quarta-feira, 1 de junho de 2016

Quiz 8: MATEMÁTICA 9° ANO

Quiz 08: MATEMÁTICA 9° ANO
QUIZ 08: MATEMÁTICA 9° Ano

01
(PD).

Observe os números que aparecem na reta abaixo.

O número indicado pela seta é

A
B
C
D


02
(Prova Brasil).

Um terreno quadrado foi dividido em quatro partes, como mostra o desenho abaixo. Uma parte foi destinada para piscina, uma para a quadra, uma parte quadrada para o canteiro de flores e outra, também quadrada, para o gramado.

Sabe-se que o perímetro da parte destinada ao gramado é de 20 m, e o do canteiro de flores, é de 12 m. Qual o perímetro da parte destinada à piscina?

A
B
C
D

Como o gramado é quadrado e com perímetro de 20 m. Logo, o lado é [tex]\frac{20}{4} = 5\ m .[tex]

E, o canteiro de flores é quadrado e com perímetro de 12 m. Logo, o lado é [tex]\frac{12}{4} = 3\ m [tex].

Sendo assim, o terremo destinado a construção da piscina é retangular e com dimensões: 5 m e 3 m. Logo, o perímetro é dado por:

  [tex]\ P = 2 × comprimento\ + 2× largura\ [tex]

   [tex]\ P = 2 × 5 +\ 2× 3 [tex].

   [tex]\ P = 10 + 6 = 16\ m [tex].


03
(Prova Brasil).

O piso de entrada de um prédio está sendo reformado. Serão feitas duas jardineiras nas laterais, conforme indicado na figura, e o piso restantes será revestido em cerâmica.

Qual é a área do piso que será revestido com cerâmica?

A
B
C
D

Como a área do piso é um trapézio. Logo:

  [tex] A = \frac{(B + b)×h}{2} = \frac{(4 + 2)×3}{2} [tex]

  [tex] A = \frac{6×3}{2} = \frac{18}{2} [tex]

  [tex] A = 9\ m² [tex]


04
(BPW).

Em uma cidade em que as passagens de ônibus custavam R$ 1,20, saiu em um jornal a seguintes manchete:

“NOVO PREFEITO REAJUSTA O PREÇO DAS PASSAGENS DE ÔNIBUS EM 25% NO PRÓXIMO MÊS”.

Qual será o novo valor das passagens?

A
B
C
D

Com o reajuste a passagem passará a ser: 100% + 25% = 125%. Logo,

  = R$ 1,20 × 125% = R$ 1,20 × 1,25

  = R$ 1,50


05
(Prova Brasil).

Dada a expressão:

Sendo a = 1, b = – 7 e c = 10, o valor numérico de x é

A
B
C
D

O valor número da expressão é:

  [tex] x = \frac{-b\ + \sqrt{b^2-4ac}}{2a} = \frac{-(-7)\ + \sqrt{(-7)^2 - 4× 1× 10}}{2×1} [tex]

  [tex] x = \frac{7\ + \sqrt{49 - 40}}{2} = \frac{7\ + \sqrt{9}}{2} [tex]

  [tex] x = \frac{7\ + 3}{2} = \frac{10}{2} [tex]

  [tex] x = 5 [tex]


06
(WRN).

Um grupo foi ao zoológico e contou a quantidade de visitas que alguns animais receberam. Com os dados, construiu o gráfico abaixo.

É correto afirmar que:

A
B
C
D


07
(Prova Brasil).

A fração [tex] \frac{3}{100} [tex] corresponde ao número decimal

A
B
C
D

Efetuando a divisão de 3 por 100 obtemos:

   3 ÷ 100 = 0,03


08
(SAEGO).

Observe a figura abaixo:

Se realizarmos um giro de 90º nessa figura, no sentido horário, a figura que encontraremos será:

A
B
C
D


09
(BPW).

O croqui abaixo mostra um mapa que fornece as indicações para se chegar à chácara nele indicada.

Luciana, para chegar à chácara, após fazer o retorno, deve:

A
B
C
D


10
(PB 2011).

O valor aproximado de [tex] {\sqrt{120}} [tex] está

A
B
C
D

Sabemos que [tex] {\sqrt{81}} = 9,\ {\sqrt{100}} = 10,\ {\sqrt{121}} = 11, [tex]. Logo.

   [tex] {\sqrt{100}} < {\sqrt{120}}\ < {\sqrt{121}} [tex]

   [tex] 10 < {\sqrt{120}}\ < 11 [tex]


11
(Prova Brasil).

Pedro e João jogaram uma partida de bolinhas de gude. No final, João tinha 20 bolinhas, que correspondiam a 8 bolinhas a mais que Pedro.

João e Pedro tinha juntos

A
B
C
D

  João: 20 bolinhas

  Pedro: 20 − 8 = 12 bolinhas

 Logo, juntos eles tem:

   20 + 12 = 32 bolinhas


12
(Projeto con(seguir)).

A fração [tex]\frac{2}{5}[tex] pode ser representada pelo número decimal:

A
B
C
D

Efetuando a divisão de 2 por 5, temos:

   [tex] 2 ÷ 5 = 0,4 [tex]





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