terça-feira, 31 de janeiro de 2017

Quiz 31: PORTUGUÊS 5° ANO

Quiz 31: PORTUGUÊS - 5° ANO
QUIZ 31: PORTUGUÊS - 5° ANO

Leia o texto para responder aos itens 1, 2 e 3.

01
(Foco da aprendizagem 1 - SEDUCE-GO).

Disponível em < http://portaldoprofessor.mec.gov.br /storage/discovirtual/galerias /imagem/0000001827/0000021991.jpg> Acesso em 11 de fev. de 2021.

No 1º quadrinho, a frase “Fessora! A senhora ia mi castiga pur arguma coisa que eu num fiz?” foi escrita dessa forma para mostrar que Chico Bento

A
B
C
D

    Alternativa "A".

(Fonte da resolução: ??.)


02
No último quadrinho, a expressão da professora e os sinais ao seu redor indicam que ela
A
B
C
D

    Alternativa "C".

(Fonte da resolução: ??.)


03
Na frase “Inda bem, fessora, pruque eu num fiz a lição di casa, hoje!”, o ponto de exclamação indica
A
B
C
D

    Alternativa "D".

(Fonte da resolução: ??.)


Leia o texto e responda aos itens 4 e 5.

04
(Foco da aprendizagem 1 - SEDUCE-GO).

Mulher acorda e se surpreende com gelo em forma de beija-flor

    Imagina você se levantando da cama numa manhã gelada, abrindo as persianas e vendo um presente na natureza pela janela. Foto: SWNSA visão mágica foi para Tammy Shriver, que mora em Michigan, nos Estados Unidos. A surpresa foi uma escultura em forma de beija-flor. A escultura de gelo foi formada pelo descongelamento provocado por mudanças de temperatura no inverno na América do Norte. Nitidamente tinha um pássaro no galho da árvore.

    “Oh meu Deus”, ela se lembra de ter dito, “Isso parece um pássaro!”

    “Peguei meu iPad e comecei a tirar fotos nele”, diz Tammy, “e depois corri para fora para conseguir um ângulo melhor”.

    Kaylinn, de apenas 6 anos, a neta de Tammy, adora comer gelo, mas desta vez foi avisada pela avó que não deveria fazer isso para que todos pudessem ver. Claro, nenhum gelo dura para sempre. A luz do sol logo derreteu o colibri.

    Embora uma formação cintilante não esteja mais ornamentando um galho do lado de fora da casa de Tammy, ela se sente abençoada por ter aproveitado a vista por uma semana.

Disponível em https://www.sonoticiaboa. com.br/2021/02/10/mulher-acorda -surpreende-gelo-forma-beija-flor/ Acesso em 12 de fev. de 2021.

O assunto desse texto é

A
B
C
D

    Alternativa "B".

(Fonte da resolução: ??.)


05
No trecho “ela se sente abençoada por ter aproveitado”, (último parágrafo), a palavra destacada se refere a
A
B
C
D

    Alternativa "C".

(Fonte da resolução: ??.)


Leia o poema a seguir e responda aos itens 06 e 07.

06
(Foco da aprendizagem 1 - SEDUCE-GO).

Volta da Asa Branca (Luiz Gonzaga)

    [...] Já faz três noites

    Que pro norte relampeia

    A asa branca

    Ouvindo o ronco do trovão

    Já bateu asas

    E voltou pro meu sertão

    Ai, ai eu vou me embora

    Vou cuidar da prantação...

Disponível em: https://www.letras.mus.br/ luiz-gonzaga/664045/ Acesso em 12 de fev. de 2021. Fragmento.

No verso “Ouvindo o ronco do trovão” a palavra destacada significa

A
B
C
D

    Alternativa "A".

(Fonte da resolução: ??.)


07
Esse texto tem como objetivo
A
B
C
D

    Alternativa "C".

(Fonte da resolução: ??.)


08
(Foco da aprendizagem 1 - SEDUCE-GO).

Leia o texto e responda.

    A loja de caçados Pé Grande vende sapatos masculinos, femininos e infantis. O gerente levantou alguns dados sobre as vendas nos quatro primeiros meses do ano e fez um gráfico:


De acordo com o gráfico acima, em que mês a venda foi maior?

A
B
C
D

    Alternativa "D".

(Fonte da resolução: ??.)


09
(Foco da aprendizagem 1 - SEDUCE-GO).

Leia a tirinha a seguir e responda.

A intenção da mãe ao mandar Antoninho pular na água era de

A
B
C
D

    Alternativa "C".

(Fonte da resolução: ??.)


10
(Foco da aprendizagem 1 - SEDUCE-GO).

Leia os textos a seguir.

Texto I

Como se prevenir do coronavírus

Proteja a si mesmo e às pessoas ao seu redor conhecendo os fatos e tomando as precauções apropriadas.

Siga os conselhos da autoridade local de saúde.

Para evitar a propagação da COVID-19, faça o seguinte:

  • Lave suas mãos com frequência. Use sabão e água ou álcool em gel.

  • Mantenha uma distância segura de pessoas que estiverem tossindo ou espirrando.

  • Use máscara quando não for possível manter o distanciamento físico.

  • Não toque nos olhos, no nariz ou na boca.

  • Cubra seu nariz e boca com o braço dobrado ou um lenço ao tossir ou expirar.

  • Fique em casa se você se sentir indisposto.

  • Procure atendimento médico se tiver febre, tosse e dificuldade para respirar.

  • Ligue com antecedência para o plano ou órgão de saúde e peça direcionamento à unidade mais adequada. Isso protege você e evita a propagação de vírus e outras infecções.

Máscaras

Quem usa máscara pode ajudar a prevenir a propagação do vírus para outras pessoas. Isoladamente, as máscaras não são uma proteção contra a COVID-19, e o uso delas deve ser combinado com o distanciamento físico e a limpeza das mãos.

Siga as orientações da autoridade local de saúde.

Disponível em https://www.who.int/emergencies /diseases/novel-coronavirus-2019/ advice-for-public/when-and- how-to-use-masks Traduzido por SDL Inc. Apenas para fins informativos. Acesso em 15 de fev. de 2021.

Texto II

Disponível em https://www.tecmundo.com .br/ciencia/151189- Acesso 15 de fev. de 2021

O traço comum entre os textos I e II é que

A
B
C
D

    Alternativa "A".

(Fonte da resolução: ??.)




Nenhum comentário:

Postar um comentário