(Foco da aprendizagem 2 - SEDUCE-GO).
A professora de Felipe solicitou que ele resolvesse a seguinte expressão:
[tex] N = 4 \cdot (-3)^{2}\ -\ 2^{4} [tex]
Felipe resolveu corretamente a expressão encontrando para N o valor igual a
O valor de N que Felipe encontrou foi:
[tex] N = 4 \cdot (-3)^{2}\ -\ 2^{4} [tex]
[tex] N = 4 \cdot 9\ -\ 16 [tex]
[tex] N = 36\ -\ 16 [tex]
[tex] N = 20 [tex]
Portanto, alternativa "C".
(Fonte da resolução: Prof. Warles.)
(Foco da aprendizagem 2 - SEDUCE-GO).
A temperatura máxima em uma cidade em determinado dia de inverno chegou a 2°C, enquanto a mínima, nesse mesmo dia, foi de –7°C.
Neste dia, a diferença entre as temperaturas máxima e mínima nesta cidade, foi igual a
Observe:
Logo, a diferença entre as temperturas máxima e mínima é de 9 °C.
Portanto, alternativa "A".
(Fonte da resolução: Prof. Warles.)
(Foco da aprendizagem 2 - SEDUCE-GO).
Na turma em que Camila estuda, 40% dos estudantes são meninos.
Qual a fração que representa este valor percentual?
A fração que representa este valor percentual é de:
[tex] 40 \%\ = \frac{40}{100} = \frac{40\ ÷\ 20}{100\ ÷\ 20} = \frac{2}{5} [tex]
Portanto, alternativa "A".
(Fonte da resolução: Prof. Warles.)
(Foco da aprendizagem 2 - SEDUCE-GO).
A professora de Vanessa escreveu no quadro o número decimal 3,018. Em seguida pediu que ela escrevesse o número por extenso.
A escrita correta deste número por extenso é
A escrita correta do número 3,018 por extenso é:
3 | , | 0 | 1 | 8 |
---|---|---|---|---|
inteiros | décimos | centésimos | milésimos |
Ou seja, três inteiros e dezoito milésimos.
Portanto, alternativa "D".
(Fonte da resolução: Prof. Warles.)
(Foco da aprendizagem 2 - SEDUCE-GO).
Alexandre resolveu corretamente a expressão a seguir, encontrando o seu resultado na forma de fração.
[tex](1 + \frac{3}{5}) \cdot (-0,5)^{3} [tex]
A fração encontrada por Alexandre é igual a
A fração encontrada por Alexandre foi igual a:
[tex]= (1 + \frac{3}{5}) \cdot (-0,5)^{3} [tex]
[tex] = (\frac{5}{5} + \frac{3}{5}) \cdot (-\frac{5}{10})^{3} [tex]
[tex] = (\frac{8}{5}) \cdot (-\frac{125}{1000}) [tex]
[tex] = (\frac{8}{5}) \cdot (-\frac{125\ ÷\ 25}{1000\ ÷\ 25}) [tex]
[tex] = (\frac{8}{5}) \cdot (-\frac{5}{40}) [tex]
[tex] = -\frac{40}{5\ \cdot\ 40} [tex]
[tex] = -\frac{1}{5} [tex]
Portanto, alternativa "B".
(Fonte da resolução: Prof. Warles.)
(Foco da aprendizagem 2 - SEDUCE-GO).
Mariana gasta R$ 600,00 com alimentação. Este valor representa [tex]\frac{2}{5}[tex] de seu salário.
Qual o valor total, em reais, do salário de Mariana?
Se [tex]\frac{2}{5}[tex] corresponde a R$ 600,00. Então, [tex]\frac{1}{5}[tex] corresponde a R$ 300,00.
Então, o salário total de Mariana é:
[tex] = 5 \cdot R \$\ 300,00 = R \$\ 1\ 500,00 [tex]
Portanto, alternativa "D".
(Fonte da resolução: Prof. Warles.)
(Foco da aprendizagem 2 - SEDUCE-GO).
A medida do perímetro do hexágono regular, a seguir, é igual a [tex]6\sqrt{2}\ cm [tex].
(Dados: [tex]\sqrt{2} \cong 1,4 [tex])
Um valor aproximado, em cm, para este perímetro, é igual a
O valor aproximado, em cm, do perímetro do hexágono é:
[tex] Perímetro = 6\sqrt{2} [tex]
[tex] Perímetro = 6 \cdot 1,4 [tex]
[tex] Perímetro = 8,4\ cm [tex]
Portanto, alternativa "C".
(Fonte da resolução: Prof. Warles.)
(Foco da aprendizagem 2 - SEDUCE-GO).
Gustavo calculou corretamente o valor da expressão algébrica [tex] 2x^{2} - 5x + 12[tex], para [tex]x = −2[tex].
O resultado encontrado por Gustavo é igual a
O resultado encontrado por Gustavo foi de:
[tex]= 2x^{2} - 5x + 12[tex]
[tex]= 2 \cdot (-2)^{2} - 5 \cdot (-2) + 12[tex]
[tex]= 2 \cdot 4 + 10 + 12[tex]
[tex]= 8 + 10 + 12[tex]
[tex]= 30[tex]
Portanto, alternativa "A".
(Fonte da resolução: Prof. Warles.)
(Foco da aprendizagem 2 - SEDUCE-GO).
A figura a seguir representa uma área retangular de 120 m² onde será construída uma piscina de 8m × 6m. Ao redor desta piscina haverá uma faixa de largura constante cuja medida está indicada por x.
A medida x da faixa, em metros, é igual a
A medida x da faixa é:
[tex] comprimento × largura = área [tex]
[tex] (x + 8 + x) × (x + 6 + x) = 120 [tex]
[tex] (2x + 8) × (2x + 6) = 120 [tex]
• Por tentativas:
[tex] (2x + 8) × (2x + 6) = 120 [tex]
[tex] (2 \cdot 1 + 8) × (2 \cdot 1 + 6) = [tex]
[tex] 10 × 8 = 80 ≠ 120 [tex] (Falsa!)
[tex] (2x + 8) × (2x + 6) = 120 [tex]
[tex] (2 \cdot 2 + 8) × (2 \cdot 2 + 6) = [tex]
[tex] 12 × 10 = 120 = 120 [tex] (Verdadeira!)
[tex] (2x + 8) × (2x + 6) = 120 [tex]
[tex] (2 \cdot 3 + 8) × (2 \cdot 3 + 6) = [tex]
[tex] 14 × 12 = 168 ≠ 120 [tex] (Falsa!)
[tex] (2x + 8) × (2x + 6) = 120 [tex]
[tex] (2 \cdot 4 + 8) × (2 \cdot 4 + 6) = [tex]
[tex] 16 × 14 = 224 ≠ 120 [tex] (Falsa!)
• Também pode resolver através da fórmula resolutiva de bhaskara.
Portanto, alternativa "B".
(Fonte da resolução: Prof. Warles.)
(Foco da aprendizagem 2 - SEDUCE-GO).
Observe a sequência de figuras a seguir formadas por palitos de fósforo.
Considerando que a sequência continue por mais figuras. A expressão que relaciona a quantidade de palitos (q) em função da posição de cada figura (p), desta sequência, é igual a
Vamos obter a expressão por substituição, considerando o valor da figura 1 (ordem 1) e encontrar o valor de P (palitos).
A) [tex] P(1) = 1 + 1 = 2 ≠ 3[tex] (Falsa)
B) [tex] P(1) = 1^{2}\ - 1\ = 1 - 1 = 0 ≠ 3[tex] (Falsa)
C) [tex] P(1) = 2 \cdot 1\ + 1 = 2 + 1 = 3 = 3 [tex] (Verdadeira)
D) [tex] P(1) = 3 \cdot 1 + 1 = 3 + 1 = 4 ≠ 3[tex] (Falsa)
Portanto, alternativa "C".
(Fonte da resolução: Prof. Warles.)
(Foco da aprendizagem 2 - SEDUCE-GO).
Para fazer um barquinho, Letícia tomou uma folha quadrada de papel e seguiu os passos indicados nas figuras a seguir.
Em relação à figura 5, é correto afirmar que
Observe que o triângulo da figura 5 é isósceles. Ou seja, [tex]\overline{AB} \cong \overline{AC}[tex] e [tex]A\hat{B}D \cong A\hat{C}B[tex]. Também, a soma dos ângulos internos de qualquer triângulo vale 180°. Dessa forma:
[tex]\hat{A} + \hat{B} + \hat{C} = 180° [tex]
[tex]70° + \hat{B} + \hat{C} = 180° [tex]
[tex]2 \cdot \hat{B} = 180°\ -\ 70° [tex]
[tex] \hat{B} =\hat{C} = \frac{110°}{2} = 55°. [tex]
Portanto, alternativa "C".
(Fonte da resolução: Prof. Warles.)
(Foco da aprendizagem 2 - SEDUCE-GO).
Rogério e Sabrina são colegas de turma e moram em locais diferentes. Veja no esboço a seguir, a casa de Rogério, que está no ponto R, e a de Sabrina, no ponto S. No ponto E fica a escola na qual ambos estudam.
Sabendo que Sabrina irá para a escola passando pela casa de Rogério, qual a distância percorrida por ela?
Primeiro calcular a distância entre a casa de Rogério e escola utilizando o Teorema de Pitágoras.
[tex] a^{2} = b^{2} + c^{2} [tex]
[tex] (2\ 500)^{2} = (1\ 500)^{2} + c^{2} [tex]
[tex] 6\ 250\ 000 = 2\ 250\ 000 + c^{2} [tex]
[tex] 6\ 250\ 000 - 2\ 250\ 000 = c^{2} [tex]
[tex] 4\ 000\ 000 = c^{2} [tex]
[tex] c = \sqrt{4\ 000\ 000} [tex]
[tex] c = 2\ 000\ metros [tex]
Agora, a distância percorrida por Sabrina é:
[tex]Distãncia = 1\ 500 + 2\ 000 [tex]
[tex]Distãncia = 3\ 500 [tex]
Portanto, alternativa "A".
(Fonte da resolução: Prof. Warles.)
(Foco da aprendizagem 2 - SEDUCE-GO).
O gráfico abaixo mostra as despesas na produção de certo produto nos sete primeiros meses do ano.
De acordo com as informações do gráfico acima, é correto afirmar que
Analisando o gráfico percebemos que o aumento nas despesas de produção foi o mesmo nos períodos de fevereiro/março e abril/maio, no valor de 100 reais.
Portanto, alternativa "D".
(Fonte da resolução: Prof. Warles.)
(Foco da aprendizagem 2 - SEDUCE-GO).
O gerente de um escritório coletou as medidas dos pesos de todos os seus funcionários numa tabela e representou esses dados no histograma a seguir:
Histograma dos pesos dos funcionários
A tabela que deu origem ao histograma é:
A tabela "A" que relaciona corretamente ao histograma.
Portanto, alternativa "A".
(Fonte da resolução: Prof. Warles.)
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