(Foco na aprendizagem 3 - SEDUCE - GO).
Para a venda de seus produtos, uma indústria fabrica caixas com tampas, na forma de um paralelepípedo retângulo, conforme o desenho a seguir.
Qual é a figura que melhor representa o molde desta caixa?
O molde ou planificação da caixa na forma de um paralelepípedo é a figura B.
Portanto, alternativa "B".
(Fonte da resolução: Prof. Warles.)
(Foco na aprendizagem 3 - SEDUCE - GO).
Observe os triângulos representados na malha quadriculada a seguir:
Em relação a esses triângulos, é correto afirmar que:
Observe:
Triângulo 1: triângulo isósceles (2 lados congruentes);
Triângulo 2: triângulo isósceles (2 lados congruentes) e retângulo (ângulo reto: 90º);
Triângulo 3: triângulo escaleno (três lados distintos entre si.);
Triângulo 4: triângulo retângulo (retângulo (ângulo reto: 90º);
Portanto, alternativa "C".
(Fonte da resolução: Prof. Warles.)
(Foco na aprendizagem 3 - SEDUCE - GO).
Observe os quadriculáteros representados a seguir:
Qual é o quadrilátero que possui os quatro ângulos internos com a mesma medida?
O quadriculátero que possui os quatros angulos internos com a mesma medida é o retângulo (ângulos retos: 90°)
Portanto, alternativa "C".
(Fonte da resolução: Prof. Warles.)
(Foco na aprendizagem 3 - SEDUCE - GO).
O desenho abaixo representa o botão de um fogão. As marcas de temperaturas desse botão estão igualmente espaçadas. Para ligar o fogão, deve-se girar o botão no sentido horário.
Quantos graus o botão desse fogão deve ser girado para ligá-lo na temperatura mínima?
Como o botão do fogão está divivido em 4 partes iguais e uma volta completa é 360°. Então, para o botão ser girado até a posição de temperatura mínima deve girar [tex]\frac{3}{4} [tex]. Sendo assim:
[tex]= \frac{3}{4} \cdot 360° [tex]
[tex]= 3 \cdot 90° [tex]
[tex]= 270° [tex]
Portanto, alternativa "D".
(Fonte da resolução: Prof. Warles.)
(Foco na aprendizagem 3 - SEDUCE - GO).
Maurício aproveitou o subsolo de sua casa para construir uma garagem. O acesso à garagem é feito por meio de uma rampa, que liga o portão até o subsolo, conforme representado no desenho a seguir.
De acordo com esse desenho, qual é o comprimento, em metros, dessa rampa?
Aplicando o Teorema de Pitágoras para encontrar o comprimento da rampa.
[tex] a^{2} = b^{2} + c^{2} [tex]
[tex] x^{2} = 24^{2} + 10^{2} [tex]
[tex] x^{2} = 576 + 100 [tex]
[tex] x^{2} = 676 [tex]
[tex] x = \sqrt{676} [tex]
[tex] x = 26\ metros [tex]
Portanto, alternativa "B".
(Fonte da resolução: Prof. Warles.)
(Foco na aprendizagem 3 - SEDUCE - GO).
O tampo de uma mesa em formato de L receberá um acabamento com tiras de borracha em sua lateral. As dimensões desse tampo estão representadas na figura a seguir.
Quantos centímetros de tiras de borracha, no mínimo, serão necessários para esse acabamento?
A quantidade de tiras de borracha será:
P = 110 + 80 + 40 + 40 + 70 + 40
P = 380 cm
Portanto, alternativa "D".
(Fonte da resolução: Prof. Warles.)
(Foco na aprendizagem 3 - SEDUCE - GO).
O desenho a seguir representa o novo campinho de futebol de um clube. A superfície desse campinho foi revestida com grama artificial.
Quantos metros quadrados de grama artificial, no mínimo, foram necessários para cobrir totalmente a susperfície desse campinho?
A área destinada ao plantio de grama é:
[tex] Área = comprimento × largura [tex]
[tex] Área = 29\ m × 18\ m [tex]
[tex] Área = 552\ m^{2} [tex]
Portanto, alternativa "C".
(Fonte da resolução: Prof. Warles.)
(Foco na aprendizagem 3 - SEDUCE - GO).
Para preparar uma vitamina de morango, Daniele utilizou 1 300 mL de leite.
Quantos litros de leite Daniele utilizou para fazer essa vitamina de morango?
Como 1 litro = 1 000 mL. Logo
[tex] = 1\ 300\ mL = 1,3\ L [tex]
Portanto, alternativa "A".
(Fonte da resolução: Prof. Warles.)
(Foco na aprendizagem 3 - SEDUCE - GO).
A temperatura no interior de uma câmara fria atingiu a marca de –16 °C, enquanto a temperatura ambiente, nesse instante, era de 20 °C.
Qual foi a diferença entre essas temperaturas?
Observe a figura a seguir:
[tex] Diferença = 20 + 16 = 36\ ºC [tex]
Portanto, alternativa "B".
(Fonte da resolução: Prof. Warles.)
(Foco da aprendizagem 3 - SEDUCE-GO).
Considere o número decimal 4,207.
A escrita correta deste número por extenso é
Observe a tabela a seguir:
4 | , | 2 | 0 | 7 |
---|---|---|---|---|
unidades | décimos | centésimos | milésimos |
Então, a forma correta por extenso é quatro inteiros, duzentos e sete milésimos.
Portanto, alternativa "D".
(Fonte da resolução: Prof. Warles.)
(Foco da aprendizagem 3 - SEDUCE-GO).
Veja a operação a seguir:
[tex] \frac{5}{4} + \frac{2}{3} + \frac{1}{2} [tex]
Qual é o resultado dessa operação?
Transformando as frações em equivalentes de mesmo denominador (o mínimo múltiplo comum é 12).
[tex]= \frac{5 × 3}{4 × 3} + \frac{2 × 4}{3 × 4} + \frac{1 × 6}{2 × 6} [tex]
[tex]= \frac{15}{12} + \frac{8}{12} + \frac{6}{12} [tex]
[tex]= \frac{29}{12}[tex]
Portanto, alternativa "A".
(Fonte da resolução: Prof. Warles.)
(Foco da aprendizagem 3 - SEDUCE-GO).
As variáveis [tex]x[tex] e [tex]n[tex] assumem valores conforme a tabela a seguir:
x | 2 | 4 | 6 | 8 | 10 |
---|---|---|---|---|---|
n | 4 | 8 | 12 | 16 | 20 |
A relação entre [tex]x[tex] e [tex]n[tex] é dada na expressão
Vamos obter a expressão por substituição, considerando o valor de x = 10 (ordem) e encontrar o valor n = 20.
A) [tex]n = 10 + 4 = 14 ≠ 20 [tex] (Falsa)
B) [tex]n = 10 + 2 = 12 ≠ 20 [tex] (Falsa)
C) [tex]n = 2 \cdot 10 = 20 [tex] (Verdadeira)
D) [tex]n = 2 \cdot 10 + 2 = 20 + 2 = 22 ≠ 20 [tex] (Falsa)
Portanto, alternativa "C".
(Fonte da resolução: Prof. Warles.)
(Foco da aprendizagem 3 - SEDUCE-GO).
Em uma papelaria um estojo custa x reais e um corretivo custa 4 reais. Na compra de 5 desses estojos e 7 desses corretivos, Carlos pagou 55 reais.
Qual é a equação que permite calcular o valor, em reais, desse estojo?
Como o preço de um estojo é x reais e um corretivo custa 4 reais. Logo:
[tex] 5\ estojos + 7\ corretivos = 55 [tex]
[tex] 5 \cdot x + 7 \cdot 4 = 55 [tex]
[tex] 5x + 28 = 55 [tex]
Portanto, alternativa "A".
(Fonte da resolução: Prof. Warles.)
(Foco da aprendizagem 3 - SEDUCE-GO).
A tabela mostra o número de bicicletas vendidas, em certa concessionária, no primeiro trimestre do ano.
Número de bicicletas vendidas | |||
---|---|---|---|
Tipo de bicicleta | Janeiro | Fevereiro | Março |
X | 14 | 12 | 16 |
Y | 15 | 14 | 18 |
Quantas bicicletas foram vendidas nesse trimestre?
O total de bicicletas vendidas nesse trimestre foi:
[tex] Total = 14 + 12 + 16 + 15 + 14 + 18 [tex]
[tex] Total = 89 [tex]
Portanto, alternativa "C".
(Fonte da resolução: Prof. Warles.)
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