quarta-feira, 25 de janeiro de 2017

Quiz 36: PORTUGUÊS 5° ANO

Quiz 36: PORTUGUÊS 5° ANO
QUIZ 36: PORTUGUÊS 5° ANO

01
(MEC-CAED - ADF).Leia o texto abaixo.

Disponível em: https://www.sofiaeotto.com.br/ quadrinhos?lightbox=data Item-jmgxwe5t1. Acesso em: 30 set. 2021.

Nesse texto, a expressão “Z Z Z” foi usada para indicar

A
B
C
D

    Alternativa "C".

(Fonte da resolução: ??.)


02
(MEC-CAED - ADF). Leia o texto abaixo.

    MAMÃE,

    FUI NA PRAÇA COM O TIO BRUNO E A BIA. DAQUI A POUCO EU VOLTO.

    TE AMO MUITO.

    BEIJOS.

LAURA

Esse texto serve para

A
B
C
D

    Alternativa "C".

(Fonte da resolução: ??.)


03
(MEC-CAED - ADF). Leia o texto abaixo.

Os sete cabritinhos

    Era uma vez uma cabra, que morava com seus sete cabritinhos [...]. Naquela manhã, estavam todos assistindo à televisão [...].

    A notícia de última hora dizia:

    — Cuidado: há um lobo mau solto por aí. [...] Todos estamos trabalhando para caçá-lo, mas até agora ele continua solto. As crianças devem ficar em casa até que ele esteja bem preso.

    — Ah! Logo hoje que íamos começar nosso clube novinho lá fora!

    Mamãe cabra não quis saber: falou sério com seus sete cabritinhos, [...].

    — Ninguém sai de casa hoje enquanto vou ao mercado. A porta fica fechada com a chave. Não abram para ninguém. Vocês conhecem a mamãe: quando voltar, chamarei pela janela com minha voz de sempre, e baterei de levinho no vidro com minha pata clarinha e de unhas curtas. Aprendam que o lobo mau tem um vozeirão terrível e uma pata escura enorme cheia de unhas gigantes. Muito cuidado!

    — Está bem, então. Pode confiar em nós. Vamos ficar bem atentos.

Disponível em: http://www.feijo.com/~flavia/7cabritinhos.html. Fragmento.

De acordo com esse texto, os cabritinhos deviam ficar em casa porque

A
B
C
D

    Alternativa "C".

(Fonte da resolução: ??.)


Leia o texto a seguir e responda as questões 04 e 05.

Inspirada nos questionamentos da filha, Gisela de Castro lança [...] livros [...]

    Criança tem cada ideia! E cada ideia vira livro. Pelo menos, para a escritora Gisela [...], que transforma as conversas com a filha em histórias inspiradoras. [...] E assim ela escreveu [...] A curiosidade matou o gato? [...] com lançamento marcado para o dia 11 de dezembro, às 11 horas, [...] em Ipanema. Um dia, a filha chegou da escola contando que havia sido repreendida pela professora. A causa? Lara era muito curiosa, mexia em tudo. “Você não sabe que a curiosidade matou o gato?”, zangou a professora com a aluna, que chegou em casa querendo saber como a curiosidade havia matado o gato. Gisela, [...] refletiu: curiosidade é qualidade essencial; a ciência, por exemplo, não avançaria sem a curiosidade. A própria escritora lembra que ela quebrava os brinquedos para tentar entender como eles funcionavam [...]. Então, voltando no tempo e recordando essas passagens de sua infância [...], Gisela resolveu valorizar a curiosidade [...]. Afinal de contas, “curiosidade é algo que deve ser levado muito a sério”, salienta a autora.

Disponível em: https://www.sopacultural.com/ livros/inspirada-nos-questionamentos -da-filha-gisela-de-castro-lanca-dois- livros-para-o-publico-infantil/. Acesso em: 10 dez. 2021. Fragmento.

04
(MEC-CAED - ADF).

Qual é o assunto desse texto?

A
B
C
D

    Alternativa "C".

(Fonte da resolução: ??.)


05
(MEC-CAED - ADF).

Esse texto serve para

A
B
C
D

    Alternativa "A".

(Fonte da resolução: ??.)


06
(MEC-CAED - ADF). Leia o texto abaixo.

O primeiro voo de Lila

    Era um grande dia para Lila, a gaivota. O sol tinha acabado de nascer e, pela primeira vez, Lila ia sair da casa da família, construída perto do oceano. Depois de uma breve hesitação, ela se lançou com um grande batimento de asas.

    Lila era muito jovem. Sob o olhar amável e atento do papai e da mamãe, ela se deixou escorregar para a água, para sobrevoar sorrindo a espuma das ondas. Max, o boto, cumprimentou-a antes de mergulhar. Dolly, o golfinho, deu uma cambalhota quando ela passou.

    Papai incentivou Lila a ganhar altitude. A pequena se elevou, executou uma pirueta de felicidade e se atirou para uma nuvem branca. [...]

    Lila aproveitou as correntes quentes para voar sempre mais alto, gritando de felicidade. Até que chegou a hora de voltar para o ninho.

    — Já? — protestou a pequena.

    Depois de um mergulho vertiginoso, a família voou de volta para casa.

    Esgotada, mas feliz, Lila adormeceu imediatamente.

Vocabulário:

Vertiginoso: que gira com enorme rapidez.

AMELIN, M. et al., 365 Histórias para sonhar. Ciranda Cultural, 2015, p. 53. Fragmento.

Qual é a personagem principal dessa história?

A
B
C
D

    Alternativa "A".

(Fonte da resolução: ??.)


Leia o texto a seguir e responda as questões 07 e 08.

Carinhoso

    É hora das laranjeiras acordarem para o dia da noiva, perfumando toda a capelinha.

    A casa da fazenda amanheceu festiva, com muita gente se movimentando, de um lado para o outro.

    O sanfoneiro escolhe os últimos acordes, numa euforia contagiante.

    Rosinha ainda sonha, com preguiça, com o mágico dia.

    Na casa do Zé [...] o alvoroço é por conta da cozinha, para que o bolo do casamento fique à altura da Rosinha!

    [...] Muita animação!

    Começa o casório...

    Ouvem-se berros de uma criança, e tudo se agita, numa aflição, até que entra [...] a Bibita, cabrita de estimação do noivo.

    Ela corre até o altar, para testemunhar a união.

    A cerimônia já vai começar!

GARDÊNIA. Carinhoso. In: Recanto das Letras. 2021. Disponível em: https://www.recantodasletras. com.br/infantil/7415177. Acesso em: 29 dez. 2021. Adaptado para fins didáticos. Fragmento.

07
(MEC-CAED - ADF).

Nesse texto, o narrador

A
B
C
D

    Alternativa "B".

(Fonte da resolução: ??.)


08
(MEC-CAED - ADF).

Nesse texto, no trecho “... numa euforia contagiante.” (3º parágrafo), a palavra destacada tem o mesmo sentido de

A
B
C
D

    Alternativa "A".

(Fonte da resolução: ??.)


09
(MEC-CAED - ADF). Leia o texto abaixo.

Disponível em: https://iguinho.com.br/tirinhas-m.html. Acesso em: 9 out. 2020.

No trecho “Piti, por que você tá assim todo arrumado?”, o ponto de interrogação foi usado para

A
B
C
D

    Alternativa "D".

(Fonte da resolução: ??.)


Leia o texto a seguir e responda as questões 10 e 11.

Bons modos

    Na escola, a professora ministra uma aula sobre bons modos. Em um determinado momento, ela pergunta para o aluno:

    – Leozinho, vamos supor que você tenha sido convidado para almoçar na casa de um amigo. Após o término da refeição, o que você deve dizer?

    Rapidamente, o menino responde:

    – Cadê a sobremesa?

PIADAS PARA TODOS. Bom Modos. Ed. 60. P. 5.

10
(MEC-CAED - ADF).

Entende-se desse texto que Leozinho

A
B
C
D

    Alternativa "B".

(Fonte da resolução: ??.)


11
(MEC-CAED - ADF).

Nesse texto, no trecho “– Cadê a sobremesa?” (4º parágrafo), o termo destacado é próprio de

A
B
C
D

    Alternativa "A".

(Fonte da resolução: ??.)


12
(Sobral-CE). Leia o texto abaixo.

    “Por ter uma visão apurada o cão consegue, mesmo que a certa distância, perceber alterações nos movimentos de uma pessoa amedrontada. O animal descende do lobo e dele herdou o instinto de caça. Se alguém passa a andar furtivamente com uma postura submissa, ele identifica logo uma presa fácil.”

A palavra grifada no texto refere-se:

A
B
C
D

    Alternativa "B".

(Fonte da resolução: ??.)




Nenhum comentário:

Postar um comentário