domingo, 1 de janeiro de 2017

Quiz 21: PORTUGUÊS 5° ANO

Quiz 21: PORTUGUÊS 5° ANO
QUIZ 21: PORTUGUÊS 5° ANO

01
(SAEPI). Leia o texto abaixo.

Golfinhos: cheios de truques

    [...] Eles adoram saltar, brincar e parecem estar sempre sorrindo. Por trás dessa simpatia, os golfinhos escondem outras grandes surpresas. Uma das mais legais é o jeito como se comunicam: eles produzem sons parecidos com assobios, que saem pelas cavidades nasais e servem para trocar informações. Irado!

Disponível em: http://planetasustentavel.abril.com.br/planetinha /bichos/golfinhos-cheios-truques-645338.shtml. Acesso em: 3 fev. 2012. Fragmento.

De acordo com esse texto, os golfinhos se comunicam por meio de

A
B
C
D


02
(SAEGO). Leia o texto abaixo.

A festa das bonecas

    Sofia e suas colegas da escola combinaram de fazer uma festa das bonecas. Cada uma levaria uma bonequinha, não importando se fosse grande ou pequena, loura ou morena, o importante era que ninguém faltasse. Todos os preparativos foram feitos e o dia tão esperado chegou. A festa estava muito divertida, parecia uma grande casa onde moravam muitas amigas. Tudo ia bem até perceberem a falta de Marcela, que estava do lado de fora.

    – O que você está fazendo aí, Marcela?

    – Não sei se posso entrar Sofia. Minha boneca está sem vestido.

    Sofia respirou fundo e teve uma grande ideia: entrou e conversou com as outras meninas. Depois de alguns minutos, elas foram até a porta e cada uma deu um vestido diferente à Marcela.

    – Marcela, temos um presente para você. Sua boneca terá um pouquinho de cada uma das nossas.

    Marcela recebeu muitos vestidos e sua boneca acabou tendo mais roupas para trocar que todas as outras. Alguns vestidos ficaram grandes para a boneca e nem todos combinavam muito, mas essa foi a boneca mais bem-vestida que Marcela já teve.

    Que bonito esse exemplo de amizade! A presença de Marcela era mais importante que as próprias bonecas. Você teria coragem de abrir mão de alguma coisa para fazer um amigo feliz?

LEMOS, Agatha. Nosso Amiguinho, jan. 2011, p. 38.

No trecho “... e sua boneca acabou tendo mais roupas para trocar que todas as outras.” (6° parágrafo), a palavra destacada refere-se a

A
B
C
D


03
(PAEBES). Leia o texto abaixo.

Disponível em: http://www.filologia.org.br/ viiicnlf/anais/caderno12-11.html. Acesso em: 5 mar. 2014.

Nesse texto, a expressão “por água abaixo” quer dizer que o plano do menino vai

A
B
C
D


04
(SAERJ). Leia o texto abaixo.

Urso é condenado por roubo de mel na Macedônia

    O sabor de mel foi tentador demais para um urso na Macedônia, que atacou várias vezes as colmeias de um apicultor.

    Agora, o animal tem ficha na polícia. Foi condenado por um tribunal por roubo e danos.

    O caso foi levado à Justiça pelo apicultor irritado depois de um ano de tentar, em vão, proteger suas colméias.

    Durante um período, ele conseguiu afugentar o animal com medidas como comprar um gerador e iluminar melhor a área onde os ataques aconteciam ou tocar músicas folclóricas sérvias. Mas quando o gerador ficava sem energia e a música acabava, o urso voltava e lá se ia o mel novamente. “Ele atacou as colméias de novo”, disse o apicultor Zoran Kiseloski.

    Como o animal não tinha dono e é uma espécie protegida, o tribunal ordenou ao Estado pagar uma indenização por prejuízos causados pela destruição de colméias, no valor de US$ 3,5 mil.

O urso continua à solta em algum lugar da Macedônia.

O que é um apicultor?

A
B
C
D


05
(SPAECE). Leia o texto a seguir:

Nesse texto, o gato entende que deveria pegar

A
B
C
D


06
(SAEPI). Leia o texto abaixo.

    Bichos, bicho!

    O elefante irritado

    Um esportista frustrado

    Protesta fazendo estrondo:

    Queria comprar um tênis

    E não há tênis redondo.

CIÇA. Bichos, bicho! 2. ed. São Paulo: FTD, 1986.

Nesse texto, o elefante não consegue um tênis porque

A
B
C
D


07
(SAEGO). Leia o texto abaixo.

Corda

    Dá para pular corda sozinho ou em turma. Na brincadeira coletiva, uma das extremidades da corda é presa em um poste ou em um portão, enquanto um participante fica na outra ponta, batendo. Mas também é possível que duas crianças, uma em cada extremidade, segurem e batam a corda para que outras pulem. As crianças que estão pulando seguem comandos (com um pé, com dois pés, passar antes que a corda toque o chão) ou o que pede a letra de uma música. Os mais habilidosos conseguem pular duas cordas que são batidas quase ao mesmo tempo.

Disponível em: http://mapadobrincar.folha.com.br/. Acesso em: 19 jan. 2012.

Esse texto serve para

A
B
C
D


08
(PAEBES). Leia o texto abaixo.

Brincadeira que vai e vem Divertidos e eternos

    Reparou que muitos brinquedos somem e voltam a aparecer? Não importa a época, eles sempre são legais!

    Você faz ideia de quantos brinquedos vão e vêm em todas as épocas? Noooossa... é tanto brinquedo! Sabe o brinquedo conhecido como bate-bate ou bate-bag? Não é de hoje que ele existe... Pergunte para os seus pais.

    Bambolê, bolinha de gude, cubo mágico, telefone de lata, jogo de damas e bilboquê só são alguns dos brinquedos que estão na lista dos velhos amigos das crianças de todos os tempos.

    Repare que esses brinquedos têm uma semelhança: são simples. O que mostra que para se divertir não é preciso muita tecnologia, nem brinquedos ultra-mega-diferentes.

    E por que estamos falando disso? É que os antigos brinquedos de vez em quando voltam à moda, e tem gente que nem imagina que eles não são nenhuma novidade. E quando você estiver grande, apostamos que esses brinquedos vão voltar a agradar às crianças de novo! [...]

ANDRADE, Marcella. Gazetinha. A Gazeta. 18 jun. 2011. p. 4-5.

O trecho que apresenta uma opinião sobre os brinquedos antigos é:

A
B
C
D


09
(SPAECE). Leia o texto abaixo responda:

DA LAMPARINA À ENERGIA ELÉTRICA

    O sítio da vovó Valdenice fica em São João de Iracema, num lugar muito bonito e, o melhor de tudo, é que é pertinho da cidade. É para lá que eu vou nos finais de semana. No sábado passado, eu resolvi ir ao sítio à noite. Eu já tinha atravessado a porteira, quando, de repente, a luz se apagou..., mas pernas pra quem te quero! Ao perceber que eu tinha medo de escuro, vovó caiu na risada e resolveu me contar sobre a sua infância, onde apenas uma lamparina e a lua brilhante iluminavam a singela casa de pau a pique onde morava com sua família. “O escuro não me amedrontava, só incomodava um pouco na hora de ir na privada que ficava afastada da casa: eu tinha receio de cair no buraco.”

    Após abrir seu coração, vovó emocionada me disse:

    – É, minha neta. Apesar de ser do tempo da lamparina, eu jamais poderia esquecer as recordações que ficaram na minha mente até hoje.

    Nós sorrimos e ficamos abraçadas por um longo tempo. Desde então, perdi o medo do escuro e percebi que apesar da minha cidade ser simples e pequena no tamanho, com seus um mil oitocentos e cinquenta habitantes, ela é grande no meu coração e inesquecível na mente dos moradores.

RIBEIRO, Tarine Silva. Aluna da 4ª Série da E. E. Professora Joanita B. B. Carvalho. Na ponta do lápis. Fundação Itaú Social, 2005. *Adaptado: Reforma Ortográfica.

Leia novamente o trecho. “Após abrir seu coração, vovó emocionada me disse:...”. (2° parágrafo)

Nesse trecho, a palavra destacada indica

A
B
C
D


10
(SAERS). Leia o texto abaixo.

    Marijane só não fica mais furiosa porque a cara do Jefferson está tão engraçada que ela cai numa sonora gargalhada, chamando até a atenção dos outros fregueses.

    – Não é à toa que eu nunca vi peixe...

    – Viu, sim, esqueceu? Logo na primeira vez eu trouxe um baita peixe que você convidou a família inteira pra comer.

    – Ué, onde você conseguiu?

    É a vez do Jefferson rir:

    – Ué, na peixaria; na papelaria é que não podia ser.

    – Seu mentiroso de uma figa...

    – Tudo por amor, Marijane...

    – Você devia levar umas palmadas, boboca...

    Jefferson aproveita a deixa:

    – Quer mesmo conhecer meu povo, amor? Eles são ótimos. Vovô é o fotógrafo oficial da cidade. Vovó é modista famosa.

NICOLELIS, Giselda Laporta. Amor não tem cor. São Paulo: FTD, 2002. Fragmento.

Nesse texto, o trecho que mostra humor é:

A
B
C
D


11
(SPAECE). Leia os textos abaixo.

Texto 1

A dengue em crianças

    Você já ouviu falar na dengue? Com certeza, sim. Afinal, essa doença, causada por um vírus transmitido pelo mosquito Aedes aegypti, é muito comum no verão e no período chuvoso, devido ao maior acúmulo de água em terrenos abandonados. Febre alta, dores de cabeça, nos músculos e nas articulações são alguns dos sintomas dessa moléstia. Mas você sabia que eles são mais comuns nos adultos? [...]

    De acordo com a pediatra Consuelo Oliveira, da Sociedade de Pediatria do Pará, ao contrário dos adultos, as crianças não costumam sentir dores de cabeça tão fortes. Em compensação, podem ter acessos de vômito e dores abdominais. Por outro lado, a febre, que costuma ser alta nos adultos, é mais branda nas crianças. Assim, a doença acaba muitas vezes sendo confundida com uma gripe. [...]

    Como se vê, todo cuidado é pouco com essa doença. É claro, porém, que a melhor forma de combatê-la é não permitir o desenvolvimento do seu transmissor, o mosquito Aedes aegypti, que adora água limpa e parada para se reproduzir. Por isso, deve-se evitar o acúmulo de água em qualquer tipo de recipiente, como vasos de plantas, latas ou pneus. [...]

Disponível em: http://chc.cienciahoje.uol.com .br/a-dengue-em-criancas/. Acesso em: 10 abr. 2014. Fragmento.

Texto 2

Disponível em: http://www.culturaambientalnasescolas.com.br /noticia/meio-ambiente/campanha-contra -dengue-nas-escolas. Acesso em: 10 abr. 2014.

A informação em comum nesses textos é

A
B
C
D


12
(SPAECE). Leia os textos abaixo.

Texto 1

    Ayrton Senna é um dos nomes mais vitoriosos da história do esporte. Ele é um mito, uma lenda conhecida em todos os cantos do planeta. Considerado um dos melhores pilotos de Fórmula 1 de todos os tempos, é motivo de orgulho para os brasileiros. Origem que ele fazia questão de realçar, mostrando a bandeira do Brasil em suas vitórias.

    Mas a vida de Ayrton Senna não se resumia às pistas. O personagem Senninha foi inspirado no piloto e o Instituto Ayrton Senna, a realização de seu sonho.

Disponível em: http://senna.globo.com/senninha/ayrton.asp. Acesso em: 21 mar. 2014.

Texto 2

Senninha

    Senninha tem oito anos. É louco por carros e velocidade. Seu maior sonho é ser piloto de corridas e campeão de Fórmula 1. É determinado e quer vencer sempre... assim como o seu ídolo, Ayrton Senna! Senninha está sempre apostando uma corrida. A pé, de carro, de skate, de carrinho de feira, de carrinho de rolemã, de bicicleta, de patins... tem o quarto mais bagunçado do mundo e adora pastel. Quando não está na escola ou em casa, está na minipista acertando o carro para mais uma corrida.

Disponível em: http://senna.globo.com/senninha/senninha.asp. Acesso em: 21 mar. 2014.

A informação em comum nesses textos é

A
B
C
D




Nenhum comentário:

Postar um comentário