quarta-feira, 1 de junho de 2016

Quiz 20: MATEMÁTICA 9° ANO

Quiz 20: MATEMÁTICA 9° ANO
QUIZ 20: MATEMÁTICA 9° Ano

01
(SADEAM).

Laura desenhou o cubo abaixo.

Depois ela desenhou algumas planificações. Veja.

Quais das planificações que Laura desenhou são de um cubo?

A
B
C
D

Somente a planificação III não obtém o cubo.


02
(SARESP).

Se girarmos o ponteiro do marcador abaixo em 120° no sentido horário, sobre qual quadrante ele ficará?

A
B
C
D

Como cada quadrante tem 90°. Logo, 120° é um quadrante e um pouco do outro. Portanto, girando no sentido horário, o ponteiro deve parar no quadrante Q2.


03
(SAEB 2013).

No gráfico cartesiano abaixo, as medidas nos eixos têm escalas diferentes.

Quais os pares ordenados que correspondem às figuras do asterisco e do quadrado, respectivamente?

A
B
C
D


04
(SAEPE).

Joaquim estava pescando em um rio, como mostra o desenho abaixo.

Quando o peixe estava a uma distância vertical x da ponta da vara de pescar, Joaquim o fisgou. Qual é a medida x correspondente a essa distância vertical?

A
B
C
D

Aplicando o Teorema de Pitágoras, temos:

  [tex] {a^2} = {b^2} + {c^2} [tex]

  [tex] {10^2} = {x^2} + {6^2} [tex]

  [tex] 100 = {x^2} + 36 [tex]

  [tex] 100 - 36 = {x^2} [tex]

  [tex] x = \sqrt{64} [tex]

  [tex] x = 8 [tex] m


05
(SAEPI).

Observe os tijolos de vidro desenhados abaixo. Eles têm o formato quadrado e seu lado equivale a 19 cm.

Desprezando o espaço da junção entre os tijolos, o perímetro dessa parede de tijolos de vidro é igual a

A
B
C
D

O contorno da figura contém 28 lados do quadrado. Portanto,

    28 x 19 cm = 532 cm.


06
(Saresp-2009).

Efetuando

(− 4) ∙ (− 6) : (− 3)

obtemos:

A
B
C
D

Efetuando as operações, temos:

  = (– 4) ∙ (– 6) : (– 3)

  = 24 : (– 3) = – 8


07
(SARESP-2011).

Beatriz encontrou, na loja Pague Pouco, a seguinte promoção de canetas:

Ela aproveitou a promoção e pagou 12 canetas. O número de canetas que Beatriz levou foi:

A
B
C
D

Como a cada 4 canetas ela paga somente 3. Assim, ao pagar 12, significa que ela ganhou 4 canetas na promoção. Portanto,

  12 + 4 = 16 canetas.


08
(GAVE).

Qual das opções seguintes mostra uma figura cuja parte sombreada a cinzento corresponde a [tex] \frac{1}{3} [tex] da própria figura?

A
B
C
D


09
(SIMAVE).

Leia as frações que a professora escreveu no quadro.

[tex] I)\ \frac{4}{5}   II)\ \frac{15}{21}   III)\ \frac{102}{105}   IV)\ \frac{1\ 200}{1\ 500}   [tex]

Quais dessas frações são equivalentes à fração [tex] \frac{12}{15} [tex]?

A
B
C
D

I) [tex] \frac{4}{5} [tex]

II) [tex] \frac{15}{21} = \frac{15\ ÷\ 3}{21\ ÷\ 3} = \frac{5}{7} [tex]

III) [tex] \frac{102}{105} = \frac{15\ ÷\ 6}{21\ ÷\ 6} = \frac{17}{35} [tex]

IV) [tex] \frac{1200}{1500} = \frac{1200\ ÷\ 300}{1500\ ÷\ 300} = \frac{4}{5} [tex]


10
(SEPR).

Júnior estava participando de uma maratona. O percurso total da prova é de 42,195 Km. Sabendo-se que ainda faltam 16,4 Km para ele completar a prova, qual a distância já percorrida por Júnior?

A
B
C
D

Distância percorrida:

  42,195 – 16,4 = 25,795 km.


11
(GAVE).

O grupo de Joana vai construir instrumentos musicais como o da figura.

Para construírem este instrumento musical, eles precisam do seguinte material:

Com 25 tampinhas, 15 pregos e 8 tábuas, o grupo de Joana daria para construir

A
B
C
D

Tampinhas: [tex] \frac{25}{4} = 6,25 [tex]

pregos: [tex] \frac{15}{2} = 7,5 [tex]

tábuas: 8

Logo, as tampinhas é o valor limitante. Portanto, daria para construir 6 instrumentos.


12
(GAVE).

Na figura abaixo, estão representados os três primeiros termos de uma sequência de conjuntos de bolas que segue a lei de formação sugerida na figura.

Qual das expressões seguintes pode representar a lei geradora da sequência do número de bolinhas brancas:

A
B
C
D

Para o 1° termo: 3 × 1 + 1 = 4 bolinhas

Para o 2° termo: 3 × 2 + 1 = 7 bolinhas

Para o 3° termo: 3 × 3 + 1 = 10 bolinhas

     ⁞      ⁞

Para o n° termo: 3 × n + 1 = (3n + 1) bolinhas




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