domingo, 1 de janeiro de 2017

Quiz 23: PORTUGUÊS 5° ANO

Quiz 23: PORTUGUÊS 5° ANO
QUIZ 23: PORTUGUÊS 5° ANO

01
(PAEBES). Leia o texto abaixo.

29 de novembro – Dia do Café

    Hummm... cheirinho de café!

    O café durante muito tempo foi o principal produto agrícola do Brasil. Ainda hoje é um produto bastante representativo na produção agrícola. O Brasil é o maior exportador de café do mundo!

    O café é de origem africana e foi trazido para o Brasil pelo Sargento-mor Francisco de Melo Palheta no início do século XVIII. Você nunca ouviu falar de café Palheta? Rapidamente o café espalhou-se pelas terras do Paraná, Minas Gerais, Goiás e Rio de Janeiro.

    Mas foi nas terras férteis de São Paulo (conhecidas como “terra roxa”) que o café mostrou todo o seu potencial econômico. Já em meados do século XIX, o estado estava entre os primeiros produtores do país. Os “Barões do café”, donos das grandes fazendas de café, além de deterem poderes econômicos, ocupavam cargos importantes na política brasileira. [...]

    Durante muito tempo, o nosso cafezinho ficou esquecido. Mas de dez anos para cá, os produtores se uniram e revitalizaram a bebida. O que antes não tinha muita opção, hoje conta com muitas variedades como: forte, suave, orgânico, torrado, moído, solúvel e etc. [...]

Disponível em: http://www.smartkids.com.br/data /24-maio-dia-nacional-do-cafe. Acesso em: 23 nov. 2015. Fragmento.

De acordo com esse texto, a “terra roxa” está localizada

A
B
C
D


02
(SAERS). Leia os textos abaixo.

Vilões

    Eles fazem de tudo para que as histórias não tenham um final feliz, [...] mas sem eles os filmes e desenhos não teriam muita graça! São os vilões e vilãs que aparecem só para complicar as histórias e a vida dos super-heróis, mas ao mesmo tempo dão o toque de aventura e suspense para elas. Na verdade, os vilões sempre existiram nos filmes e desenhos e são importantes para fazer a trama da história. Cada um tem uma artimanha diferente para atacar o super-herói, mas nem sempre terminam bem. Eles podem [...] aparecer de várias formas, às vezes disfarçados [...].

Disponível em: http://zip.net/bnsflR. Acesso em: 22 out. 2015. Fragmento.

No Texto, no trecho “Eles podem [...] aparecer...”, a palavra destacada está no lugar de

A
B
C
D


03
(SPAECE).Leia o texto abaixo.

COMO A AVESTRUZ FICOU COM UM PESCOÇO COMPRIDO

    Há muito tempo a Avestruz tinha um pescoço parecido com o de outras aves. Nesse tempo, a Avestruz era muito amiga do Crocodilo. Os outros animais estranhavam e diziam à Avestruz que ela deveria ter cuidado, pois o seu “amigo” era um animal malvado, no qual era perigoso confiar. Mas a Avestruz [...] ignorou os seus conselhos.

    Um dia, o Crocodilo desesperado e esfomeado [...] chamou a Avestruz. [...] e disse-lhe que lhe doía muito um dos seus dentes. [...]. Por isso, pediu à amiga o favor de colocar a sua pequena cabeça dentro da sua grande boca para tentar descobrir qual o dente que o incomodava. [...]

    A Avestruz fez o que lhe foi pedido. [...] Assim que o fez, o Crocodilo fechou rapidamente a boca e começou a puxar a Avestruz para trás. [...].

    Mas a Avestruz [...] tinha um corpo grande, umas pernas bem fortes e [...] não tinha vontade de morrer. Fincou as patas no chão e começou a puxar na direção oposta.

    A Avestruz puxava; o Crocodilo puxava; e tinham ambos tanta força que o pescoço da Avestruz começou a esticar, ficando cada vez maior.

    Cansado de tanto puxar, o Crocodilo abriu a boca e largou a Avestruz, que correu para longe o mais rapidamente que conseguiu.

Disponível em: http://www.educacao.te.pt/pais_educadores /index.jsp?p=86&id_art=242. Acesso em: 14 jan. 2011. Fragmento.

No início desse texto, a Avestruz mostrou-se

A
B
C
D


04
(SEAPE). Leia o texto abaixo.

Disponível em: http://zip.net/bqqMSL. Acesso em: 10 fev. 2015.

De acordo com esse texto, a galinha ficou zangada porque

A
B
C
D


05
(SAEPI). Leia o texto abaixo.

De bem com a vida

    Filó, a joaninha, acordou cedo.

    – Que lindo dia! Vou aproveitar para visitar minha tia. [...]

    Filó colocou seu vestido amarelo de bolinhas pretas, passou batom cor-de-rosa, calçou os sapatinhos de verniz, pegou o guarda-chuva preto e saiu pela floresta: plecht, plecht...

    Andou, andou... e logo encontrou Loreta, a borboleta.

    – Que lindo dia!

    – E pra que esse guarda-chuva preto, Filó?

    – É mesmo! – pensou a joaninha.

    E foi para casa deixar o guarda-chuva.

    De volta à floresta: – Sapatinhos de verniz?

    Que exagero!

    – disse o sapo Tatá.

    Hoje nem tem festa na floresta.

    – É mesmo! – pensou a joaninha.

    E foi para casa trocar os sapatinhos.

    De volta à floresta:

    – Batom cor-de-rosa?

    Que esquisito!

    – disse Téo, o grilo falante.

    – É mesmo!

    – disse a joaninha.

    E foi para casa tirar o batom. – Vestido amarelo com bolinhas pretas? Que feio! Por que não usa o vermelho? – disse a aranha Filomena. – É mesmo! – pensou Filó. E foi para casa trocar de vestido. Cansada de tanto ir e voltar, Filó resmungava pelo caminho. O Sol estava tão quente que a joaninha resolveu desistir do passeio.

    Chegando em casa, ligou para tia Matilde.

    – Titia, vou deixar a visita para outro dia.

    – O que aconteceu, Filó? – Ah!

    Tia Matilde! Acordei cedo, me arrumei bem bonita e saí andando pela floresta. Mas no caminho...

    – Lembre-se, Filozinha... gosto de você do jeitinho que você é. Venha amanhã, estarei te esperando com um almoço bem gostoso. No dia seguinte, Filó acordou de bem com a vida.

    Colocou seu vestido amarelo de bolinhas pretas, amarrou a fita na cabeça, passou batom cor-de-rosa, calçou seus sapatinhos de verniz, pegou o guarda-chuva preto, saiu andando apressadinha pela floresta, plecht, plecht, plecht... e só parou para descansar no colo gostoso da tia Matilde.

RIBEIRO, Nye. Disponível em: http://migre.me/9WOSW. Acesso em: 15 dez. 2011. Fragmento.

Qual é a personagem principal desse texto?

A
B
C
D


06
(PAEBES). Leia o texto abaixo.

Estratégias para a vida noturna

    Trocar o dia pela noite pode parecer estranho para nós, mas faz parte do estilo de vida de algumas espécies. À noite, há alguns animais que podem surpreender.

    Os animais noturnos têm uma série de características especiais para viver à noite. Por exemplo, o lobo-guará enxerga muito bem, mesmo sem luminosidade. Seu olfato fica melhorado e sua audição é uma poderosa aliada, devido às grandes orelhas que ele tem. Além disso, ele tem as patas acolchoadas para não fazer barulho e, assim, chegar bem pertinho da presa sem assustá-la. Diferentemente de outros lobos, ele também se alimenta de frutas.

    A audição é um dos sentidos fundamentais para as corujas, assim como a visão perfeita. Além disso, elas têm penas especiais que permitem voar sem fazer barulho nenhum – uma boa estratégia para pegar a presa de surpresa!

    O morcego, por sua vez, não faz questão de ser silencioso. Pelo contrário, para poder se guiar na noite, ele emite um barulho e, pelo eco que o som faz, descobre onde estão os obstáculos e alimentos que procura. Essa estratégia, chamada ecolocalização, é usada por outros animais como o boto – que, apesar de não ser considerado noturno, é um mamífero que vive em um ambiente de águas muito escuras, o rio Negro, na Amazônia.

    No leito dos rios amazônicos, também vive o poraquê, peixe de hábitos noturnos que usa descargas elétricas para capturar outros peixes para comer.

Ciência Hoje. Ano 22. n. 206. Out. 2009. p. 5. Fragmento.

De acordo com esse texto, a coruja consegue pegar a presa de surpresa porque

A
B
C
D


07
(SAEPI). Leia o texto abaixo.

O segredo do farol

    Tio Damião é faroleiro numa ilha. À noite, ele acende o farol para os navios não se chocarem com os recifes do mar.

    Cícero e Dedé foram visitar Tio Damião e viram que ele estava apavorado.

    – Coisas estranhas estão acontecendo. Todas as noites, um vulto gigante assusta a mim e o meu cachorro Sagu – disse Tio Damião.

    Cícero e Dedé adoram aventuras. À noite, subiram as escadas do farol, acompanhados de Sagu, e foram investigar o mistério.

    Lá em cima não viram nada. Resolveram dormir ali para ver o que aconteceria.

    Já era bem tarde, quando acordaram com um barulho estranho numa das janelas do farol. Logo depois houve silêncio.

    Os meninos criaram coragem e foram ver o que era.

    – Oh! Então é isso que apavora o Tio Damião?! – exclamaram.

    Era um pequeno pelicano que, depois das pescarias noturnas, vinha secar-se à luz do farol.

    Sua sombra se projetava, aumentada sobre uma pedra em frente, e dava a impressão de ser um monstro.

    Tio Damião riu muito, quando as crianças lhe contaram a descoberta.

    – Vejam só! Eu, um velho lobo do mar, com medo de um pelicano!

    Agora, Tio Damião tem outro amigo na ilha. Só que de vez em quando precisa tirar o dorminhoco da frente da luz do farol.

Disponível em: http://www.contandohistoria.com/farol.htm. Acesso em: 21 ago. 2012.

O fato que deu início à história contada nesse texto foi

A
B
C
D


08
(SAEPB). Leia o texto abaixo.

Para garantir uma sobra todo mês

    1. Anote todos os seus gastos. É a maneira mais fácil de descobrir para onde está indo sua grana. E prepare-se para se surpreender: boa parte dela provavelmente está sendo gasta com besteirinhas.

    2. Tenha metas. Além de pagar as contas de todo o mês, sua mesada pode servir para realizar sonhos. “Cole uma foto daquilo que você quer muito comprar no espelho. Isso ajuda a manter a motivação”, ensina Antonio De Julio, consultor da Money Fit.

    3. Fique esperta com vendedores. Passear no shopping e “dar só uma olhadinha” nas lojas é tudo de bom. Só tome cuidado para não cair na lábia de quem está do lado de lá do balcão, falando em promoções.

    4. Peça desconto na cara dura. Vai comprar qualquer coisa e pagar à vista? Pechinche no mínimo 5% de desconto. Se for em dinheiro, pode chegar a até 10% do valor total.

    5. Pesquise antes de comprar. Veja na internet o preço médio do que você quer comprar e pesquise bastante, para ter uma ideia do melhor custo X benefício. Só depois é que você estará liberada para bater perna pelas lojas. [...]

Disponível em: http://atrevida.uol.com.br/arrasa/fica-esperta/. Acesso em: 21 mar. 2014. Fragmento.

Pela linguagem utilizada, esse texto foi escrito para

A
B
C
D


09
(PAEBES). Leia o texto abaixo.

Os indígenas podem nos ensinar muito!

    A vida desse grupo indígena, os arawetés, é bem diferente do que se conhece nas grandes cidades e para viver numa aldeia você teria de descobrir coisas novas. Já pensou se tivesse de andar pelo mato sozinho? Como saberia por onde é mais seguro passar? Como escolheria o que se pode comer ou não? Isso você poderia aprender com qualquer araweté. Eles desde cedo descobrem para onde ir, onde ficar, onde nadar, o que se pode usar para fazer instrumentos e o que comer ou beber.

    Em casa, você encontraria objetos como panelas, facões e espelhos. Mas não haveria ruas nem lojas, feiras ou supermercados. E nada de eletricidade, chuveiro quente, lâmpadas ou televisão.

    Aos poucos, você notaria como eles plantam o milho, que é um de seus principais alimentos, como fazem comidas e constroem casas de palha e barro. Poderia tomar banho no rio, criar seus próprios brinquedos e ainda pintá-los com tintas feitas de substâncias retiradas de plantas.

    Depois de alguns meses com os arawetés, você perceberia que, por mais sabida que uma pessoa seja, sempre terá o que aprender, pois existem jeitos diferentes de viver e muitos tipos de conhecimento.

Disponível em: http://www.recreio.com.br/licao-de-casa/ conheca-o-dia-a-dia-dos-arawetes-um-povo- indigena-que-vive-no-para.Acesso em: 11 abr. 2013.

Nesse texto, há uma opinião no trecho:

A
B
C
D


10
Leia o texto abaixo.

MAR MORTO

    Para quem não sabe nadar, entrar na água do mar ou na piscina é sempre complicado. Precisa de colo de alguém ou de bóia de plástico.

    Mas existe um mar em que nada afunda, de tanto sal que existe em sua água. Esse mar fica entre dois países do Oriente, Israel e a Jordânia, e se chama Mar Morto. Na verdade, não é um mar: é um grande lago, onde deságua o rio Jordão. Ele está 392 metros abaixo do nível do mar, e é o ponto mais baixo de toda a superfície do planeta. De tão grande, parece mesmo um mar: tem 85 quilômetros de comprimento e 17 quilômetros de largura. É tanto sal em suas águas que não tem peixe, alga ou camarão que consiga viver ali dentro.

    Por isso o nome de Mar Morto.

    A lama que existe no fundo faz muito bem para a pele e tem propriedades medicinais. As pessoas vão ao Mar Morto também para fazer tratamento de beleza com lama! Não é preciso mergulhar no sal para ir atrás dessa poção mágica de beleza. Perto dali, existem lojinhas que vendem sabonete feito com a lama do fundo do lago. O Mar Morto é realmente um lugar diferente!

    Só vendo para acreditar.

Disponível em: www.recreioonline.com.br Fragmento. *Adaptado: Reforma Ortográfica.

No trecho “... que consiga viver ali dentro.”, a palavra destacada indica

A
B
C
D


11
(Prova Brasil). Leia o texto abaixo.

Continho

    Era uma vez um menino triste, magro e barrigudinho. Na soalheira danada de meio-dia, ele estava sentado na poeira do caminho, imaginando bobagem, quando passou um vigário a cavalo.

    — Você, aí, menino, para onde vai essa estrada?

    — Ela não vai não: nós é que vamos nela.

    — Engraçadinho duma figa! Como você se chama?

    — Eu não me chamo, não, os outros é que me chamam de Zé.

MENDES CAMPOS, Paulo, Para gostar de ler - Crônicas. São Paulo: Ática, 1996, v. 1 p. 76.

Há traço de humor no trecho:

A
B
C
D


12
(SAERJ). Leia os textos abaixo.

Robôs inteligentes

Texto 1

    Para os cientistas, robôs são máquinas planejadas para executar funções como se fossem pessoas.

    Os robôs podem, por exemplo, se movimentar por meio de rodas ou esteiras, desviar de obstáculos, usar garras ou guindastes para pegar objetos e transportá-los de um local para outro ou encaixá-los em algum lugar. Também fazem cálculos, chutam coisas e tiram fotos ou recolhem imagens de um ambiente ou de algo que está sendo pesquisado.

    Hoje, já são utilizados para brincar, construir carros, investigar vulcões e até viajar pelo espaço bisbilhotando em outros planetas.

    O grande desafio dos especialistas é criar robôs que possam raciocinar e consigam encontrar soluções para novos desafios, como se tivessem inteligência própria.

Disponível em: http://recreionline.abril.com.br/fi que_dentro/ciencia/maquinas/conteudo_90106.shtml. Acesso em: 17 maio 2010.

Texto 2

Robótica

    Robótica é um ramo da tecnologia que engloba mecânica, eletrônica e computação, que atualmente trata de sistemas compostos por máquinas e partes mecânicas automáticas e controladas por circuitos integrados, tornando sistemas mecânicos motorizados, controlados manualmente ou automaticamente por circuitos elétricos.

    As máquinas, pode-se dizer que são vivas, mas, ao mesmo tempo, são uma imitação da vida, não passam de fi o s unidos e mecanismos, isso tudo junto concebe um robô. Cada vez mais as pessoas utilizam os robôs para suas tarefas.

    Em breve, tudo poderá ser controlado por robôs. Os robôs são apenas máquinas: não sonham nem sentem e muito menos ficam cansados. Essa tecnologia, hoje adotada por muitas fábricas e indústrias, tem obtido de um modo geral, êxito em questões levantadas sobre a redução de custos, aumento de produtividade e os vários problemas trabalhistas com funcionários.

Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Rotica. Acesso em: 20 maio 2010.

Texto 2

Esses dois textos informam que os robôs

A
B
C
D




Nenhum comentário:

Postar um comentário