terça-feira, 31 de janeiro de 2017

Quiz 40: PORTUGUÊS 5° ANO

Quiz 40: PORTUGUÊS - 5° ANO
Quiz 40: PORTUGUÊS - 5° ANO

Leia o texto abaixo e responda as questões 01, 02 e 03.

A BORBOLETA QUE QUEBROU A ASA

    Era uma vez uma linda borboleta que estava voando alegremente pela floresta. No caminho, ela viu uma flor muito bonita lá embaixo e por isso acabou se distraindo e bateu em uma árvore. A borboletinha caiu no chão e percebeu que havia quebrado uma de suas asinhas.

    – Ah não, e agora? Será que nunca mais vou poder voar de novo?

    Ela ficou muito triste e começou a chorar. Um grilo que passava por ali viu a borboleta chorando e perguntou:

    – O que aconteceu, borboleta?

    – Eu bati na árvore e quebrei a minha asinha… agora não posso mais voar…

    E chorou mais ainda. O grilo falou:

    – Calma, borboleta, eu vou conseguir alguém para te ajudar a consertar a sua asa. Vou falar com a minha amiga abelha, pois ela é muito inteligente.

    O grilo foi falar com a abelha, mas a abelha não sabia como consertar a asa da borboleta. E a abelha disse:

    – Calma, vamos conseguir alguém para ajudar. Vou falar com a minha amiga cigarra, pois ela é muito esperta.

    A abelha foi falar com a cigarra, mas a cigarra não sabia como consertar a asa da borboleta. E a cigarra disse:

    – Calma, vamos conseguir alguém para ajudar. Vou falar com a minha amiga formiga, pois ela anda muito por toda a floresta e conhece vários bichos.

    E quando a cigarra foi falar com a formiga, ela disse:

    – Já sei! Eu sei quem pode ajudar a borboleta!

    E a formiga foi falar com sua amiga aranha. A aranha foi até a borboleta e, com muito cuidado e carinho, fez uma teia em volta da asinha quebrada da borboleta. A teia da aranha funcionou como um curativo e, em alguns dias, a asa da borboleta ficou boa. A borboleta ficou super feliz, e os bichinhos que a ajudaram ficaram mais felizes ainda! E foi assim que, com a ajuda do grilo, da abelha, da cigarra, da formiga e da aranha, a borboleta voltou a voar!

ALENCAR, Lívia. A borboleta que quebrou a asa. Literáfrica Editora: São Paulo. 2020. Adaptado para fins didáticos. Adaptado: Reforma Ortográfica.

01
(Pacto Nacional da Recomposição da aprendizagem - 2024).

De acordo com esse texto, a borboleta deixou de ficar triste quando

A
B
C
D

    De acordo com esse texto, a borboleta deixou de ficar triste quando a aranha conseguiu cuidar da asa.

    Portanto, alternativa "B".

(Créditos da resolução: Prof. Warles)


02
(Pacto Nacional da Recomposição da aprendizagem - 2024).

Nesse texto, há uma ideia de tempo no trecho:

A
B
C
D

    “Era uma vez uma linda borboleta que estava voando alegremente pela floresta.”. (1º parágrafo) representa uma ideia de tempo.

    Portanto, alternativa "D".

(Créditos da resolução: Prof. Warles)


03
(Pacto Nacional da Recomposição da aprendizagem - 2024).

Nesse texto, no trecho “... ela é muito esperta.” (9 parágrafo), a palavra destacada substitui a

A
B
C
D

    A palavra destacada substitui a 'CIGARRA'.

    Portanto, alternativa "C".

(Créditos da resolução: Prof. Warles)


04
(Pacto Nacional da Recomposição da aprendizagem - 2024).

Leia o texto abaixo e responda as questões 04, 05 e 06.

GOMES, Clara. A importância das minhocas.In: Bichinhos de Jardim. 19 jun. 2008. Disponível em:https://bichinhosdejardim.com/a-importancia-das-minhocas/. Acesso em: 11 dez. 2023. Adaptado para fins didáticos.

Nesse texto, o humor está no fato de

A
B
C
D

    O humor está no fato de a joaninha ignorar a resposta dada pela minhoca.

    Portanto, alternativa "B".

(Créditos da resolução: Prof. Warles)


05
(Pacto Nacional da Recomposição da aprendizagem - 2024).

Esse texto é uma

A
B
C
D

    Esse texto é uma tirinha.

    Portanto, alternativa "D".

(Créditos da resolução: Prof. Warles)


06
(Pacto Nacional da Recomposição da aprendizagem - 2024).

Nesse texto, no 3º quadrinho, as aspas foram usadas para

A
B
C
D

    As aspas foram usadas para destacar uma questão da pesquisa.

    Portanto, alternativa "B".

(Créditos da resolução: Prof. Warles)


Leia o texto abaixo e responda as questões 07 e 08.

A FORMIGA

    As coisas devem ser bem grandes

    pra formiga pequenina

    A rosa, um lindo palácio

    E o espinho, uma espada fina.

   

    A gota d’água, um manso lago

    O pingo de chuva, um mar

    Onde um pauzinho boiando

    É navio a navegar. [...]

MORAES, Vinicius de; SOLEDADE, Paulo. A formiga. Disponível em: https://meulink.fit/drGExuHSjlACLLV. Acesso em: 11 dez. 2023.Fragmento.

07
(Pacto Nacional da Recomposição da aprendizagem - 2024).

Nesse texto, nos versos “Onde um pauzinho boiando / é navio a navegar”, a figura de linguagem foi usada para

A
B
C
D

    A figura de linguagem foi usada para comparar o pauzinho boiando a um navio no mar.

    Portanto, alternativa "A".

(Créditos da resolução: Prof. Warles)


08
(Pacto Nacional da Recomposição da aprendizagem - 2024).

Esse texto é

A
B
C
D

    Esse texto é um poema.

    Portanto, alternativa "B".

(Créditos da resolução: Prof. Warles)


Leia o texto abaixo e responda as questões 09 e 10.

O bebê sabiá

    Meu nome é Soninha, tenho 10 anos e vou contar para vocês uma pequena historinha que aconteceu comigo: num belo dia ensolarado, o céu estava lindo e bem azulzinho. Eu, minha mãe e meu irmãozinho Fabinho saímos para passear por uma pequena área arborizada que fica perto da minha casa. Chegando lá havia muitas árvores grandes, um pequeno lago e muitos passarinhos cantando. Foi nesse momento que eu escutei um piado de passarinho entre as belas árvores daquele lindo bosque.

    Parei de andar e fui dar uma olhadinha no que estava acontecendo, foi então que eu vi um filhote de passarinho abando¬nado. Era um lindo bebê sabiá de cor alaranjada e bico amarelado que piava sem parar. Dei uma boa olhada ao redor, fui me aproximando vagarosamente na pontinha dos pés, até chegar bem pertinho dele, era bem mansinho, não fazia nada, só ficava piando, acho que estava com fome. Logo me apaixonei, botei o nome dele de Pingo.

    Eu peguei o Pingo cuidadosamente e com muito carinho, levei-o para casa e fiz uma papinha com farinha e leite. Botei no biquinho dele até que ele ficasse forte e esperto. Daí em diante, fiz essa papinha para ele todos os dias, até o Pingo ficar adulto.

    No dia seguinte, o Pingo estava bastante animado: pulava, piava e batia as asinhas querendo voar, foi aí que chamei meu irmãozinho Fabinho para brincar e se divertir junto com o Pingo.

    Dia após dia, eu, Fabinho e o Pingo brincávamos juntos e nos divertíamos muito. Mas certo dia, acordei bem cedinho, olhei para o Pingo e então pensei:

    – Nossa! Pingo, como você cresceu tão rápido?

    Foi então que eu percebi que já estava na hora de colocá-lo de volta à natureza. Já era hora de ele seguir sozinho.

    Eu peguei o Pingo na palminha da minha mão, ele fez um leve carinho com o bico, agradeceu e voou.

RIBEIRO, Yoli de Oliveira. Jardim de Histórias : contos e fábulas geminados por crianças de Eusébio. Aquiraz: Iteva, 2021. p.40. Adaptado para fins didáticos.

09
(Pacto Nacional da Recomposição da aprendizagem - 2024).

Nesse texto, no trecho “Daí em diante, fiz essa papinha para ele todos os dias...”(3º parágrafo), a palavra destacada substitui

A
B
C
D

    A palavra destacada substitui "Pingo.".

    Portanto, alternativa "D".

(Créditos da resolução: Prof. Warles)


10
(Pacto Nacional da Recomposição da aprendizagem - 2024).

O narrador desse texto é

A
B
C
D

    O narrador desse texto é a Soninha.

    Portanto, alternativa "B".

(Créditos da resolução: Prof. Warles)


Leia o texto abaixo e responda a questões 11 e 12.

Adotando um amigo

    Quase todo mundo tem um bichinho em casa [...].

    Na casa de Guto, não vai ser diferente, hoje ele e sua mãe vão até o abrigo de animais dacidade para adotar um cachorrinho.

    – Olha esse, filho! Que coisa mais linda! – disse a mãe do menino segurando um filhotinho.

    – Ele é bem fofo, mas eu quero um cachorro maior e mais velho – respondeu o menino.

    – Tem certeza? Lembre-se do nosso acordo! [...]

    – Pode deixar! [...]

    – Então, por que você não quer um filhote? Vai ser mais fácil de cuidar.

    — Acontece, que todo mundo só quer filhotinhos [...] eos outros cães nunca serão escolhidos. [...]

    – Bem, se você quer um cão mais velho, eu vou te apresentar o Babão. – falou o atendente do abrigo.

    E lá foram eles para a parte de trás do abrigo [...]. E lá estava Babão, um vira-lata meio peludo de porte médio, de quase dois anos e cheio de energia!

    – Babão, vem cá garoto! – gritou Guto.

    Imediatamente o cachorro correu na direção dele. Chegou perto de Guto, pulou em cima do menino [...], deu-lhe uma lambida bem babada em seu rosto, justificando seu nome.

   – É esse aqui! Ele vai ser o meu cachorro. – disse Guto com um sorriso no rosto.

    – Ok! Vamos levá-lo para casa, e essa coisa fofa aqui também! – falou a mãe do menino, segurando o filhotinho no colo.

    E assim a família de Guto ganhou mais dois integrantes, Babão e Bolota.

ADOTANDO um amigo. In: 365 Belas História para Sonhar. Blumenau: Blu Editora. p. 214-215. Adaptado para fins didáticos. Fragmento.

11
(Pacto Nacional da Recomposição da aprendizagem - 2024).

Onde acontece essa história?

A
B
C
D

    A história acontece em um abrigo de animais.

    Portanto, alternativa "A".

(Créditos da resolução: Prof. Warles)


12
(Pacto Nacional da Recomposição da aprendizagem - 2024).

Nesse texto, a atitude de Babão com Guto mostrou que o cachorro

A
B
C
D

    A atitude de Babão com Guto mostrou que o cachorro foi carinhoso com o menino.

    Portanto, alternativa "B".

(Créditos da resolução: Prof. Warles)




Nenhum comentário:

Postar um comentário