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segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016

Quiz 19: MATEMÁTICA 9° ANO

Quiz 19: MATEMÁTICA 9° ANO
QUIZ 19: MATEMÁTICA 9° Ano

1. (SAEP – TO). O jogo de xadrez é um jogo milenar, e para todas as suas peças tem regras de movimento específico, entre as quais o cavalo se movimenta em forma de L de três casas em qualquer direção. Na figura ao lado, os pontos marcados representam as casas que o cavalo pode alcançar, estando na casa g6.

Dentre as casas que o cavalo poderá alcançar, partindo da casa f4 e fazendo uma única jogada, estão

Partindo da casa f4 e efetuando os movimentos permitidos encontrará as casas: g2, e2, h3, h5, g6, e6, d5 ou d3.

Assim, a única alternativa que satisfaz é g2 ou d3. Alternativa "B".


2. (SEDUCE-GO). Observe as figuras a seguir:

Qual é a propriedade que caracteriza o quadrado como um retângulo?

O quadrado e o retângulo tem os quatro ângulos retos.


3. (SAERO). Observe a transformação homotética abaixo, sendo o triângulo PQR uma ampliação do triângulo HIJ.

Qual é a razão de homotetia dessa ampliação?

A razão dessa ampliação é: 12/4 = 3.


4. (Proeb). Nas figuras, abaixo, estão desenhadas quatro circunferências, todas com o raio medindo 18 cm.

A figura que indica a medida correta da corda MN é

A maior corda é o diâmetro. E o diâmetro é dobro do raio. Logo, D = 2 ∙ r = 2 x 18 = 36 m. Assim, a referida corda só poderá ser menor ou igual a 36. Portanto, Alternativa "A".


5. (Gestar II). A caixa da figura está vazia e pode ser totalmente preenchida pelos cubos da pilha. A quantidade de cubos empilhados é superior a quantidade de cubos necessários para encher a caixa.

Preenchendo essa caixa com os cubos da pilha, quantos cubos sobram?

Tem 27 cubos na pilha e a caixa comporta 24 cubos quando está totalmente cheia. Assim, ao encher a caixa sobrará: 27 – 24 = 3 cubos.


6. (Projeto (con)seguir – DC). Raíssa preparou 200 litros de refresco para o aniversário de seu sobrinho. Este refresco será colocado em garrafinhas de 350 mililitros. O número de garrafinhas necessárias será:

Como 200 litros = 200 000 ml. Assim, 200 000/350 = 571,4.


7. (Seduc-SP). O tio de Priscila deixou sobre a mesa uma pizza de mussarela cortada em 8 pedaços iguais. Depois de um tempo observou que alguém tinha comido alguns pedaços, conforme ilustra a figura abaixo.

Qual é o número que indica a parte da pizza que foi comida em relação ao todo?

Veja que: 2/8 = 1/4 = 0,25.


8. (SAEPI). Observe o número abaixo.

      10 382

Qual é o algarismo que ocupa a ordem das unidades de milhar nesse número?

2 = unidades, 8 = dezenas, 3 = centenas, 0 = unidades de milhar e 1 = dezenas de milhar.


9. (IPOJUCA - PE). Júlia e Marcelo levaram suas três filhas de 4, 6 e 9 anos ao teatro. Nesse teatro, crianças menores de 12 anos pagam meia-entrada, enquanto os adultos pagam inteira. O valor do ingresso de entrada (inteira) é R$ 15,00, enquanto que a meia-entrada custa a metade do valor da inteira. Júlia comprou ingressos para todos.

Qual foi o valor pago por Júlia nesses ingressos?

Valor pago foi de dois ingressos inteiro e 3 meia-entrada. Logo,

2 x R$ 15,00 + 3 x R$ 7,50 = R$ 30,00 + R$ 22,50 = R$ 52,50.


10. (Prova da cidade 2011). Mariana comprou o par de tênis da figura a seguir e obteve um desconto de 10% por pagar à vista.

Quanto custou o par de tênis com esse desconto?

Valor pago: 125 x 0,9 = R$ 112,50.


11. (1ª. P.D 2013). Eduardo é pintor e o valor fixo cobrado por ele é de R$ 10,00. A cada hora trabalhada há um acréscimo de R$ 15,00.

A expressão que representa o valor cobrado por Eduardo é

Temos: Valor fixo = R$ 10,00 e o valor variável com acréscimo de R$ 15,00 por hora. Logo, a expressão que representa a situação é V(x) = 10 + 15x.


12. (3ª P.D - SEDUC-GO). Observe o gráfico a seguir:

O sistema que representa esse gráfico é

O ponto de interseção é a solução do sistema. Ou seja, x = 2 e y = 1. O único sistema que satisfaz é:

x + y = 1 + 2 = 3   e   x – y = 2 – 1 = 1.




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