(PAEBES).
João e Pedro utilizaram uma malha quadriculada para construir um tabuleiro de “jogo da velha”, no qual as linhas são identificadas por letras, e, as colunas, por números. Durante uma partida, Pedro decidiu começar o jogo pela casa destacada em cinza.
Quais são as coordenadas da casa na qual Pedro começou o jogo?
Observe a figura a seguir:
Sendo assim, as coordendas da casa na qual Pedro começou o jogo foi G3.
Portanto, opção "D".
(IPOJUCA - PE).
O desenho abaixo mostra o trajeto realizado por um navio ao deslocar-se de um ponto P em direção a um ponto R, passando por Q.
Ao mudar de direção no ponto Q, para cumprir sua rota, esse navio realizou um giro que correspondeu a um ângulo
Como o ângulo "α" é menor que 90°. Então, esse ângulo é agudo.
Portanto, opção "D".
(SAEGO).
Na circunferência de centro O abaixo foram traçados alguns segmentos.
O segmento que representa um raio dessa circunferência é
Como o raio é a distância entre um ponto de uma circunferência e seu centro. Logo, temos como raio os segmentos de reta:
[tex] \overline{OR},\ \overline{OP}\ e\ \overline{OS} [tex]
Portanto, opção "B".
(SAEB).
Observe a figura.
Em relação à figura, a parte sombreada pode ser representada nas formas fracionária e decimal por
A forma fracionária é:
[tex] \frac{Quadradinhos\ em\ vermelho}{Total\ de\ quadradinhos} = \frac{14}{100} [tex]
Agora, na forma decimal.
Dividindo 14 por 100 obtemos 0,14.
Portanto, opção "D".
(GAVE).
Qual das frações seguintes não é equivalente a [tex] \frac{4}{7}[tex]?
Simplificando as frações, obtemos:
[tex] \frac{20}{35} = \frac{20\ ÷\ 5}{35\ ÷\ 5} = \frac{4}{7}[tex]
[tex] \frac{16}{28} = \frac{16\ ÷\ 4}{28\ ÷\ 4} = \frac{4}{7}[tex]
[tex] \frac{12}{21} = \frac{12\ ÷\ 3}{21\ ÷\ 3} = \frac{4}{7}[tex]
[tex] \frac{10}{14} = \frac{10\ ÷\ 2}{14\ ÷\ 2} = \frac{5}{7}[tex]
Portanto, opção "D".
(SAEP).
A professora de Paulo pediu-lhe que resolvesse a seguinte expressão
0,2 + 0,8² + (0,25 + 2,75) ÷ 3
O resultado dessa expressão encontrado por Paulo é igual a
Observe o desenvolvimento da expressão:
[tex]= 0,2 + 0,8² + (0,25 + 2,75) ÷ 3 [tex]
[tex]= 0,2 + 0,64 + 3 ÷ 3 [tex]
[tex]= 0,2 + 0,64 + 1 [tex]
[tex]= 1,84 [tex]
Portanto, opção "D".
(SEPR).
O nível N de óleo de um reservatório varia com o tempo t, contado em horas, conforme a equação:
[tex] N = {t}^{2} + 5t\ – 24 = 0[tex]
Em quanto tempo o nível de óleo chegará a zero?
Resolvendo a equação do 2° grau, [tex] {t}^{2} + 5t\ – 24 = 0[tex], temos:
[tex] a = 1, b = 5, c = -24 [tex]
Calculando o delta (Δ):
[tex]Δ = b^{2}\ - 4ac [tex]
[tex]Δ = 5^{2}\ - 4 \cdot 1 \cdot (-24) [tex]
[tex]Δ = 25\ + 96 [tex]
[tex]Δ = 121 [tex]
Agora, encontrar as raízes:
[tex] t = \frac{-b\ \pm\ \ \sqrt{Δ}}{2a}[tex]
[tex] t = \frac{-5\ \pm\ \sqrt{121}}{2\ \cdot\ 1}[tex]
[tex] t = \frac{-5\ \pm\ 11}{2}[tex]
[tex] t' = \frac{-5\ +\ 11}{2} = \frac{6}{2} = 3[tex]
[tex] t'' = \frac{-5\ -\ 11}{2} = \frac{-\ 16}{2} = -8[tex] (Não convém!!)
Sendo assim, o quanto tempo o nível de óleo chegará a zero é de 3 horas.
Portanto, opção "A".
(SAVEAL).
Seu João possui um terreno retangular que será cercado para plantar hortaliças. A largura do terreno é 20 metros e seu João pode gastar no máximo 130 metros de tela que é a quantidade que ele possui.
A inequação associada ao problema é
Para cercar o terremos deve ter:
= 20 + x + 20 + x
= 2x + 40
Como João só pode gastar no máximo 130 metros de tela. Então:
2x + 40 ≤ 130
Portanto, opção "A".
(2ª P.D – Seduc-GO).
Na escola de Pedro, a professora de matemática fez uma pesquisa para saber em quais cursos seus alunos pretendiam graduar. O resultado foi exposto no gráfico a seguir.
A tabela que melhor representa as informações corretas do gráfico é
A tabela que relaciona corretamente com o gráfico é a C.
Portanto, opção "C".
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