [tex]

  [tex] 5 \cdot x + 7 \cdot 4 = 55 [tex]

  [tex] 5x + 28 = 55 [tex]

Portanto, alternativa "A".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


15
(Foco da aprendizagem 3 - SEDUCE-GO).

A tabela mostra o número de bicicletas vendidas, em certa concessionária, no primeiro trimestre do ano.

Número de bicicletas vendidas
Tipo de
bicicleta
JaneiroFevereiroMarço
X141216
Y151418

Quantas bicicletas foram vendidas nesse trimestre?

A
B
C
D

O total de bicicletas vendidas nesse trimestre foi:

    [tex] Total = 14 + 12 + 16 + 15 + 14 + 18 [tex]

    [tex] Total = 89 [tex]

Portanto, alternativa "C".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)




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