domingo, 22 de janeiro de 2017

Quiz 32: PORTUGUÊS 5° ANO

Quiz 32: PORTUGUÊS - 5° ANO
QUIZ 32: PORTUGUÊS - 5° ANO

01
(Foco da aprendizagem 2 - SEDUCE-GO).

Na tabela, a seguir, é representado o ano das primeiras publicações de algumas revistas infantis:

Revistas Ano das primeiras
publicações
Michey1928
Zé Carioca1945
Pato Donald1950
Garfield1978
Senninha1994

A revista que foi publicada na década de 50 foi

A
B
C
D

   Alternativa "B".

(Fonte da resolução: ??.)


Leia o texto, a seguir, para responder aos itens 02, 03 e 04.

02
(Foco da aprendizagem 2 - SEDUCE-GO).

Elefantinho colorido

    Azul, vermelho, verde, amarelo... Qualquer objeto com essas cores se transforma em pique.

    A atividade exige atenção e agilidade para correr e não ser pego.

    • Local: ambiente espaçoso e colorido.

    • Participantes: No mínimo três.

    • Como brincar: Uma criança é escolhida para comandar. Ela fica na frente das demais e diz: “Elefantinho colorido!”

    O grupo responde: “Que cor?” O comandante escolhe uma cor e os demais saem correndo para tocar em algo que tenha aquela tonalidade.

    Vale se a cor pedida estiver na roupa de alguém.

    Se o pegador encostar em uma criança antes de ela chegar à cor, é capturada. O comandante tem de escolher uma cor que não está num local de fácil acesso para dificultar o trabalho dos demais.

    Vence a brincadeira quem ficar por último.

Disponível em http://www.qdivertido.com.br/ verbrincadeira.php?codigo=53 Acesso em 19 de mar. de 2021.

Qual a finalidade desse texto?

A
B
C
D

   Alternativa "C".

(Fonte da resolução: ??.)


03
De acordo com o texto, o número de participantes
A
B
C
D

   Alternativa "D".

(Fonte da resolução: ??.)


04
No trecho “... local de fácil acesso para dificultar o trabalho dos demais” a expressão destacada se refere
A
B
C
D

   Alternativa "B".

(Fonte da resolução: ??.)


Leio o texto (peça teatral), a seguir, e responda aos itens 05, 06, 07, 08, 09 e 10.

05
(Foco da aprendizagem 2 - SEDUCE-GO).

OS SALTIMBANCOS

O jumento, sozinho no palco, diz:

JUMENTO — Eu, eu sou um jumento. Não sou bicho de estimação. Não tenho nome, não tenho apelido, nem estimação. Sou jumento e pronto. Na minha terra também me chamam de jegue. E me botaram pra trabalhar na roça a vida inteira. Trabalhar feito jumento. Pra no fim... nada. Minha pensão, nenhuma cenoura. Acho que é por isso que às vezes me chamam de burro. Eu não me incomodo. Mas outro dia, eu estava subindo um morro com quinhentos quilos de pedra no lombo. Estava ali, subindo, quando um pai d’égua falou assim: “Mas que mula preguiçosa, sô!”, fui ver, e a mula era eu. Aí eu parei — “Mula? Ah! É demais” — e resolvi dar no pé. Tomei a estrada que leva à cidade e fui seguindo, naquela escuridão, naquela humilhação, naquela solidão que nem sei. Não sou disso não, mas me deu uma vontade retada de chorar... e chorar e chorar aos soluços.

MÚSICA: “O Jumento” [...]

JUMENTO — Pois é, onde que eu estava mesmo? Ah! Estava indo pra cidade. “E fazer o que na cidade?” — eu pensava. Quando alguém não sabe fazer mais nada, nada mesmo, pode ser artista. Hoje todo mundo canta, como dizem aqueles que não sabem cantar. Então eu estava ali andando, quando, de repente, quem é que eu vejo escondido no barranco da estrada? Um pobre cachorro. Estava mesmo a perigo, todo roto, todo esfarrapado, parecia que tinha chegado da guerra. Estava dormindo e tinha sonhos terríveis, pesadelos de cão.

JUMENTO — Ei, cachorro, ei, cachorro, acorda. Um, dois, três.

CACHORRO — Sim, senhor, é pra já!

MÚSICA: Um Dia de Cão [...]

JUMENTO — Acabou? Calma, companheiro, eu não sou teu patrão.

CÃO — Como, senhor? Vossa Excelência não quer ser meu patrão?

JUMENTO — Deixa disso, eu sou um pobre-coitado, sou um pau-de-arara.

CÃO — Sim, senhor, pau-de-arara, às ordens, em que posso servi-lo? Onde quer que o leve?

JUMENTO — Não me leve a lugar nenhum, rapaz. Eu vou à cidade. Vou procurar emprego como músico. Você também pode vir. Dois animais cantando juntos acho que vai ser a maior sensação.

Aparece a galinha.

GALINHA — Có, có, có, có, có, có. Três animais cantando juntos, acho que vai ser mais fantástico. Vocês me levam também?

JUMENTO — O quê? Uma galinha?

CÃO — Bom dia, Vossa Galinência.

GALINHA — Có, có, como vão, companheiros?

JUMENTO — Já vi tudo, você também fugiu, né?

GALINHA — E como não?

JUMENTO — Por quê?

GALINHA — Não consigo mais botar ovos. [...]

Título original: Die Bremer Stadmusikant (Os Músicos de Bremem), Irmãos Grimm. Tradução e Adaptação: Chico Buarque de Holanda. Adaptado para fins didáticos.

Imagem disponível em https://videira.ifc.edu.br /blog/2015/02/23/abertas-inscricoes -para-o-musical-os-saltimbancos/ acesso em 19 de mar. de 2021.

Disponível em http://www.colegionomelini. com.br/midia/arquivos/2014/8/70b 9172b88d52d4073e25fb8 60112ff2.pdf Acesso em 15 de mar. de 2021.

Que motivo levou os personagens a fugir da vida que levavam?

A
B
C
D

   Alternativa "A".

(Fonte da resolução: ??.)


06
No texto lido, o conflito se dá
A
B
C
D

   Alternativa "C".

(Fonte da resolução: ??.)


07
Observe o trecho a seguir em que o Jumento conversa com o Cão:

JUMENTO — Acabou? Calma, companheiro, eu não sou teu patrão.

CÃO — Como, senhor? Vossa Excelência não quer ser meu patrão?

JUMENTO — Deixa disso, eu sou um pobre-coitado, sou um pau-de-arara.

CÃO — Sim, senhor, pau-de-arara, às ordens, em que posso servi-lo? Onde quer que o leve?

Com base no contexto do diálogo entre os dois animais, pode-se perceber que o cão utiliza uma linguagem mais

A
B
C
D

   Alternativa "A".

(Fonte da resolução: ??.)


Leia o texto, a seguir, para responder aos itens 08, 09 e 10.

08
(Foco da aprendizagem 2 - SEDUCE-GO).

Ao longo do texto, algumas expressões próprias da linguagem oral e expressões informais são utilizadas. Veja:

    “Estava ali, subindo, quando um pai d'égua falou assim: "Mas que mula preguiçosa, sô!", fui ver, e a mula era eu. Aí eu parei — "Mula? ah! É demais" — e resolvi dar no pé. Tomei a estrada que leva à cidade e fui seguindo, naquela escuridão, naquela humilhação, naquela solidão que nem sei. Não sou disso não, mas me deu uma vontade retada de chorar... e chorar e chorar aos soluços.”

Marque a alternativa que substitui as expressões destacadas pelo mesmo sentido, respectivamente

A
B
C
D

   Alternativa "C".

(Fonte da resolução: ??.)


09
No trecho “Como, senhor? Vossa Excelência não quer ser meu patrão?”, o pronome destacado se refere
A
B
C
D

   Alternativa "A".

(Fonte da resolução: ??.)


10
No trecho “Mula? ah! É demais”, o ponto de exclamação reforça o sentimento de
A
B
C
D

   Alternativa "B".

(Fonte da resolução: ??.)




Nenhum comentário:

Postar um comentário