terça-feira, 31 de janeiro de 2017

Quiz 34: PORTUGUÊS 5° ANO

Quiz 34: PORTUGUÊS 5° ANO
QUIZ 34: PORTUGUÊS 5° ANO

01
(Foco da aprendizagem 4 - SEDUCE-GO).

Leia o texto a seguir e responda.

    O menino vendendo laranjas num cruzamento ficava gritando:

    — Óia a laranja! Óia a laranja!

    Ao que um senhor, perguntou:

    — É doce?

    — Claro que não, moço! Senão eu ia tá gritando: Óia o doce!

Disponível em https://www.canaleducacao.tv/ images/slides/39956_580e9623fde 69eded424f993ccfad538.pdf> Acesso em 10 de set. de 2021.

No texto lido, a linguagem utilizada pelo menino é

A
B
C
D

    Alternativa "C".

(Fonte da resolução: ??.)


02
(Foco da aprendizagem 4 - SEDUCE-GO).

Leia o cartum a seguir.

Disponível em https://www.estudokids.com.br/ charge-cartum-tirinha-e-caricatura -entenda-as-diferencas/> Acesso em 10 de set. de 2021.

Esse texto serve para

A
B
C
D

    Alternativa "C".

(Fonte da resolução: ??.)


03
(Foco da aprendizagem 4 - SEDUCE-GO).

Leia o texto.

A cumbuca de ouro e os marimbondos

(Pernambuco)

    Havia dois homens, um rico e outro pobre, que gostavam de pregar peças um ao outro. Foi o compadre pobre à casa do rico pedir um pedaço de terra para fazer uma roça. O rico, para fazer peça ao outro, lhe deu a pior terra que tinha. [...]

    Chegando lá nas matas, o marido viu uma cumbuca de ouro, e, como era em terras do compadre rico, não a quis levar para casa, e foi dizer ao outro que em suas matas havia aquela riqueza. [...]

    Quando o pobre se retirou, o outro largou-se com sua mulher para as matas e foi ver a grande riqueza. Chegando lá, o que achou foi uma grande casa de marimbondos; meteu-a numa mochila e tomou o caminho da casa do pobre, e logo que o avistou foi gritando:

    — Ó compadre, fecha as portas, e deixa somente uma banda da janela aberta!

    O compadre assim fez, e o rico chegando perto da janela, atirou a casa de marimbondos dentro da casa do amigo, e gritou:

    — Fecha a janela, compadre!

    Mas os marimbondos bateram no chão, transformaram-se em moedas de ouro, e o pobre chamou a mulher e os filhos para as ajuntar.

ROMERO, Sílvio. Contos populares do Brazil. 1885. Domínio público. Disponível em https://www.semearedu.com.br/2020 /03/conto-popular-narrativa -exercicios-6ano.html> Acesso em 08 de set. de 2021. (Adaptada)

O fato que deu início a essa narrativa foi

A
B
C
D

    Alternativa "D".

(Fonte da resolução: ??.)


04
(Foco da aprendizagem 4 - SEDUCE-GO).

    Leia o texto a seguir.

    O cara está jantando e a comida é tão ruim que ele não aguenta:

    — Por favor, garçom, eu não consigo engolir esta comida. Chama o gerente.

    — Não adianta. Ele também não vai conseguir.

Ziraldo. Anedotinhas do Bichinho da Maçã. São Paulo. Melhoramentos,1998. Disponível em https://oincrivelze.com.br/wp-content /uploads/2015/09/5_ano_caderno_de _atividades_lingua_portuguesa_volume_ii.pdf> Acesso em 10 de set. de 2021.

Segundo o texto, o cliente não conseguiu comer a comida, porque

A
B
C
D

    Alternativa "B".

(Fonte da resolução: ??.)


05
(Foco da aprendizagem 4 - SEDUCE-GO).

Observe a figura abaixo.

Disponível em http://biratancartoon.blogspot .com/2012/08/publicacao-no- livro-didatico.html> Acesso em 14 de set. de 2021.

O cartum acima

A
B
C
D

    Alternativa "C".

(Fonte da resolução: ??.)


(Foco da aprendizagem 4 - SEDUCE-GO).

Leia o texto a seguir e responda as questões 06 e 07.

A Galinha e os Ovos de Ouro

    Um camponês e sua esposa possuíam uma galinha que punha todo dia um ovo de ouro. Supondo que devia haver uma grande quantidade de ouro em seu interior, eles a mataram para que pudessem pegar tudo.

    Então, para surpresa deles, viram que a galinha em nada era diferente das outras galinhas.

    O casal de tolos, desse modo, desejando ficar rico de uma só vez, perdeu o ganho diário que tinha assegurado.

Moral da História: Quem tudo quer, acaba ficando sem nada.

Autor: Esopo

Texto disponível em https://central3.to.gov.br /arquivo/357210/ Acesso em 14 de set. de 2021.

06
.

Esse texto tem como tema

A
B
C
D

    Alternativa "A".

(Fonte da resolução: ??.)


07
.

No trecho “uma galinha que punha todo dia um ovo de ouro”, a expressão destacada tem a ideia de

A
B
C
D

    Alternativa "D".

(Fonte da resolução: ??.)


08
(Foco da aprendizagem 4 - SEDUCE-GO).

Leia o texto a seguir.

No capricho

    O Adãozinho, meu cumpade, enquanto esperava pelo delegado, olhava para um quadro, a pintura de uma senhora.

    Ao entrar a autoridade e percebendo que o cabôco admirava tal figura, perguntou:

    — Que tal? Gosta desse quadro?

    E o Adãozinho, com toda a sinceridade que Deus dá ao cabôco da roça:

    — Mas pelo amor de Deus, hein, dotô! Que muié feia!

    Ao que o delegado não teve como deixar de confessar:

    — É a minha mãe.”

    E o cabôco, em cima da bucha, não perde a linha:

    — Mais dotô, inté que é uma feiura caprichada.

BOLDRIN, R. Almanaque Brasil de Cultura Popular. São Paulo: Andreato Comunicação e Cultura, n o 62, 2004 (adaptado). Disponível em https://www.canaleducacao. tv/images/slides/39956_580e9 623fde69eded424f993ccfad538.pdf Acesso em 09 de set. de 2021. (Adaptada)

Marque a alternativa que apresenta uma opinião.

A
B
C
D

    Alternativa "C".

(Fonte da resolução: ??.)


09
(Foco da aprendizagem 4 - SEDUCE-GO).

Leia a anedota a seguir.

Aula de Ciências

    Na escola a professora pergunta:

    — Quantas patas têm o cavalo?

    — Quatro.

    — Por isso como se chama?

    — Quadrúpede.

    — Muito bem. E você, quantos pés você tem?

    — Dois.

    — E como se chama?

    — Serafim.

Ziraldo. Anedotinha do bichinho da maçã (1980). Disponível em https://oincrivelze.com.br/wp content/uploads/2015/09/5_ano_ caderno_de_atividades_lingua _portuguesa_volume_ii.pdf> Acesso em 14 de set. de 2021.

No trecho “– Quantas patas tem o cavalo?” a pontuação usada no final da frase indica

A
B
C
D

    Alternativa "A".

(Fonte da resolução: ??.)


10
(Foco da aprendizagem 4 - SEDUCE-GO).

Leia o conto abaixo.

O caldo de pedra

    Um frade andava pedindo esmolas de porta em porta. Quando bateu na porta de um lavrador recebeu um valente “não” como resposta. Como estava mesmo com muita fome o frade disse o seguinte:

    — Vou ver se faço um caldinho de pedra. [...] Só lhes digo que é uma coisa muito boa.

    Os moradores da casa, curiosos, disseram que queriam ver aquela cena.

    O frade então lavou a pedra, pediu que lhe emprestassem uma panela de barro e colocou a pedra lá dentro. Depois de encher a panela de água, pediu brasas para esquentar a panela. Então perguntou se tinham banha de porco, para temperar o caldo. Depois o frade provou o caldo e pediu um pouquinho de sal, couves e linguiça.

    A dona da casa entregou tudo o que era pedido e, no final o resultado saiu uma bela sopa.

    Comeu e lambeu os beiços; depois de despejada a panela ficou a pedra no fundo; a gente da casa, que estava com os olhos nele, perguntou-lhe:

    — Ó senhor frade, e a pedra?

    Respondeu o frade:

    — A pedra lavo-a e levo-a comigo para outra vez. E assim comeu onde não lhe queriam dar nada.

Disponível em https://www.culturagenial.com/ contos-populares-comentados/> Acesso em 14 de set. de 2021. (Adaptada)

Na frase “a gente da casa, que estava com os olhos nele...”, a expressão destacada se refere

A
B
C
D

    Alternativa "D".

(Fonte da resolução: ??.)




Nenhum comentário:

Postar um comentário